Ferver as cordas....

Autor Mensagem
Peixebass
Veterano
# abr/04


fala galera...esse lance de ferver as cordas, é verdade que empena o braço do baixo???
Alguém já fez isso e qual foi o resultado????

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


Não, não empena mas para mim é a mesma coisa que lavar papel higiênciaco e colocar para secar para poder usar de novo. Som bom de corda nova só com corda nova.

Death Knight
Veterano
# abr/04
· votar


ih velho, nunca fiz isso, mas acho q essa história aí eh pra boi dormir... num tem nada a ver ferver corda com empenar o braço... soh c tu botar as cordas fervendo no baixo, ou ferver tudo XDDDDD

Gui
Veterano
# abr/04
· votar


Peixebass
oskema eh o seguinte...qdo vc tira as cordas pra ferver, vc tira toda a pressaum q elas tavam fazendo no bass...nisso o tensor da uma modificada e qdo vc coloca d novo...acaba empenando o braço pq o tensor modificou um pouco...

Zer071
Veterano
# abr/04
· votar


Peixebass ferver naum sei numca fiz mas se vc estiver liso(sem grana)pra comprar cordas novas (4 cordas addario R$75/90 pilas) compra alcool absoluto (em media R$4,20) 200ml coloca num recipiente e deixa descansar po 2 horas (melhor 24H) se quiser sacode basteante(you shake shake baby now!!!!!!!!!!) este alcool vai remover a gordura e a pele morta dos seus dedos a corda vai readiquirir o brilho sonoro de nova por alguns dias (10 dias isto funciona)Eu Zer071 já fiz e deu resultado

glauber
Veterano
# abr/04
· votar


naum é soh ferver as corads naum, tem q colocar um pingo de detergente neutro pra tirá a gordura... deve dah no mesmo q usá alcool soh q mais rápido, eu posso até tentá faze esse negocio pra vê qual dá mais resultado e depois eu falo...

FINCH na veia
Veterano
# abr/04
· votar


ai, eu sou "guitarrista", mais eu tava lendo isso e fiquei com uma duvida: na hora de ferver, a agua num vai enferrujar as cordas??

glauber
Veterano
# abr/04
· votar


se você secar bem (usando secador de cabelo e uma toalha), não dá nada...

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


Gui, você desvendou a origem dessa "lenda", mas se o braço "trabalhar" pela falta de tensão por ficar algum tempo sem cordas, coisa que eventualmente acontece sim, um ajuste e uma boa regulagem podem resolver.

Gui
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
isso sim...mas soh vai vale a pena c toda vez eu fica regulando, e isso eh um peh no saco e pode trazer problemas c feito d modo errado...por isso eu sempre guardo as cordas antigas...c eventualmente precisar...teno algo pra colocar...

marcioazzarini
Veterano
# abr/04
· votar


Peixebass

Como estou sempre tocando, tenho a necessidade de estar com as cordas em dia de meu baixo, mas como a grana não está muito fácil, sempre q posso eu fervo as cordas... O máximo q já fiz foi ferver 3 vezes a mesma corda. Cada fervida mantém o timbre de cordas novas por +/- 2 semanas.
Mas nunca fez nada no braço de meus instrumentos.

Não precisa regular o braço, regular tensor a cada vez q vc troca de corda... ISSO NÃO É NECESSÁRIO. É normal q qdo vc tire as cordas, o braço do instrumento volte um pouco para trás, pois vc aliviou totalmente a tensão das cordas, mas isso não tem problema; basta colocar novamente as cordas e deixar o instrumento quieto por alguns instantes, q o braço voltará ao lugar naturalmente.

Abraços!

Aracnídeo
Veterano
# abr/04
· votar


Ae galera...

Tambem já ouvi dizer que deixar o baixo um tempo sem as cordas acaba modificando de alguma forma o braço do instrumento, isso nunca aconteceu comigo, porem para me previnir, eu nunca coloco todas para ferver ao mesmo tempo, primeiro coloco as treis primeiras, depois a E ea B, tambem passei a fazer isso até na hora de trocar as cordas.

Valew

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


FINCH na veia
ai, eu sou "guitarrista", mais eu tava lendo isso e fiquei com uma duvida: na hora de ferver, a agua num vai enferrujar as cordas??

Pra guitarra nem vale a pena, a questão é que corda pra baixo é caríssima.

PuNk Bass
Veterano
# abr/04
· votar


maggie
Pra guitarra nem vale a pena, a questão é que corda pra baixo é caríssima.
Verdade... mas ainda tem gente como eu, que de vez em quando não tem nem 10 reais pra comprar jogo de cordas de violão e tenta reaproveitar as cordas(só mesmo nóis pobre p/ fazer isso)...

moog
Veterano
# abr/04
· votar


empena só se vc ferver as cordas sem tirar do baixo... uhhuuhhuhuuhuh..

