corpo amplo e pesado VS circuitos complexos

    Autor Mensagem
    RBX
    Veterano
    # mar/11


    eu aprendi que um corpo maior da + grave pro baixo e um corpo + pesado com uma madeira + denssa vai deixar o baixo com um som mais encorpado tenho um egb4000 "peso é com ele mesmo srsrs" e tipo peguei um RBX4a2 da yamaha "meu sonho de consumo e vi que o baixo apesar de ter pouco mais de 3kg tem um grave muito bom

    a pergutna é a seguinte:quando diminuimos componentes como tamanho e peso para manter o grave temos que melhorar diretamente componentes como captação e circuito? ou existem outras coisas que influenciam o grave do baixo tanto quanto?

    dibass
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    RBX
    Cordas, ponte, tarraxas, tipo da madeira, captador, pré-amp, equalização, amplificador etc. Acho que é um aglomerado disso tudo.
    Não sei se estou certo.
    Tenho um baixo modelo Music Man que de tamanho de corpo é maior que o Eagle aí mas não tem tanto peso de grave.
    Eu tinha um egb5000, e falando de peso... meu ombro doía em!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    RBX
    Cara, em 1º lugar, luthiería é uma arte, não uma ciência exata; portanto, conclusões não podem ser tomadas assim.
    Em 2º lugar, mais importante que o tamanho do corpo de um instrumento, é a espessura do corpo e a madeira com que é confeccionado. Cada madeira tem a sua "assinatura" tonal específica.
    Em 3º lugar, tem a influência do braço, que é importante.
    Em 4º lugar a forma de construção: Braço aparafusado, colado ou inteiriço, bem como a presença, ou não, de colagens de tampos, longarinas (no braço), etc.
    Em 5º lugar os captadores, qual a "assinatura" tonal dos mesmos, e, se há a presença, ou não, de um circuito "ativador" (como nos MM's), que nada mais é que um pré + um equalizador paramétrico, ou um sistema ativo como os EMG's e Bartollini.
    Em 6º lugar a questão da amplificação, cabos, pedais, etc; e de como tudo isso interage com o instrumento.
    Por fim, em 7º lugar, o próprio músico, sua "pegada", concepção, forma de tocar, etc....
    Todos esse fatôres influenciam, e não há resposta peremptória para isso, a não ser testando e tocando.
    Abç

    RBX
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    dibass
    Mauricio Luiz Bertola

    obrigado pela ajuda n sabia que se tratava de algo tão delicado assim vivendo e aprendendo

    [b]dibass[/b]
    com o tempo me acostumei soq ontem peguei um shelter que meu velho n pesava nem 2kg parecia uma pena segurei com medo de quebrar se apertace mt forte rsrsrs

    dibass
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    RBX
    E pensa cara fazer um show de duas horas com o bixo daquele peso hehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a corpo amplo e pesado VS circuitos complexos