Desvendando um pequeno mito entre os baixistas e guitarristas

    Autor Mensagem
    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05


    Um grande mito existente entre os baixistas e guitarristas envolve a influência das madeiras de cada parte do braço na sonoridade final do instrumento. Na verdade, a madeira que MAIS vai influenciar na sonoridade do instrumento não é a madeira do corpo como muitos pensam e sim a da ESCALA, pois por ser o primeiro ponto de contato entre a corda e o instrumento é por onde a vibração passa primeiro e depois que ela passa pela escala ela volta à corda e depois interage com o resto do instrumento (tarrachas, corpo, captadores etc...). Não que a influência do corpo e das outras partes do baixo não sejam importantes...provavelmente elas somam + da metade da modulação geral do som no instrumento mas aí fica uma dica pra quem quer fazer um instrumento em luthier e ao invés de gastar uma quantidade "X" em captadores e madeira pra corpo (principalmente) gastar um valor "Y" menor que esse numa boa escala e num braço de boa qualidade também (para evitar empenamentos além do fator sonoridade). A diferença entre X e Y pode ser gasta num upgrade na construçào (de aparafusado para inteiriço se desejar) ou em um hardware melhor para o seu instrumento. Mas isso falando de baixos com captação passiva. Instrumentos ativos já é outra história...aí é captação em primeiro lugar...o resto se for medianamente bom, já vai lhe dar uma qualidade ótima de som, pois a madeira exerce muito menos influência sobre o timbre final do insturmento se ele for ativo.

    tchelooo
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    hum
    muito bom o texto.
    mas soh uma pergunta...a escala eh qual parte do baixo ?
    desculpa a ignorancia

    abracos

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    BloodyBass
    É isso aí.
    tchelooo
    É a parte do braço onde se encontram os trastes.
    Abç

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    O fórum é pra tirar duvidas mesmo cara!

    Escala é a parte em que a corda entra em contato com o instrumento devido ao toque ma mão do músico. em grande parte dos instrumentos ela é a parte escura do braço. Mas existem instrumentos que tem braço em peça única que a maesma madeira do braço já é a da escala, nessa caso sao os dois da mesma cor.

    Pra facilitar, é a parte onde são colocados os trastes. :)

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Legal... Muitas pessoas não levam isso muito em conta.

    João Paulo Jones
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    onde tem a marcacao.

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Half

    Muitas mesmo...e pelo o que eu vi até hoje, é uma informação divulgada só entre luthiers e quem se interessa pelo assunto (não que haja uma conspiração maligna de luthiers contra os instrumentistas...rs rs rs). Faço curso de luthieria e qdo fiquei sabendo disso fiquei bobo pelo fato de não ser algo "de praxe" para se saber sobre o baixo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    BloodyBass
    Ei cara, sem essa de "conspiração maligna", eh,eh,eh,eh,eh,eh
    Abç

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    BloodyBass
    Mauricio Luiz Bertola
    Oh aih o cara querendo esconder segredos da arte já
    Moh clã...



    =D

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Os luthiers vão dominar o mundo atacando os exércitos com seus poderosos ferros de solda e formões que podem arrancar dedos fora....HAHAHAHA!!! Não se esqueçam dos luthiers de elite que podem atacar sorrateiramente no calar da noite arremessando as suas mortíferas chaves ALLEN!!! quantos já não morreram com uma chave allen encravada na testa e um bilhete: "Extração legalizada de Jacarandá...JÁ!" ou a não menos famosa "Menores preços para a secagem de madeiras!!!"


    rs rs rs...

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Na verdade acho que o maior segredo deles é um só: Tonante é a essência.
    Eles ajudam a denegrir a imagem da Tonante, enquanto que em seus processos de fabricação utilizam-se de técnicas ensinadas pelo Rei dos Violões, assim como peças devidamente mascaradas.

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Half

    Você descobriu nosso segredo!!! rs rs rs!!!
    Por favor...não vamos degrenir a imagem dos luthiers...eu to querendo ser um poxa...tonante é o apocalipse....rs r rs

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Na Wood por exemplo, de madrugada, enquanto nós pobres cidadão dormimos, chegam carregamentos e carregamentos de madeiras e hardware Tonante. Nico Assumpção morreu guardando consigo este, um dos maiores segredos do ramo.

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Hahahahaa...

    tenh que assumir...é mto engraçado ler o texto de apresentação da tonante...nossa...é tão...."tocante"...hahahahaha

    Procura no cifraclub alguns tópicos sobre tonante que tem uns beeeem engraçados...no forum de guitarra tbm...hahahhaa

    João Paulo Jones
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    BloodyBass, manda o link da apresentacao da tonante, quero rir tambem...


    Como ainda sobrevive a tonante??

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tá aki...

    http://www.aoreidosvioloes.com.br/mascara2.html

    é esse texto aí que está bem na cara..

    Half
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Half
    · votar


    BloodyBass
    Vai rindo... Fender e Tonante estão interligados por uma rede ultrassecreta... Na verdade tudo faz parte de um grupo ligado a Al Qaeda

    HignocliuS
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Dois heróis ainda continuam como pilastras vivas a darem a sua contribuição à humanidade, ao grande e belo universo musical. São os irmãos Tonante. Seus nomes: Abel e Samuel.

    AAAAAAAAAAHEOIUHEIOHEAIOHAEIOAHEIOAEHIOAEHIOAEHIOAEHIOAH

    CONTRIBUIÇÃO A HUMANIDADE!!!

    HAHIOEAHIOAHAEIOHAEOIHAEOIHAOIAHEOIAEHOIAEHIOAEHOAEHOIOA

    YouthGoneWild
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    AEHAEUHAEUHAEEAUHAEUHAE eu quase chorei véio!!! Não tem mais o que comentar mesmo né..... nunca ví um comentário tão cara de pau que nem a da tonante véio....
    BloodyBass
    Que barato esse texto ein! nem fazia idéia que a escala influia tanto assim! Valew pela informação!

    WormKrash
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    só corrigindo: a corda não entra em contato com a escala (só em fretless, uqe por sinal influência muito. Quando tinha fretless eu sentia toda caixa toráxica vibrando com as notas, pela passagem do som da corda para a madeira), passa antes pelo traste, e esse sim entra em contato com a escala. Mas com certeza é um meio muito mais condutível que a ponte ou até as tarrachas.

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    WormKrash

    É...de um modo ou outro...é a primeira madeira com a qual a vibração vai entrar em contato. Mas vale a infiormação até pra ajudar à explicar pq q os sons de fretless são tão diferentes dos de trasteados.

    João Paulo Jones
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Um dia quero tocar um fretlees, com o baixo com trastes eu ja sinto aquela vibracao pelo meu corpo, imagina um fretlees

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desvendando um pequeno mito entre os baixistas e guitarristas