Por Favor!!!! O q tocar com acordes complexos ou inventados? Ajudem!!!

    Autor Mensagem
    AdrianoP
    Veterano
    # mar/05


    Meu nome é Adriano e tenho uma banda só que o vocalista compôe umas musicas com ums acordes bem complexos..alguns até nem existem...

    E tem uma musica que a gente tá fazendo que tem os seguintes acordes nao convencionais... Em7 com baixo em F#, A9 e E4.

    Quais notas eu devo tocar com cada acorde destes?? Se eu tiver que escolher uma pra ser a "tonica" qual eu escolho?? Já testei varias mas é dificil encontrar uma que fique boa.... Ficaria muito agradecido!Obrigado!

    Betovendias
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ñ entendi sua duvida

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    AdrianoP

    Se o acorde é Em7/F# o baixo é F#


    A9 o baixo é A mesmo

    e

    E4 o baixo é E mesmo.

    Desenhe este acorde na tablatura pra eu ver se são estes mesmo ou se você não estão se confundindo e mudando o nome do acorde.

    xcorvox
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    nem eu

    Unfeelingness
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Cara me desculpe dar o pitaco nessa questão, principalmente eu que sou guitarrista.

    Com todo o carinho: não existe esse negócio de "acordes complexos" ou "inventados".

    Por exemplo: esse Em7 com F# não é senão uma substituição do Baixo G da tríade perfeita maior de G, pelo baixo F#, o que faz com que ele peça solução, no caso indo para A9 ou G.

    Aquilo que vc chama de "complexo" e "inventado", não são senão modificações que vc pode fazer dentro da Teoria de Campo Harmônico. É lógico que vc pode "inventar" para quebrar vez que outra, a dura e inexorável racionalidade matemática e científica do Campo Harmônico, para "fugir do habitual e convencionado matematicamente"... mas ainda assim, nesse sentido, o compositor só consegue se locomover em um espaço bem acanhado... Ele não pode ficar "inventando" indefinidamente fora da lógica do Campo Harmônico ok???

    Quem controla a harmonia de um conjunto de instrumentos básicos como guitarra, teclados, violões, pianos e outros instrumentos de harmonia é sem dúvida alguma o baixista... Exemplo clássico é a progressão I -> IV -> V (ex. G -> C -> D), em que a guitarra e o teclado fazem a seqüência e vc fica em I ou em G. Além disso, nessa mesma seqüência, o tecladista pode fazer um acorde diferente, por exemplo, tocando o mesmo acorde que o guitarra tá fazendo, mas com ele invertido ou com dissonâncias diferentes... e se vc tocar notas diferentes do acorde ou as notas daquele C H, pode ter certeza que vc estará de algum modo "criando acordes complexos' mesmo sem o saber.


    O Baixo controla a harmonia: se o guitarra fizer uma tríade perfeita maior de dó, e vc tocar lá, vc já transformou o acorde dele em menor. Se ele faz uma tríade perfeita menor de lá e vc toca um fá vc já transformou o acorde dele em maior...

    Falei muita besteira ou contribuiu um pouco??

    Boa sorte e não tema os "acordes complexos ou inventandos", pq eles não têm nada de complexo... rss

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Unfeelingness

    É isso mesmo... não falou besteira não! Queria ter dito isso hehehe

    Unfeelingness
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Olá Leandro, que bom que vc apareceu cara!

    Gostaria de dar uma sugestão a vc que é moderador: cara, corta pela raiz aqueles tópicos infantis de discussões sobre "feeling" de guitarra e tópicos similares, pq esse fórum tá muito congestionado com esses tópicos inúteis...

    é só uma sugestão,

    Obrigado,

    Abraços,

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Unfeelingness

    Oh yeah!

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Unfeelingness
    mas q nick hein... gostei!!! hehe

    AdrianoP
    ae meu xará, nao dá pra gente te dizer muita coisa se nao colocares a tablatura desses acordes, como disse o panucci, podes estar dando os nomes errados

    AdrianoP
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Esse daqui é o A9 ou E4 dependendo de em quais notas ele tocar...mas na verdade ele toca em todas...e assim ela não existe...não nos dicionario de acordes...

