Baixo com o som saturando... POR FAVOR.. AJUDEM !!!!

Autor Mensagem
murilomga
Veterano
# abr/05


Seguinte galera, ontem eu fui tocar num barzinho, e como nunca tinha usado meu baixo novo, um Tobias Growler 5c 18v by TM (made in USA).. exceto em casa... Eu levei meus dois baixos (o que eu já tinha e o Tobias), por segurança...

Daí eu percebi que ao ligar o tobias em um volume razoavelmente alto, o som dele (em algumas casas) tipo que saturava um pouco, como se o cubo naum aguentasse.. e isso também variava de acordo com a força que eu usava ao tocar as notas..
Daí eu troquei de baixo, dei mais som no cubo ainda, e tudo ok, saiu o som perfeito, ou seja, provavelmente naum é o cubo.
Agora eu to pensando , será que o tobias naum tá com o captador, ou a parte elétrica meio zuada ? algum problema, sei lá... parecia que tava com distorção meio rachado som.
Meu cubo (Peavey TKO 115s... muito bom por sinal) tem entrada High gain e Low Gain e isso acontece em ambas entradas...

Já mexi na equalização, tirando um pouco de grave, etc... mais mesmo assim só alivia o problema, mais ainda continua... o estranho é que com meu outro baixo, eu dou mais som no amp ainda, e mesmo assim naum dá nada.. o cubo manda muito bem...

To ficando preocupado já galera... dá uma ajuda ae !!!

Nando Bass
Veterano
# abr/05
· votar


entaum o problema é no seu bass... provavelment suas baterias estaum fracas... troca as baterias...

NESCAU
Veterano
# abr/05
· votar


o seu outro baixo é ativo ou passivo? caso o seu amp tenha uma chave de -10Db acione ela pq o tobias tem muito ganho na saida dele. vai resolver.

WormKrash
Veterano
# abr/05
· votar


provavelment suas baterias estaum fracas... troca as baterias... (2)

também achei que fosse problema no baixo quando isso ocorreu aqui... troquei bateria e já era.

rfasioli
Veterano
# abr/05
· votar


Já tive esse problema e era a bateria.

Outra coisa é a entrada do ampli saturando, se não tiver chave -10Db abaixa o volume na entrada (ou no ampli ou no volume do próprio baixo) e aumenta o Master, pode ajudar...

edusachini
Veterano
# abr/05
· votar


Leva num luthier pra ele regular se vc nao levou, viu?!

Nuhumnaion
Veterano
# abr/05 · Editado por: Nuhumnaion
· votar


provavelment suas baterias estaum fracas... troca as baterias...(3)

também acho... a bateria não tá conseguindo "tratar" o som que passa do captador pro cabo, por isso que tá saturando e oscilando...

Uma coisa que eu sempre faço, aproveitando o que o edusachini disse, é perguntar pro luthier o que ele fez na minha guitarra (nao tenho baixo ainda). Eu chego e pergunto: "o que precisou regular? o que você mexeu nela?"
nÃo por ser chato, mas pq eu acho que parte do "ser músico" é saber como o instrumento funciona, e saber resolver probleminhas menores qdo eles aparecem.... por exemplo, o seu baixo tá com a bateria fraca. ae c leva no luthier, gasta uma grana, sendo que era só comprar uma bateria nova e trocar...

desculpa gente, tem horas que eu falo demais...

HignocliuS
Veterano
# abr/05
· votar


provavelment suas baterias estaum fracas... troca as baterias...

Issae.

Velho, por acaso você faz aula com o Sérgio no Instituto??? Se for acho que ja vi seu Tobias por la haiehieaaehioaehioahoai

murilomga
Veterano
# abr/05 · Editado por: murilomga
· votar


o seu outro baixo é ativo ou passivo? caso o seu amp tenha uma chave de -10Db acione ela pq o tobias tem muito ganho na saida dele. vai resolver.

Ae Nescau, seguinte... meu outro baixo é ativo também (Bass Collection) e com ele naum dá problema algum...


Meu cubo TKO 115s tem um botão de 3 posições atrás dele (GND+ ou GND- ou GND 0) não sei pra que serve....acredito que possa ser isso... sabe me dizer se este botão tem alguma coisa a ver ??? eu coloquei o botão em todas as 3 posições possíveis, mais em nenhuma posição eu notei diferença alguma... nem usando o Tobias, e nem com o Bass Collection...

