Problema na troca de cordas, não sei qual a tensão

Autor Mensagem
    flea fan
    Veterano
    # mar/05

Eu tenho um Condor BX-12 e vou trocar as cordas pela primeira vez, por um conjunto da D'addario. O problema é que eu não sei exatamente o significado de "tensão" quando se fala de cordas. As que estão no baixo vieram de loja, se alguém tiver um do mesmo modelo e souber qual é a tensão eu agredeceria, e no pacote que eu comprei encontrei essas especificações (fala sobre tensão, mas sempre que eu vejo algo relacionado são com números pequenos, o que não é o caso):

Diâmetro Tensão(não creio que seja isso)
    polegadas mm Libras kg
    G .035 0.89 27.2 12.33
    D .055 1.40 37.6 17.04
    A .075 1.91 38.7 17.53
    E .095 2.41 35.1 15.92

Eu entrei no site da Condor e não achei nada sobre isso.

Bruno Banda
    Veterano
    # mar/05
    · votar

Tensão é a "pressão" que a corda exerce no braço do instrumento para afinar, considerando a afinação com La em 440 hz. Quanto mais longa a escala, maior a pressão sofrida pelo esticamento da corda. Indica se você terá uma corda mais ou menos "dura" - e consequentemente a pressão que o braço do seu instrumento suportará.

Se o braço do seu baixo está saudável, sugiro comprar cordas com a medida compatível (provavelmente sua escala é de 34", portanto "long scale") e não esquentar muito com a tensão (estará adequada). Nessa situação é mais importante focar na sonoridade e na durabilidade da corda ao fazer sua escolha. Eu uso Daddario.

flea fan
    Veterano
    # mar/05
    · votar

Bruno Banda

Mas a minha dúvida é se eu posso trocar a corda sem problema, ou se é melhor levar em um luthier. Eu não sei absolutamente nada sobre o que você disse, nem mesmo se a medida da corda é compatível.

Bruno Banda
    Veterano
    # mar/05
    · votar

Quando vc comprar a corda, se liga no tamanho da escala ("long scale" ou escala longa). Isso é o que mais importa, valeu? Não precisa levar num luthier (desde que vc saiba trocar as cordas adequadamente...).

flea fan
    Veterano
    # mar/05
    · votar

Bruno Banda
    É Long Scale mesmo, e trocar só eu sei. Po, eu ia ficar cabreiro com isso durante um bom tempo com medo de danificar o instrumento, valeu mesmo pela ajuda, cara, boa sorte.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar

flea fan
    Se, por um acaso vc alterar a espessura das cordas de seu baixo, alterará também a tensão que elas exercem sobre o braço, e ele deverá sofrer um ajuste de tensor para adequar o braço ao novo calibre (quanto maior for o calibre, maior a tensão), principalmente porque esse seu instrumento é bem simplesinho (iniciante) e a madeira de seu braço não é tão estável quanto outros de melhor qualidade. Leve-o a um luthier para um correto ajuste de tensor se as cordas que vc colocar forem de espessura diferente das antigas; aliás, se vc não levou seu instrumento a um luthier para ajuste e regulagem assim que o comprou, eu recomendo que o faça.
    Abç

flea fan
    Veterano
    # mar/05
    · votar

Mauricio Luiz Bertola
    Em que parte do baixo fica o tensor?

menininha baixista
    Veterano
    # mar/05
    · votar

o tensor eh uma barra de ferro que fica dentro do braco.....

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar

flea fan
    menininha baixista
    Por favor não mexam nele, pois a regulagem de tensor é uma operação que exige cuidados e uma certa experiência, leve seu instrumento a um luthier qualificado.
    Abç

glauber
    Veterano
    # mar/05
    · votar

Mauricio Luiz Bertola
    nem fale, quase perdi um golden br 90 "brincando" de luthier...

flea fan
    Veterano
    # mar/05
    · votar

Mauricio Luiz Bertola
    Nem tem como mexer, até agora eu não consegui achar onde ele fica hahahahaha

VeEh
    Veterano
    # set/07
    · votar

Fala galera dos Graves!!

Firme?

Resolvi rescussitar o tópico em vez de criar um novo... acho que se aplica!

