Tobias Growler (Ñ Gibson).Como funcionam os botões (grav,med,agud,etc...)

    Autor Mensagem
    murilomga
    Veterano
    # mar/05


    Seguinte, comprei recentemente um baixo Tobias Growler 5c 18v - Michael Tobias(MT)... mais estou apanhando um pouco dos botões de regulagem dele.

    Alguém sabe como funcionam (o que faz cada um) dos botões e/ou chaves (de 3 posições) do baixo ??? Obs: Não é o gibson (mão preta), é o mão branca by Michael Tobias(MT).

    Ele tem 2 botões "normais" 2 botões duplos e duas chaves de 3 posições..

    Sei o que alguns fazem, mais outros eu não percebo muito a diferença...principalmente as 2 chavinhas...

    Se alguém souber o que faz, ou souber de algum arquivo, manual, ou algo do gênero que possa me ajudar.. ficaria imensamente grato...

    Valew...

    NESCAU
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Vamos lá:

    Primeiramente parabens pelo baixo, mas cuide muito da parte elétrica dele, peças bartolini sao difíceis de encontrar.

    Pra voce entender os botoes desse baixo, tem que saber o seguinte: ele possui um captador Quad coil de bobinas sobrepostas isto é um captador Quádruplo! (na verdade ele é duplo mesmo pq a única funcao das bobinas sobrepostas é a de eliminar o hum)

    Agora aos botoes:

    como esse seu captador apesar de ser quad, funciona como duplo, ele possui dois volumes (um pra cada lado do captador) que sao os botoes simples. os duplos funcionam assim: a parte de baixo sao graves e a de cima agudos obviamente um botao duplo para cada lado do captador
    As chavinhas (tb uma para cada lado) controlam as frequencias de médio

    posiçao 1 (baixo) mid cut
    posiçao 2 (meio) desligado
    posiçao 3 (cima) low mid (the growler position)

    se voce abrir o compartimento do circuito, vai ver que lá existem dois parafusos em dois micro potenciômetros, eles controlam a quantidade de médios que vc pode cortar ou adicionar na posiçao 1 e 3.

    Outra coisa, esse teu baixo é estéreo, se vc puxar o botao de volume de cima(perto da ponte), vc vai acionar o modo estéreo e pode ligar ele em 2 amplis e mandar o som de uma bobina pra cada um com timbres totalmente diferentes um do outro. Obviamente isso só funciona se vc tiver um cabo P10 estéreo tipo Y pq o baixo possui somente 1 jack de saida.

    Espero ter ajudado.

    murilomga
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Agora aos botoes:

    como esse seu captador apesar de ser quad, funciona como duplo, ele possui dois volumes (um pra cada lado do captador) que sao os botoes simples. os duplos funcionam assim: a parte de baixo sao graves e a de cima agudos obviamente um botao duplo para cada lado do captador
    As chavinhas (tb uma para cada lado) controlam as frequencias de médio

    posiçao 1 (baixo) mid cut
    posiçao 2 (meio) desligado
    posiçao 3 (cima) low mid (the growler position)

    se voce abrir o compartimento do circuito, vai ver que lá existem dois parafusos em dois micro potenciômetros, eles controlam a quantidade de médios que vc pode cortar ou adicionar na posiçao 1 e 3.

    Outra coisa, esse teu baixo é estéreo, se vc puxar o botao de volume de cima(perto da ponte), vc vai acionar o modo estéreo e pode ligar ele em 2 amplis e mandar o som de uma bobina pra cada um com timbres totalmente diferentes um do outro. Obviamente isso só funciona se vc tiver um cabo P10 estéreo tipo Y pq o baixo possui somente 1 jack de saida.



    NECAU: Eu acho que meu baixo não é do jeito que você disse naum...
    - Os botões duplos, realmente, são em baixo o grave e em cima o agudo de cada captador.

    - Os botões simples, o da esquerda (lado do braço) é o volume central (aumenta ou diminui o volume de todo o som), ou seja, controla o som dos dois captadores.
    - O da direita (lado da ponte) faz um balance entre o som de um captador ou outro.. se eu coloco de um lado, sai o som só de um captador, se eu coloco do outro lado, sai do outro captador, e se eu colocar no meio (tem um, como se fosse um buraquinho no meio, que nem botão de TV antiga que vai para um lado ou para o outro, mais tem um estado que fica no meio)

    - Sobre as chavinhas, eu percebi que dá uma diferença no timbre de cada captador.. mais sei lá... qualquer posição eu acho que fica um som bem legal, e por isso eu nem sei qual posição eu uso....mais acho que as 2 chavinhas pra cima fica mais legal..