Outra coisa, notei que com o ganho do cubo abaixo de 5 o problema diminui.. (quanto menor o ganho, menor o problema) abaixo de 4 já não dá o problema... entaum o jeito é aumentar o master e diminuir o ganho... Com o ganho acima de 6 já fica ruim pra tocar... estou achando que o potenciometro do ganho do cubo pode estar com problema, pois quando eu toco uma nota e mexo no ganho, ele faz um chiado enquanto eu esou movendo o potenciometro do ganho.

O que eu acho que possa estar acontecendo é o seguinte:. Com o Tobias tem uma saída muito forte, ele exige bastante do cubo (coisa que meu outro baixo possa não exigir tanto assim), entaum como o potenciometro do ganho está "baleado", quando eu uso o Tobias com o ganho bem alto, o Tobias força o cubo de uma forma que se o ganho estivesse baixo não forçaria, e por isso satura o som... Com o outro baixo, eu posso colocar o ganho no 9 e o volume no 5 que naum satura, mais daí seria porque a saída dele não força tanto quanto a saída do Tobias...

Tipo, posso ter meio "viajado" em alguma coisa, mais eu acho que é uma explicação até que plausível...

Vou levar o cubo pra trocar o potenciometro e vou refazer os testes novamente, e depois aviso vocês...

Não tentei trocar a bateria ainda não, até porque, de qualquer jeito eu vou trocar o potenciometro pra tirar o chiado dele... depois faço o teste com baterias novas...

Aproveitando o embalo... estou pensando em comprar 2 baterias recarregáveis (já que o tobias usa 2 baterias) e 1 carregador de bateria, pra não ter que ficar comprando bateria... só não sei se essas baterias recarregáveis tem as mesmas características (voltagem, Amperagem, potencia) exatamente iguais as baterias mais famosas (DURACEL, etc..)..

Quem puder, dá uma ajuda ae....

Valew !!!

rfasioli
Veterano
# abr/05
· votar


Acho que o potenciometro tá legal, senão dava problema nos dois...

Provavelmente é o ampli que não tá aguentando o baixo... Tenho um Warwick com captação Humbucker ativa, Também dá esse problema em alguns amplis... Meteoro, Marshall... Com Peavey nunca toquei...

Tenta arrumar um GK ou um Hartke p/ testar... que nestes o meu sai limpo.

Felipe Andreoli
Veterano
# abr/05
· votar


Oi Murilomga,

O que acontece é o seguinte:

O controle de ganho do amplificador tem um nível de entrada ideal, não importa o baixo. Como cada baixo tem um ganho de saída diferente, é preciso regular o ganho para cada um deles. Por isso você teve que abaixar tanto o ganho para o Tobias, que tem 18 Volts, é super forte. Isso pode ser muito bem observado nos amplis que têm o LED de ganho. A recomendação dos fabricantes é deixar o ganho num nível em que o LED acenda quando você tocar as notas mais fortes. Em suma, não tem nada errado com seu baixo, nem com o ampli. Cuidado para não estourá-lo!

Uma solução seria usar um pedal que possa ser regulado para cada baixo, como um pedal de volume ou um equalizer, por exemplo. Assim você poderá trocar de baixo durante um show sem ter oscilações no volume, para a felicidade do técnico de som. Ex: Com um equalizer qualquer, desligado, regule a entrada de ganho no ampli de modo que o Tobias não produza os chiados, mas tente alcançar o nível máximo sem que isso aconteça. Depois, troque pelo Bass Collection e, com o pedal ligado, aumente o nível e equalize o som de modo que o volume e a equalização se aproximem o máximo possivel do Tobias. Pronto! Quando você trocar de baixo, a diferença será bem menor.

Abraço!

Felipe

murilomga
Veterano
# abr/05
· votar


Valew mesmo Felipe... depois que eu fiz uns testes lá, pude verificar isto mesmo ... Você acertou na mosca...!!!

Porém, eu acho que as baterias do meio baixo estão meio fracas mesmo, porque eu percebi também, que se eu pegar o baixo, ligar no cubo e começar a tocar (mesmo com o ganho no 5 (de 0 a 10)), o som sai belezinha... mais depois de um tempo, uns 2 minutos, ele fica ruim denovo.... se eu desligar o baixo e deixar ele "descansar" um pouco, ele faz o mesmo lance de funcionar bem um pouco e depois ficar ruim... só que num tempo menor...

Vou trocar as baterias e refazer os testes....

