Quando for ferver as cordas, quantas deixo para não danificar o braço?

    Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # mar/05


    meio confusa a pergunta, mas é o seguinte:

    tenho um Tagima 6 cordas (2 almas) e quando for ferver as cordas, gostaria de saber quantas cordas e quais devo deixar (de um encordamento velho) no instrumento para que não faça o braço perder a tensão e acabar empenando, afinal, soltar as 6 cordas de uma vez não deve ser nada agradável para o braço.

    pensei em deixar o Si, La e Sol

    flea fan
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    WormKrash
    Eu já vi num tópico um cara falando que deixar o baixo sem as cordas não empena o braço, mas quando eu fervi as minhas, deixei as duas das extremidades e depois vice-versa. No seu caso eu deixaria Si Sol e Dó, mas é só um palpite.

    WormKrash
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    flea fan

    o Lá tem bem mais calibre, e deixar só o meio sem cordas acho que pode ser pior ainda (braço vira sanduiche). valeu o post, mas vamos esperar talvez um luthier ou alguem com experiencia com isso, porque eu nunca fervi.

    QuaseNada
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Creio q n deve etr problema n...

    Mas espere a opiniao de alguem q realmente entenda...

    Vortex
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Pelo que eu sei pode tirar todas de uma vez só, mas quando vc repor todas as cordas basta deixar o instrumento quietinho por um tempo até que tensão volte ao normal (as cordas irão corrigir a tensão do braço)

    Bom acho que é isso!!! espere por mais opiniões
    vlw

    overtures shiva
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Nunca fervi , mas acho que é melhor comprar cordas novas mesmo.

    banido
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ferve?

    black_h
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ajuda pra caralho, qdo nao se tem grana pra outro jogo e tem shows e coisas do tipo, mas hj em dia eu uso alcool ispropilico 100% e eu vo de 2 em 2...

    maikonbass
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    black_h

    Quanto custa este alcool?

    Tipo qual o procedimento pra cordas ficarem como c tivessem sido fevidas?

    valew

    Vortex
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    maikonbass
    Quanto custa este alcool?

    Tipo qual o procedimento pra cordas ficarem como c tivessem sido fevidas?

    valew


    Da uma olhada nesse tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/53624/

    maikonbass
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Vortex

    valew, mas só uma pergunta:

    1-As cordas devem ser colocadas na garrafa desenroladas né?

    2-Qaunto custa o alcool?

    valew

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Na dúvida coloque o baixo pra ferver com corda e tudo.

    Não se esqueça de colocar um caldo knor pra dar um tempero no timbre. Agora se quiser um som encorpado, nada melhor que ferver a corda junto com fubá!

    Urubu Rei
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Eu fervo meus captadores com maizena antes de cada show pra ter um som quente e encorpado.

    Washbruno
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Só tem que tomar cuidado pra ñ derramar..........

    black_h
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    maikonbass
    2-Qaunto custa o alcool?

    paguei 10,00

    Vortex
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    maikonbass
    1-As cordas devem ser colocadas na garrafa desenroladas né?

    Sim, coloque as cordas desenroladas dentro da garrafa, pois o atrito entre elas no momento em que vc agita a garrafa é que ira tirar a sujeira delas

    flw

    Gui
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Na dúvida coloque o baixo pra ferver com corda e tudo.

    Não se esqueça de colocar um caldo knor pra dar um tempero no timbre. Agora se quiser um som encorpado, nada melhor que ferver a corda junto com fubá!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    maikonbass
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Vortex
    valew

    Achei um alcool etinico pod ser chamado tb assikm o alcool puro?

    Half
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    maikonbass
    Etílico. Desde que não seja hidratado é puro.

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Gilberto Ribeiro
    · votar


    Gostaria de saber como é que alguém consegue a proeza de passar uma corda grossa ENROLADA pelo gargalo de uma garrafa, sem vincá-la. Por acaso seria aquela garrafa antiga de leite com gargalo largo que até ovo passa? É "sério", gostaria de saber.

    NESCAU
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    nao precisa deixar nenhuma corda no baixo, ele nao vai empenar, agora qto ao lance da corda no gargalo, é uma boa pergunta....

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Fiz de gozação...