    - Sobre o modo se usar o baixo (estéreo), eu naum consegui fazer com que o botão subisse ao puxar... tentei puxar os 2 botões simples e deu na mesma... naum sei se estou fazendo algo errado !!!

    gostaria de umas sugestões de regulagem, para determinados sons... (claro que sabendo que isso também varia de cubo pra cubo...obs: tenho um Peavey TKO 115s) atualmente estou deixando os graves dos 2 captadores no último, e o médio o meio, as 2 chaves p/ cima, e o balance do captador, quase no meio, um pouco mais pro captador da ponte...

    Até mais... valew...

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Amigo .... so gostaria de corrigir um detalhe no seu post ...
    A mão preta ou natural não quer dizer se é da época do michael tobias ou gibson ...
    O último serial de um baixo feito pelos funcionarios do michael, e mesmo assim já na gibson, em nashville foi (se nao me engano) o 1417, depois disso os baixos já não tem mais nenhuma interferencia do proprio mike, e ele mesmo confirma isso no site dele.
    Eu tenho um baixo tobias killer b com captação seymour duncan basslines humbucking passiva e tow querendo colocar um pre aguilar obp-3 ...
    o headstock não tem pintura , so o poliuretano de fábrica (acabamento especial hehehe mas preferiria natural ...) ....
    Por isso gostaria que você conferisse o serial do seu baixo ... pois se for anterior a 1417 ai sim você pode falar que é um pre gibson. =)
    Ah , boa sorte com o baixo

    BTNS
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Gabriel Simões? Ex dono do meu ex SR800? É vc mesmo, cara??? E aí, tá com um Tobias agora? Bacana. Ontem eu toquei num Growler mas as baterias tavam no osso então o som tava muito ruim. Fui testar um cabeçote valvulado. Mande-me notícias cara!

    murilomga
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: murilomga
    · votar


    Amigo .... so gostaria de corrigir um detalhe no seu post ...
    A mão preta ou natural não quer dizer se é da época do michael tobias ou gibson ...
    O último serial de um baixo feito pelos funcionarios do michael, e mesmo assim já na gibson, em nashville foi (se nao me engano) o 1417, depois disso os baixos já não tem mais nenhuma interferencia do proprio mike, e ele mesmo confirma isso no site dele.
    Eu tenho um baixo tobias killer b com captação seymour duncan basslines humbucking passiva e tow querendo colocar um pre aguilar obp-3 ...
    o headstock não tem pintura , so o poliuretano de fábrica (acabamento especial hehehe mas preferiria natural ...) ....
    Por isso gostaria que você conferisse o serial do seu baixo ... pois se for anterior a 1417 ai sim você pode falar que é um pre gibson. =)
    Ah , boa sorte com o baixo




    Pow cara, valew a explicação.... vou conferir e depois eu passo o Serial...
    Tipo, sobre os botões e/ou chaves de ajustes, tem diferença entre os modelos de growler ?? ( mão preta / mão branca / pre gibson / pós gibson, etc...) ???


    Ahh, mais uma coisa, qual site eu posso obter mais informações a respeito ?? não acho que quase nenhum lugar algo sobre baixos tobias (ñ Gibson).. ???

    E qual o site do Michael Tobias ????

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Gabriel Simões
    · votar


    BTNS, sou eu sim ... por sinal onde anda o nosso ex sr800 ?? que saudade daquele baixo ...
    Pois é cara .. comprei um tobias killer b que tava sendo mal tratado pelos antigos donos , tiraram toda a eletrica original entaum tow com 1 par de basslines humbucking passivos e quero usar um pre aguilar obp-3 nele .. vai ficar show ...
    Alem disso continuo com meu scorpion 6 .... ele ta lindo .. o giffone tocou com ele la no curso de verao de brasilia desse ano e falou que era pra eu "cuidar do baixo pq ele eh item raro" hehehehe .. ta lindo , depois te mando fotos ...
    <B>MuriloMGA</b>
    Se você for no site da mtd, www.mtdbasses.com tem toda a historia da tobias e la explica tudo ...
    A eletrica do growler hoje em dia é variada ja que pode ser trocada ainda na fabrica em caso de encomenda ... então a dica que eu te dou eh dar um pulo no fotolog bassworld www.fotolog.net/bassworld e escrever algo pro dono do fotolog, o diego morphion , ele tem um growler como o seu e podera te dizer como tudo funciona ok ?
    A qualidade dos tobias gibson atuais eh boa , melhor q quando o michael saiu da fabrica , hoje em dia eles conseguem parear a madeira de forma q ela nao fique heterogenea depois de algumas contrações e expansoes ....
    De qualquer forma me diga o seu serial e te mando info do seu baixo ok ?
    Abraço e boa sorte
    Gabriel Simoes / Salvador - Ba