Outra coisa, estou achando meio foda ficar gastando grana toda vez que precisar comprar baterias novas pra meu Tobias, que por sinal usa 2 baterias... então, eu estava pensando em comprar 2 baterias recarregáveis e 1 carregador, pra não ter que ficar comprando bateria... só não sei se essas baterias recarregáveis tem as mesmas características (voltagem, Amperagem, potencia) exatamente iguais as baterias mais famosas (DURACEL, etc..)... Até porque, uma vez eu usei aquelas baterias brancas e azuis do Paraguai, e meu amigo testou no multímetro, e disse qe ela não estava dando exatamente 9volts... tava tipo uns 8,7 , coisa assim... Ou seja... estou pensando na possibilidade das baterias recarregáveis terem um desempelho pior (não digo com relação ao tempo para gastar) do que as convencionais de marca.

Outra coisa, dessas baterias de marca, qual vocês aconselham (DURACEL, PANASONIC, RAIOVAK), etc ... ????

jkdias
Veterano
# abr/05
· votar


murilomga

Cara, eu acho que a autonomia dessas baterias recarregáveis não é muito longa. Corre o risco de vc ficar sem bateria no meio do show, e autonomia tende a diminuir com o tempo, igual bateria de celular.

Jackson

murilomga
Veterano
# abr/05
· votar


Tipo, quanto a isto eu também acredito que aconteça mesmo, mais o problema maior é com relação as características da bateria:
.
Por exemplo, se a voltagem dessas baterias dão exatamente 9volts, se a amperagem é igual as baterias não-recarregáveis, etc...

murilomga
Veterano
# abr/05
· votar


Issae.

Velho, por acaso você faz aula com o Sérgio no Instituto??? Se for acho que ja vi seu Tobias por la haiehieaaehioaehioahoai


Não faço aulas com esse Sérgio não.... inclusive, nem faço aulas mais...!!!! hehehehe

anderson florencio
Veterano
# abr/05
· votar


se vc for comprar bateria recarregavel compre a que "cabe mais"
igual se vc for ver pilha recarregavel tem de 800 ma e de 2100 ma sendo que a melhor é a de 2100 q custa tb 30,00 cada... mas tb dura 6 vezes uma duracel alcalina.
se vc tiver afim de gastar nesse investimento compre a melhor

Gabriel Simões
Veterano
# abr/05
· votar


Ola ...
Desculpe porem nao acredito que o problema seja o que o felipe falou ai acima ....
Os sintomas apresentados sao TODOS de bateria fraca ...
Distorcao no sinal mesmo com o ganho baixo ... quanto mais forte voce toca mais distorcido o som sai ....
Passei por esse problema a pouco tempo atras, com um wood scorpion 6 ... tambem 18 v ....
Se voce usa a entrada para baixo ativo, que tem -10db nao tem erro, a saida do growler nao eh nenhuma estupidez do mundo que o seu amp nao possa suportar .....
Quanto as baterias recarregaveis ... elas não sao aconselhaveis por 2 motivos: o primeiro é que descarregam rapido d+ comparadas com as baterias alcalinas ... e o segundo é que elas tem chance muito maior de vazar devido as recargas .... e sendo assim as alcalinas sao mais indicadas .. entao deixa de ser pao duro e paga seus 20 reias de bateria de 6 em 6 meses hehehe =)
Agora quanto a fabricaçãp do baixo ... ele foi feito pelo Michael Tobias so e somene so se o serial do baixo for infeior a 1417 ... acima disso, gibson nashvile e agora mudaram denovo ... mas acima de 1417 nao existe mais nenhuma ligacao entre o Michael Tobias e os baixos tobias ... ok ? confirma essa informacao no site da mtd ...
Abraço,
Gabriel

jrcintra
Veterano
# abr/05
· votar


Gabriel Simões
hehe... nada a ver nao cara.... acho que o filipe tem mto chao e mta experiencia e deve saber o que esta falante. Meu amp tem o mesmo problema , porem , o problema eh do falante , pois quando ele "vibra"(gracas aos GRAVES do baixo) o miolo do falante esta pegando na borda.. e isso faz o som sair distorcido.

FBassist
Veterano
# abr/05
· votar


Gabriel Simões
afff nao viaja mew... soca la entao o ganho do teu amp pra vc ver soh q lindo vai fikar o som.....


kda baixo tem um sinal de saida, alguns mais baixos ou mais altos, tem q saber regular o volume de entrada do amp

Gabriel Simões
Veterano
# abr/05 · Editado por: Gabriel Simões
· votar


Fbassist e jrcintra ...
Acho que antes de escrever voces deveriam ler o que eu escrevi ...
Falei que o problema nao eh do amp... e nem questao de saida "quente" do baixo e sim do sinal distorcido pela bateria q ja deve estar fraca ...
E chao e experiencia eu e mais muita gente tem aqui ... nada contra o felipe .... mas nao falei nenhuma asneira ... quem ja passou por problemas de bateria fraca em pre amp sabe que esses sao os sintomas ...

jrcintra: o seu problema nao eh de distorcao e sim de barulho pela vibracao do seu amp .. vc mesmo falou , no seu caso o seu amp esta com defeito ... ja o murilomga nao tem defeito no amp, o basscolection dele rola numa boa ....