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


PuNk Bass
(só mesmo nóis pobre p/ fazer isso)

Compra um jogo mais barato... ainda assim acho que é melhor do que ferver.

Eu por exemplo, quando sobra um $$$ compro um jogo e guardo...

Peixebass
Veterano
# abr/04
· votar


Beleza..deu pra esclarecer as dúvidas..Vou tirar as 2 primeiras cordas e colocar pra ferver.. e depois as outras 2..(meu baixo é de 4 cordas).... Mas esqueci de perguntar por qto tempo devemos deixar as cordas fervendo???????

Dark Avenger
Veterano
# abr/04
· votar


Peixebass
Eu deixo 15 minutos e boto tbm detergente na agua.

Criminal
Veterano
# abr/04
· votar


O meu professor falou que com o tempo as cordas entam em processo de oxidação.. por isso elas perdem o timbre.. quando vc ferve as cordas a agua quente serve como desoxidante e revertem o processo.. =]
vou faze isso amanha eu axo.. minhas corda tao com o timbre horrivel.. faz uns 6 meses que eu tenho o baixo e nunca troquei

Gui
Veterano
# abr/04
· votar


moog
empena só se vc ferver as cordas sem tirar do baixo... uhhuuhhuhuuhuh..

tb num exagera neh fio...huiOHEAUhuiAEHEauihEAOIUHeuioEAHUIehuio...

mas eu ainda prefiro a velha historia d ter um jogo antigo pra fazer isso...eh mais seguro...

slapboombass
Veterano
# abr/04
· votar


Gui

não viaja eu compro as cordas zero bala e ja vai para panela!!!
voce falou tudo ao contraio se vc nao ferve as cordas dai sim que a tensão é muito forte e pode empenar o braço mas isso é quase impossivel de acontecer!!!

e isso se faz uma vez quando nova e depois de velha varias vezes !!!
a fervura so serve para uma coisa dar aquele brilho no som que cordas velhas ficam sossas e dar uma metalizada no som!!!
:)

NESCAU
Veterano
# abr/04
· votar


se ferver as cordas serve para reativar o brilho, pra que ferver cordas novas que já vem com brilho d+?

slapboombass
Veterano
# abr/04
· votar


NESCAU

para dar um filling STILE!!
fica bem diferente e aumenta o delay!

NESCAU
Veterano
# abr/04
· votar


ah fala Serio... Delay? Desde qdo corda tem Feed back regulável?

slapboombass
Veterano
# abr/04
· votar


NESCAU
pelos menos a elixir que eu comprei e fervi parecia ter aumentdo!!!não é regulvel mas o u tu faz com as cordas modula o som delas!!!

NESCAU
Veterano
# abr/04
· votar


Modular = Mudar o tom, pra fazer isso nas minhas, eu uso as tarrachas! :D

alexafavilla
Veterano
# abr/04
· votar


Peixebass
Beleza..deu pra esclarecer as dúvidas..Vou tirar as 2 primeiras cordas e colocar pra ferver.. e depois as outras 2..(meu baixo é de 4 cordas)....

Faz isso não rpá! ai mesmo que empena! Tem q tirar todas de uma vez...
Deixa o tempo q tu achar q tá bom...
Vou tentar fazer essa do alcool...

marcioazzarini
Veterano
# abr/04
· votar


Peixebass

O q o alexafavilla disse ta certo.. se for tirar, tira todas.. Como eu já disse acima, caso fique trastejando logo após vc voltar as cordas nu baixo:

Não precisa regular o braço, regular tensor a cada vez q vc troca de corda... ISSO NÃO É NECESSÁRIO. É normal q qdo vc tire as cordas, o braço do instrumento volte um pouco para trás, pois vc aliviou totalmente a tensão das cordas, mas isso não tem problema; basta colocar novamente as cordas e deixar o instrumento quieto por alguns instantes, q o braço voltará ao lugar naturalmente.

alexafavilla
Essa do álcool eu nunca tentei.. To curioso tbm.. Faz aí e diz o resultado! ;]

barca_bass
Veterano
# abr/04
· votar


Eu tb jah fervi as cordas com um pouco de sabão neutro. Mas o que dave ser feito eh ferver uma corda de cada vez. Ex: Tire o E e ferva .... seque bem e coloque de vota, depois de colocada na pressão normal (afinada) tire o A e ferva ......
assim por diante. Dessa forma vc naum provoca uma diferença de pressão tão grande !!! Da muito mais trabalho. O resultado de ferver tb naum eh dos melhores .... mas se tiver realmente sem grana.

marcioazzarini
Veterano
# abr/04
· votar


barca_bass

Não precisa não.. nada a ver isso... É um trabalhão à toa...

Faz 8 anos q fervo as cordas (todas de uma vez) e nunca aconteceu nada com meus baixos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ferver as cordas....