Autor |
Mensagem |
AdrianoP Veterano |
# mar/05
Meu nome é Adriano e tenho uma banda só que o vocalista compôe umas musicas com ums acordes bem complexos..alguns até nem existem...
E tem uma musica que a gente tá fazendo que tem os seguintes acordes nao convencionais... Em7 com baixo em F#, A9 e E4.
Quais notas eu devo tocar com cada acorde destes?? Se eu tiver que escolher uma pra ser a "tonica" qual eu escolho?? Já testei varias mas é dificil encontrar uma que fique boa.... Ficaria muito agradecido!Obrigado!
|
Betovendias Veterano |
# mar/05
· votar
ñ entendi sua duvida
|
LeandroP Moderador |
# mar/05
· votar
AdrianoP
Se o acorde é Em7/F# o baixo é F#
A9 o baixo é A mesmo
e
E4 o baixo é E mesmo.
Desenhe este acorde na tablatura pra eu ver se são estes mesmo ou se você não estão se confundindo e mudando o nome do acorde.
|
xcorvox Veterano |
# mar/05
· votar
nem eu
|
Unfeelingness Veterano |
# mar/05
· votar
Cara me desculpe dar o pitaco nessa questão, principalmente eu que sou guitarrista.
Com todo o carinho: não existe esse negócio de "acordes complexos" ou "inventados".
Por exemplo: esse Em7 com F# não é senão uma substituição do Baixo G da tríade perfeita maior de G, pelo baixo F#, o que faz com que ele peça solução, no caso indo para A9 ou G.
Aquilo que vc chama de "complexo" e "inventado", não são senão modificações que vc pode fazer dentro da Teoria de Campo Harmônico. É lógico que vc pode "inventar" para quebrar vez que outra, a dura e inexorável racionalidade matemática e científica do Campo Harmônico, para "fugir do habitual e convencionado matematicamente"... mas ainda assim, nesse sentido, o compositor só consegue se locomover em um espaço bem acanhado... Ele não pode ficar "inventando" indefinidamente fora da lógica do Campo Harmônico ok???
Quem controla a harmonia de um conjunto de instrumentos básicos como guitarra, teclados, violões, pianos e outros instrumentos de harmonia é sem dúvida alguma o baixista... Exemplo clássico é a progressão I -> IV -> V (ex. G -> C -> D), em que a guitarra e o teclado fazem a seqüência e vc fica em I ou em G. Além disso, nessa mesma seqüência, o tecladista pode fazer um acorde diferente, por exemplo, tocando o mesmo acorde que o guitarra tá fazendo, mas com ele invertido ou com dissonâncias diferentes... e se vc tocar notas diferentes do acorde ou as notas daquele C H, pode ter certeza que vc estará de algum modo "criando acordes complexos' mesmo sem o saber.
O Baixo controla a harmonia: se o guitarra fizer uma tríade perfeita maior de dó, e vc tocar lá, vc já transformou o acorde dele em menor. Se ele faz uma tríade perfeita menor de lá e vc toca um fá vc já transformou o acorde dele em maior...
Falei muita besteira ou contribuiu um pouco??
Boa sorte e não tema os "acordes complexos ou inventandos", pq eles não têm nada de complexo... rss
|
LeandroP Moderador |
# mar/05
· votar
Unfeelingness
É isso mesmo... não falou besteira não! Queria ter dito isso hehehe
|
Unfeelingness Veterano |
# mar/05
· votar
Olá Leandro, que bom que vc apareceu cara!
Gostaria de dar uma sugestão a vc que é moderador: cara, corta pela raiz aqueles tópicos infantis de discussões sobre "feeling" de guitarra e tópicos similares, pq esse fórum tá muito congestionado com esses tópicos inúteis...
é só uma sugestão,
Obrigado,
Abraços,
|
LeandroP Moderador |
# mar/05
· votar
Unfeelingness
Oh yeah!
|
Adriano Medeiros Veterano |
# mar/05
· votar
Unfeelingness
mas q nick hein... gostei!!! hehe
AdrianoP
ae meu xará, nao dá pra gente te dizer muita coisa se nao colocares a tablatura desses acordes, como disse o panucci, podes estar dando os nomes errados
|
AdrianoP Veterano |
# mar/05
· votar
Esse daqui é o A9 ou E4 dependendo de em quais notas ele tocar...mas na verdade ele toca em todas...e assim ela não existe...não nos dicionario de acordes...