Fbassist ... quem viajou foi vc .... voce nao leu que ele falou q baixou o ganho e mesmo assim distorcia ??? eu ja toquei num tko com um sr800 que tem uma puta saida quente e com certeza fui alem do 4 no ganho e ele nao apresentou problema algum ...
nao falei asneira ....
Cada baixo tem uma amplitude de sinal muito influenciada pela pegada de quem toca .... mas o sistema da bartolini nao da uma saida do outro mundo que o tko nao aguente, e aguente um basscolection ... o volume de entrada so é problematico se entrar saturado, sendo que ele pode chegar saturado (ser saturado por outro preamp, no caso o preamp interno do baixo), ser saturado na entrada do amp (pre amp do amplificador) saturar na saida do amp (saturar no power amp) ou entaum saturar no falante caso esse nao aguente o sinal que chega nele, o que nao eh o caso ...

Sinceramente, posso estar errado caso ele esteja operando mal o proprio amp e esteja ligando o baixo ativo na entrada pra baixo passivo (sem o -10db), mas falo o q penso pelo q ja passei ... e foi sempre assim que aprendi .... dando testa sempre pelo q achei certo ... e sinceramente, quer saber ? Acho q ta na hora de nego começar a olhar pro proprio umbigo ... antes de cair de pau nos outros .... seja civilizado ... fale com educacao ... todo mundo vai te ouvir ....
e te garanto que se eu nao souber do assunto como ja aconteceu algumas vezes aqui, eu sou o primeiro a ficar calado ... entaum ve se nao viaja voce !
sem +
Gabriel

rfasioli
Veterano
# abr/05
· votar


Bateria Duracell não dura nada, eu compro qq uma menos duracell... Já até estourou uma detro do meu baixo!!!

Half
Veterano
# abr/05
· votar


Gabriel Simões
Concordo com você... A puxação de saco do Felipe acontece onde menos se espera...

Concordem com o Felipe se quiserem mas não malhem quem discordou dele pô, o cara tem fundamentos e vcs vêm falando q "nada a ver", "não viaja"??? Ao menos dêem bons argumentos.

Half
Veterano
# abr/05
· votar


rfasioli
Eu gosto de Duracell, nunca fiz um teste mto rigoroso/criterioso, mas acho que são as que mais duram!

Gabriel Simões
Veterano
# abr/05
· votar


Meu wood scorpion 6 ta usando 18v no pre, tow usando 2 baterias duracel a quase 1 ano, sempre usei duracel e nao tenho do q reclamar .... meu killer b tb ta com duracel e ta rolando numa boa ...
Mas o rfasioli nao é o primeiro que eu vejo reclamar delas ...

Quanto a questao do felipe, nao tenho nada contra ele, de forma alguma, acho ate legal ele participar ... so nao me acho inferior a ninguem pq nao toco em uma banda famosa .... ou pq nao faço arpegios de quintina em 180 nem sweep com o polegar ... cada um na sua .... vou ficar quieto em meu canto ...

murilomga
Veterano
# abr/05
· votar


Putz... calma ae galera... não é pra criar confusão também né !!!

Seguinte, eu troquei as baterias, e o baixo está excelente... nem ameaçou dar problema no som.,. o som saiu limpinho, perfeito...
Ou seja, realmente o problema que estava acontecendo do som sair saturado era da bateria.... que no caso, o baixo estava mandando o som saturado pro amp, que daí mandava som saturado para o falante.

Mais sobre o lance do ganho, eu acredito que faz sentido sim, porque se eu colocar o ganho cerca de 8 ou 9, quando eu aumento o volume, dá pra perceber que o amp "pena" um pouco... então, na minha opinião, o lance do Tobias ter a saída bem forte, faz bastante sentido (na minha humilde opinião)... conforme o Felipe disse... só que não era o caso do meu problema... Porém, ao ligar o ganho acima de 5, percebi (nos meus 2 baixos) que o som sai num determinado volume, e conforme eu toco, o som dá um salto, pra um volume mais baixo... e depois salta pro volume anterior, e assim seguidamente e aleatóriamente, como se estivesse com mal contato... que eu tenho 99% de certeza que é o potenciometro do ganho que está bichado (já vou providenciar a troca)....