    NESCAU
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    murilomga essa mudança nos seus botoes simples, sao normais até, no fim das contas fica tudo igual com um balance e um volume, agora ao fato do seu growler nao ser estéreo, bem, talvez ele seja de uma série ou mais nova ou mais antiga que o que eu tinha. pq o meu era tenho certeza.

    BTNS
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Gabriel Simões pô, brother, o nosso SR tá na Nova Zelândia, com o brother para quem eu vendi. Baixo bacana, aquele.

    Eu continuo com o meu Scorpion Plus 5, meu Spanich e encomendei uma cópia do Warwick Streamer. Tô indo atrás da captação para ele e já meio que esquematizei o hardware: Gotoh ingual ao do Plus. Tava pensando numa ponte, captadores e pré Carvin mas acho que vou usar da Carvin só os caps e o pré.

    Abraços!
    Btns

    PS manda as fotos do seu Tobias!

    murilomga
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Gabriel Simões

    Caramba... o serial do meu baixo é 7124, bem superior ao 1417 que você me informou... mais mesmo assim ele tem a mão branca, ou seja.. talvez a Gibson já tenha comprado a fábrica nesta época, porém, fabricava o baixo usando o mesmo método (mesmos componentes, madeira, desenho,etc...) de antes... já que depois que o Michael saiu de vez da jogada, começaram a aparecer os Tobias com a mão preta (isso eu falo no caso dos Growler)...

    Posso estar enganado, mais é isso que eu imagino que tenha acontecido...!!!

    Gabriel Simões
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Cara ....
    Como eu disse antes , mão branca e mão preta , gibson, mt tobias, uma coisa não tem nada com a outra.
    Quando a gibson comprou a tobias, comprou com ela todos os projetos e continua fabricando baixos que eram fabricados pelo mt e sua turma, entre eles o growler, o killer B, o signature , etc ....
    Não tem essa de componentes etc .... a gibson usa bartolini na eletrica, como o mt, ponte abm, as mesmas especies de madeira que o mt usava .... em tese seria a mesma coisa ... porém a mão de obra da gibson não é tão qualificada como a do mike e a escolha das madeiras e o acabamento tb não é o mesmo ... mas são bons instrumentos ....
    Então desencana disso, teu baixo FOI fabricado pela gibson e você pode constatar isso mandando um e-mail pra eles pedindo info sobre o seu baixo (passao serial) .... eles vão dizer q foi feito em nashvile, depois de 98, o michael so ficou na tobias ate 92!
    Se o som eh bom isso eh q importa ...
    Bons estudos e boa sorte
    Gabriel

    murilomga
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Cara ....
    Como eu disse antes , mão branca e mão preta , gibson, mt tobias, uma coisa não tem nada com a outra.
    Quando a gibson comprou a tobias, comprou com ela todos os projetos e continua fabricando baixos que eram fabricados pelo mt e sua turma, entre eles o growler, o killer B, o signature , etc ....
    Não tem essa de componentes etc .... a gibson usa bartolini na eletrica, como o mt, ponte abm, as mesmas especies de madeira que o mt usava .... em tese seria a mesma coisa ... porém a mão de obra da gibson não é tão qualificada como a do mike e a escolha das madeiras e o acabamento tb não é o mesmo ... mas são bons instrumentos ....
    Então desencana disso, teu baixo FOI fabricado pela gibson e você pode constatar isso mandando um e-mail pra eles pedindo info sobre o seu baixo (passao serial) .... eles vão dizer q foi feito em nashvile, depois de 98, o michael so ficou na tobias ate 92!
    Se o som eh bom isso eh q importa ...
    Bons estudos e boa sorte
    Gabriel



    O SERIAL do meu baixo é 7126... vê se você (ou alguma outra alma solidaria) consegue alguma informação pra mim, pois eu naum manjo o suficiente de inglês pra mandar um e-mail pedindo informaçòes do baixo, coisa e talz....

    Obrigado.....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tobias Growler (Ñ Gibson).Como funcionam os botões (grav,med,agud,etc...)