    Mas já que o negócio é gozação, vou inventar uma história:

    O PURGATÓRIO
    Certa vez, no reino das cordas velhas, ouvi esta história. Aconteceu que um deus das cordas, chamado "baixista durango kid", irritado com suas súditas que não respondiam ao seu chamado, negligenciando seus timbres, resolveu dar-lhes uma lição e discipliná-las. Ele resolveu empurrar uma MI pra dentro de uma garrafa de "K.K.cola", e ela foi descendo e se contorcendo pra arranjar lugar lá dentro.
    Finalmente disse: "Ufa! Cheguei!"

    Então, sem a menor piedade, o deus "baixista durango kid" pegou outra corda e fez o mesmo. Visualize agora a LA "avisando" a primeira: "Já tô indo, já tô indo!" A MI certamente fez caretas, mas nada podia fazer, a não ser receber sua vizinha da rua, ou melhor, de braço. Agora ficaram "íntimas", mesmo sem quererem.

    Foi aí que o martírio começou a acontecer: Imagine a RE gritando: "Estou descendo! Estou desceeeendooo!" - Nesta altura, as outras duas lá dentro já estão se espremendo e resmungando porque tá "apertado demais" e ainda vão que aturar mais uma corda do lado de fora sendo forçada a entrar...

    Aí acontece o que ninguém espera: O deus "baixista durango kid" pegou sua velha SOL. Ela, antes reticente, agora certa de que vai entrar numa furada, tenta não desenrolar sua ponta a fim de impedir seu acesso pelo gargalo aperrtado, mas não adianta. Seu deus é muito poderoso e desenrola sua ponta e começa a mandá-la ao suplício do purgatório. E isto somente agora que todo mundo já foi... Aí, na maior cara de pau, vendo que não tem jeito mesmo, a corda cede e diz: "SOL Maria vai com as outras mesmo"... E ela desce rangendo, gritando por espaço, as cordas de dentro se recusam a se mexer, e sofrendo, forçam pra SOL não conseguir descer e entrar... mas uma força superior, maior, seu "deus" da música impõe sua (in)justiça sobre as outras. E força passagem. A SOL é mais fina, o que facilita ao deus "baixista durango kid". E as quatro ficaram em um pesadêlo vivo, esfolando-se entre si
    .
    Quando o ambiente dentro da garrafa já estava insuportavelmente apertado, cordas gritando, rangendo, se arranhando e coisas do tipo, o impensável aconteceu: Todas perceberam que a vizinha SI, aquela gorda que ninguém suporta (uma corda metida, por achar que com seus graves é melhor que as vizinhas) não estava lá.

    Então aconteceu: O deus "baixista da vez" quase rasga a parede plástica da garrafa em uma operação cruel, onde quatro senhoras aposentadas, enferrujadas pela vida do quase "eterno deus durango kid" são obrigadas a viver expondo suas intimidades as outras, sem nenhum espaço, conforto ou dignidade.

    Diante do caos elas não imaginaram o que lhes aguardava.

    -"Nada pior do que isso pode acontecer", pensavam.

    Ao invés da paz e descanso na velhice, receberam tortura. "Durango kid" era cruel e deu-lhes um banho de álcool. E as bateu contra a parede, dentro da garrafa; sacudiu-as, elas gritavam, rangiam entre si, humilhadas, sufocando naquele álcool. e então "Durango kid" Afogou a história e as lembranças daquelas cordas que tanto fizeram por ele.

    Seu trágico final: voltaram as antigas casas totalmente despidas de sua história, como se os belos timbres do passado pudessem permanecer.

    Após toda aquela situação, as senhoras cordas tiveram uma ponta de esperança de que os bons dias voltariam, e então sonharam... até que deram conta de que seus sons não durariam. E o deus "baixista durango kid" revela nos últimos momentos das inseparáveis cordas, o limite de sua crueldade: As baniu ao desprezo e lixo eterno.

    MORAL DA HISTÓRIA:

    Não tem moral. Só quis passar meu tempo escrevendo e gastei o de voces lendo isto. Mas até que a história podia ser verdadeira, né?

    Desculpem-me a brincadeira, mas me dêem desconto, hoje é o dia do meu aniversário e estou me dando o direito de brincar um pouco.

    Abraços a todos,


    Gilberto
    12/março/2005.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quando for ferver as cordas, quantas deixo para não danificar o braço?