-----------------------------------
-------2--------------------------
Em7 com baixo em F#
--------------------------------
-------------------------------
-------2----------------------
-------2-----------------------
O problema é que eu já testei e por exemplo nesse Em7/F# dissona muito se eu tocar o F#... o E tb fica estranho.... quer ver testem aí....
o A9 ou E4 tb tem o mesmo problema... e piora tb pq ele toca fazendo fazendo umm ritmo misturado com um meio dedilhado... tipo fazendo o ritmo e uma melodia juntos....
|
Hamilton Pinheiro Veterano |
# mar/05
· votar
O problema então não seria o acorde em si? O Em7/F# é dissonante por natureza. Resumidamente ele é um F#7sus4(b9 b13).
Explicando:
As notas do acorde: E F# G B e D.
Ordenando em relação ao F# que é o baixo
F# G B D E
Onde:
F# - fundamental
G - nona menor
B - quarta suspensa (sus4)
D - décima terceira menor
E - Sétima menor
Para sua linha de baixo use como base o F# e escolha algumas das outras notas para completar. Se não funcionar tente modificar o desenho do acorde no violão/guitarra. Se não funcionar novamente pode ser problema do acorde em si relacionado com a melodia.
|
TrasTTe Veterano |
# mar/05
· votar
E aí AdrianoP, blz?
não sabe que notas tocar?
nem eu! hehehehehhe
uma sugestão: se reúna um dia com o vocalista, fale para ele tocar essas músicas e comece a improvisar...
Aproveite esses acordes mais complexos para fugir do convencional (pentatonicas, torres de quinta e etc), dê uma "loqueada"!, pire nas escalas e veja quais notas em quais levadas ficam legais...
esse é o jeito que eu acho o mais fácil...
se não o mais fácil, o mais eficiente...
se não o mais eficiente, o mais divertido ehehehhehe
|
# mar/05
· votar
AdrianoP
po cara, quando dissemos para vc colocar a tablatura dos acordes era pra colocar todas as notas, nao duas só... o q tu posto como sendo um A9 ou E4 pra mim, e pra muitos outros, é uma simples inversao de A5 ou um E4 mesmo (mas como so muito fã do blackmore, eu digo q é A5)
e esse teu Em7/F# é só um B5 invertido, como no mesmo caso anterior
coloque as notas certas na tablatura para podermos lhe ajudar corretamente
|
AdrianoP Veterano |
# mar/05
· votar
Cara eu coloquei certo é exatamente assim que o doido toca só nos dois lugares... e o pior é que fica massa...eu só acho é que eu não vou conseguir fazer um baixo pra musica....eita!!!
|
Gabriel_Bp Veterano |
# mar/05
· votar
consegue sim cara... usa teus ouvidos e acha o que soa bem nessa história aí. escuta a melodia e tal; tu poderia ir te guiando por ela... escolhe uma nota que seja forte na melodia enquanto esse acorde ta sendo tocado (provavelmente uma nota do próprio acorde).
espero ter ajudado.
|
Unfeelingness Veterano |
# mar/05
· votar
Esse daqui é o A9 ou E4 dependendo de em quais notas ele tocar...mas na verdade ele toca em todas...e assim ela não existe...não nos dicionario de acordes...
Em7 com baixo em F#
--------------------------------
-------2----------------------
-------2-----------------------
O primeiro é um A9 e o segundo é um um G com a sétima maior no Baixo mais grave. Tem uma terça de G no baixo tbm, mas a sétima maior é a nota mais grave do acorde.
Se eu fosse vc, definiria a terça no baixo de G como a nota mais grave. Ou faria o baixo Sol mesmo que dá na mesma. Muito esquisito esse acorde, daí que "inventar" acordes "complexos" às vezes faz a harmonização ficar sem sentido.
Abraços,
|
# mar/05
· votar
entao cara, comece pensando assim...
em Em7/F# o baixo é F#, em A9 o baixo é A e em E4 o baixo é E...
a partir disso o resto é no ouvidao mesmo
|