    -----------------------------------
    -----------------------------------
    -------2--------------------------
    -------2--------------------------
    -----------------------------------
    -----------------------------------

    Em7 com baixo em F#

    --------------------------------
    -------------------------------
    -------------------------------
    -------------------------------
    -------2----------------------
    -------2-----------------------

    O problema é que eu já testei e por exemplo nesse Em7/F# dissona muito se eu tocar o F#... o E tb fica estranho.... quer ver testem aí....
    o A9 ou E4 tb tem o mesmo problema... e piora tb pq ele toca fazendo fazendo umm ritmo misturado com um meio dedilhado... tipo fazendo o ritmo e uma melodia juntos....

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    O problema então não seria o acorde em si? O Em7/F# é dissonante por natureza. Resumidamente ele é um F#7sus4(b9 b13).

    Explicando:

    As notas do acorde: E F# G B e D.

    Ordenando em relação ao F# que é o baixo

    F# G B D E

    Onde:

    F# - fundamental
    G - nona menor
    B - quarta suspensa (sus4)
    D - décima terceira menor
    E - Sétima menor

    Para sua linha de baixo use como base o F# e escolha algumas das outras notas para completar. Se não funcionar tente modificar o desenho do acorde no violão/guitarra. Se não funcionar novamente pode ser problema do acorde em si relacionado com a melodia.

    TrasTTe
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    E aí AdrianoP, blz?

    não sabe que notas tocar?
    nem eu! hehehehehhe

    uma sugestão: se reúna um dia com o vocalista, fale para ele tocar essas músicas e comece a improvisar...

    Aproveite esses acordes mais complexos para fugir do convencional (pentatonicas, torres de quinta e etc), dê uma "loqueada"!, pire nas escalas e veja quais notas em quais levadas ficam legais...

    esse é o jeito que eu acho o mais fácil...

    se não o mais fácil, o mais eficiente...

    se não o mais eficiente, o mais divertido ehehehhehe

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    AdrianoP
    po cara, quando dissemos para vc colocar a tablatura dos acordes era pra colocar todas as notas, nao duas só... o q tu posto como sendo um A9 ou E4 pra mim, e pra muitos outros, é uma simples inversao de A5 ou um E4 mesmo (mas como so muito fã do blackmore, eu digo q é A5)

    e esse teu Em7/F# é só um B5 invertido, como no mesmo caso anterior
    coloque as notas certas na tablatura para podermos lhe ajudar corretamente

    AdrianoP
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Cara eu coloquei certo é exatamente assim que o doido toca só nos dois lugares... e o pior é que fica massa...eu só acho é que eu não vou conseguir fazer um baixo pra musica....eita!!!

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    consegue sim cara... usa teus ouvidos e acha o que soa bem nessa história aí. escuta a melodia e tal; tu poderia ir te guiando por ela... escolhe uma nota que seja forte na melodia enquanto esse acorde ta sendo tocado (provavelmente uma nota do próprio acorde).
    espero ter ajudado.

    Unfeelingness
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Esse daqui é o A9 ou E4 dependendo de em quais notas ele tocar...mas na verdade ele toca em todas...e assim ela não existe...não nos dicionario de acordes...

    -----------------------------------
    -----------------------------------
    -------2--------------------------
    -------2--------------------------
    -----------------------------------
    -----------------------------------

    Em7 com baixo em F#

    --------------------------------
    -------------------------------
    -------------------------------
    -------------------------------
    -------2----------------------
    -------2-----------------------


    O primeiro é um A9 e o segundo é um um G com a sétima maior no Baixo mais grave. Tem uma terça de G no baixo tbm, mas a sétima maior é a nota mais grave do acorde.

    Se eu fosse vc, definiria a terça no baixo de G como a nota mais grave. Ou faria o baixo Sol mesmo que dá na mesma. Muito esquisito esse acorde, daí que "inventar" acordes "complexos" às vezes faz a harmonização ficar sem sentido.

    Abraços,

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    entao cara, comece pensando assim...

    em Em7/F# o baixo é F#, em A9 o baixo é A e em E4 o baixo é E...

    a partir disso o resto é no ouvidao mesmo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por Favor!!!! O q tocar com acordes complexos ou inventados? Ajudem!!!