Resumindo... O Felipe me deu uma baita ajuda, sugerindo o que seria o problema e como eu poderia fazer para arrumá-lo, porém, eu descobri que era minha bateria mesmo que estava ruim. O que o Felipe disse, eu pude constatar ao deixar o ganho num valor bem alto.

O Gabriel indicou exatamente o problema de acordo com a descrição dos "sintomas"...Eu só não acreditei que fosse bateria logo de cara, porque meu outro baixo não fazia isto quando estava acabando a bateria... e por isso achei estranho...

Pessoal, agradeço a todos que de ma forma ou de outra, me ajudaram com meu problema....

Agora que já foi resolvido o problema do som saturado, eu queria a opinião de vcs sobre as marcas de baterias (considerando o custo também, é claro) e sobre a possibilidade de baterias recarregáveis...
Eu achei na minha cidade (Maringá-PR) por R$ 19,00 cada bateria recarregável, e R$ 28,00 o carregador.... será que compensa investir na recarregável ???

Gabriel Simões
Veterano
# abr/05
· votar


Como falei acima .. a bateria recarregavel descarrega mais facil que a alcalina ... podendo te deixar na mao ... e alem disso tem muito mais chances de vazar devido as recargas ... e com o passar do tempo a recarga deixa de ser completa e a bateria perde avida util ...
Sinceramente, eu acho que é mais vantagem voce colocar duas baterias alcanilas, como a duracel ou duracel ultra .... que vao ficar ai com vc entre 6 meses e um ano caso o seu sistema eletrico esteja 100% ... e vc vai gastar algo em torno de 20 a 30 reais com as 2 ....

Quanto as questoes acima .... no ganho 8 ou 9, se vc esta falando do ganho de entrada, isso pode ser suficiente pra saturar o sinal de entrada do preamp do seu combo ... e convenhamos q é um volume bastante alto proporcionalmente falando ,.... 90% do ganho maximo do preamp ... quase todos os baixos ativos vao saturar ai, acredito que so os baixos com potenciometros de saida muito baixos nao vao saturar ... como alguns baixos com emg e pot de 25, saida baixissima, porem muito limpa ...
Se vc esta falando do volume master ... normalmente os poweramps possuem mais potencia do que os falantes aguentam ... eu tenho um gk mb115s112 que tem 150 watts de potencia, e pro falante interno 100, mas o falante de 12 (ao menos o da gk) nao aguenta os 100 ... satura .... o que é bem normal ....

Quanto as questoes da falta de educacao ... eu so espero que depois de tudo isso essa turminha do nao sei nada mas vou avacalhar pense bem antes de postar qualquer coisa ....
O felipe analisou uma coisa e eu e nem ninguem é obrigado a concordar com o que ele fala so pq ele é de uma banda famosa, pq ta na midia, pq é conhecido .... e tb nao sou obrigado a ter q ler certas coisas ... se vc nao concorda com o que eu falei tudo bem ... mas ve se aprende alguma coisa antes de vir tirar uma com a minha cara pela babação de ovo ok ?

Murilomga, legal que o seu problema foi resolvido ... foi essa a intenção quando postei ...
E digo + ... se alguem tem problema com o q eu falei, que venha falar diretamente comigo ... msn: gabrielsgs@hotmail.com

Sem +

Gabriel

Krist Novoselic
Veterano
# abr/05
· votar


vc toca de palheta? Um baixo monstruoso com um Tobias ativo se tocar de palheta deve distorcer mesmo;;;

Jorge Gama
Veterano
# abr/05
· votar


=P

murilomga
Veterano
# abr/05
· votar


vc toca de palheta? Um baixo monstruoso com um Tobias ativo se tocar de palheta deve distorcer mesmo;;;


Não uso palheta naum... aliás, sou totalmente contra o uso de palheta..

Pode ser meio radical da minha parte, mais eu acho que as coisas não devem ser misturadas...:

guitarra usa palheta, baixo naum...
guitarra tem microafinaçào, baixo naum..
baixo tem slap, guitarra não... (até pq seria meio absurdo né)...

Mais o problema era a bateria mesmo, já troquei e está tudo certo, nenhum problema...

Falowz...

Half
Veterano
# abr/05
· votar


baixo tem slap, guitarra não... (até pq seria meio absurdo né)...
Tem nego q faz

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo com o som saturando... POR FAVOR.. AJUDEM !!!!