Seguinte uns amigos me chamaram pra banda deles, eles tocam a algum tempo e ficaram sem baixista!

O problema é que por ser uma banda de Nu metal eles usam a afinação Drop D um tom abaixo.
    Traduzindo: (G,D,A,E)=>(F,C,G,c)

Eu tava querendo levar um tagima que tenho aqui, a dúvida é:
    esse baixo está com cordas 0.40 (velhas) e afinação standard.
    É aconselhavel eu pegar cordas de uma tensão maior? (acredito que sim)
    Mas eu teria que mexer no tensor, e eu não entendo nada de tensor! Rsss...

Lembrando que, o ensaio é domingo, por isso não dá tempo de eu levar no meu luthier.
    Ele sempre tá cheio de serviço e demora pelo menos uma semana para entregar o serviço.

Alguém podia me ajudar ae?

Desde já Obrigado!

Abraço!

jkdias
    Veterano
    # set/07
    · votar

VeEh
    O problema é que por ser uma banda de Nu metal eles usam a afinação Drop D um tom abaixo.

fala cara, não sei o q é Nu metal, mas vc não pode usar a afinação normal não? pq?

VeEh
    Veterano
    # set/07
    · votar

é tipo slipknot, system of a down, brujeria...

é um sonzão bem pesado... po isso geralmente usam essas afinações...

Rafael do Baixo
    Veterano
    # set/07
    · votar

VeEh

O aconselhável,pra vc tocar nessa afinação Drop C é vc colocar cordas 0.45 ou 0.50,senão o teu baixo vai ficar com as cordas bem "moles" e trastejando muito,já q a tensão q essa afinação emprega sobre o braço do instrumento,é MUITO menor q a empregada na afinação Standard,o q vai fazer o tensor folgar e causar alguns trastejamentos.

VeEh
    Veterano
    # set/07
    · votar

Rafael do Baixo

Mas ao trocar de corda eu não tenho que regular o tensor para a nova tensão?

se sim como devo fazer?

Abraço.

Rafael do Baixo
    Veterano
    # set/07
    · votar

VeEh

O ideal é q vc regule o tensor para a nova tensão.

Eu não me recordo muito bem como se faz essa regulagem,pq tem uns 3 anos q meus baixos só são regulados no luthier,mas usa a busca q vc vai encontrar o q precisa.

VeEh
    Veterano
    # set/07
    · votar

ae pessoal, desculpe a incopetencia mas não achei nada por aqui que realmente me ajudasse a dar essa mexida!
    Rss...

alguem podia me dar uma ajuda?

Gui
    Veterano
    # set/07
    · votar

VeEh
    vei...só desafina ele no ensaio...e leva no luthier o mais rapido possivel..pra ele trocar a afinação toda, afinar as oitavas da nova afinação e trocar as cordas!

VeEh
    Veterano
    # set/07
    · votar

Gui

então cara o problema é o calibre das cordas, eu vou mudar de 040 para 045...

vai trastejar tudo, não vai?

Arrastão Cultural
    Veterano
    # set/07
    · votar

VeEh
    Ao contrário!
    As cordas vão ficar um pouco mais altas.

VeEh
    Veterano
    # set/07
    · votar

Arrastão Cultural

tem risco do braço empenar?

Vlw,
    Abraço!

Gui
    Veterano
    # set/07
    · votar

VeEh
    tem sim..mas se tu colocar .045 afinar Drop C...vai trastejar!

Arimoxinga
    Veterano
    # mai/13
    · votar

Possoal a qual diâmetro seria equivalente a 0.010 da guitarra, ou seja tensão média! 0.045?

smarth
    Veterano
    # mai/13
    · votar

meu baxo a expessura da corda é 0,40, quando for troka (logo), quero por 0,45, vo te q leva no luthier pra da uma apertada no tensor.

JL_Marcondes
    Veterano
    # mai/13
    · votar

smarth
    Se foi uma pergunta, vai sim!

Arimoxinga
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Arimoxinga
    · votar

JL_Marcondes

quando vem da fábrica é 0.045? imagino que sim, por que comprei umas ernie ball 0.045, estou esperando chegar!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Problema na troca de cordas, não sei qual a tensão