tensão das cordas

    Autor Mensagem
    rafael_ps
    Veterano
    # out/04


    cara..to cum uma duvida imensa..naum sei a tensaum das minhas cordas..meu baixo e um condor XB-12..
    o que acontece c eu colocar otra tensao?

    me ajudem aew por favor!!
    FLw

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # out/04
    · votar


    vlw mas naum sei como ajudar =[

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # out/04
    · votar


    mas t ajudo cum esse UP!

    Gui
    Veterano
    # out/04
    · votar


    rafael_ps
    as q costumam vir nesse baixo saum 0.045

    Ronin
    Veterano
    # out/04
    · votar


    A tensão depende do comprimento da escala e do calibre da corda. Você pode levar o baixo em alguém que manje para olhar as cordas e dizer que calibre são... e, caso vc troque o calibre, basta levar em um luthier para fazer um pequeno ajuste no tensor, nada demais... aliás, se vc comprou o baixo e nunca levou para ajustar, talvés seja uma boa hora.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Leve seu baixo a um luthier antes de mudar o calibre das cordas, pois ele vai precisar de uma regulagem de tensor. Não tente fazer isto em casa!
    Abç

    Dark Avenger
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Não tente fazer isto em casa!
    Cara isso eh relativo. Meu luthier mora mt longe da minha casa ai eu nunca ficava mt satisfeito com a regulagem dele (so percebia tocando algumas horas) ai acabei aprendendo a regular o braço do meu jeito e meu professor ficou impressionado. Disse que nunca tinha tocado em um baixo com as cordas tão baixas sem trastejar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Dark Avenger
    Que bom que deu certo, mas imagine se não desse! O risco é grande demais para ser desprezado.
    Abç

    Dark Avenger
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Bote risco nisso. Ja ferrei a ponte de um Gianinni meu tentando regular ela. remoi os parafusos dos carrinhos. Ainda bem que eu ja vendi esse Gianinni faz tempo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Dark Avenger
    Viu só!
    Leve sempre seu instrumento a um luthier habilitado.
    Abç

    menininha baixista
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    estou passando por problemas ocm a regulagem do meu baixo...
    a primeira coisa que fiz foi trocar os parafusos dos carrinhos porque estavam muito gastos, realmente estou conseguindo mover a altura das cordas com facilidade. o problema é que não encontro a relação altura da corda/ distancia dos carrinhos.
    existe um ponto exato ou esses ajustes e altura e distancia são independentes?
    ah, mais uma coisa, o que é o fundo de corda? é a parte da corda que toca a escala ?
    como já escrevi muito vou nessa, quem puder ajudar aqui nessa duvida já vou agradecendo.

    erasmolousada
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Dark Avenger
    cara, se teu luthier não acertou a regulagem do teu instrumento, tu deve voltar lá para que ele faça os ajustes necessários, pois na regulagem que testa as vezes não toca com a mesma pegada ou com o mesmo ataque nas cordas por isso as veses não se consegue o que o cliente quer.
    uma vez um cara chegou lá na oficina para regular uma guitarra e queria com as cordas super baixas. blz.
    regulei e ficou muito legal todos guitarrista gostaram.
    quando o cara chegou eu liguei a guitarra dele prá ele testar, o cara tocava como um elefante, com uma força desnecessária e lógico trastejou tudo.
    então tive que deixar as cordas mais altas e falar prá ele que com essa força.....
    se não está gostando do serviço do teu luthier, conversa com ele.
    valeu
    ou estuda para ser luthier também!

    Alain Caron
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    menininha baixista

    Apesar de ser assunto pra outro post... a relação que existe entre a altura das cordas e posição dos carrinhos da ponte é muito pequena. Vc pode desconsiderar.
    O procedimento seria ajustar a altura das cordas de acordo com seu gosto e depois acertar os carrinhos, afinando as oitavas.
    Mas, sinceramente, um luthier fará isso pra vc sem dor de cabeça.

    tedbass
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    SE Você quer realmente aprender a mexer em seu instrumento e deixá-lo ao seu estilo de toca, com estas tarefas facílimas como regular a tensão das cordas, alturas, etc, uma dica...FAÇA VOCÊ MESMO. Só não tente forçar o tensor mais do que o necessário pois você poderá estragá-lo, principalmente se a qualidade de seu intrumento for baixa.
    Mas só faça sozinho se tiver um mínimo da capacidade para isto, senão, faça como recomenda o bom amigo e sensato Maurício Luiz Bertola: Leve ao Luthier.Valeu.

    Tramba
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    o que é que é TENSOR?

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Tramba

    É uma barra de mtal que atravessa o braço, (aquele parafuso que podemos ver nas extremidades) que serve para regular a curvatura do braço.

    Dark Avenger
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    erasmolousada
    O cara eh bom, mas como eu disse ele mora muito longe da minha casa e so pode fazer a regulagem comigo do lado de segunda a sabado de manhã, mas como eu to no 3o ano tenho aula todo sabado....ai complica. Mas quando eu compro um instrumento novo eu mando pra ele pra ele alinhar e polir os trastes e deixar a regulagem perto da minha. Eu so deixo o braço um pouco mais reto (muito pouco mesmo) e quando precisa abaixo ou subo as cordas.

    Dark Avenger
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    E por falar em tensor esse luthier me falou que o tensor quando fica no final do braço (no headstock) ele 'regula' melhor o braço so que quando o tensor fica no começo do braço, porque quando ele fica no começo do braço quase não aje sobre as 4 primeiras casas que precisam de mais 'influencia' dele do que as ultimas casas. Isso é verdade?

    Ronin
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Existe um lance bem legal com luthier que é quando ele se torna o "médico" da família... o luthier aonde levo meu baixo já me conhece tão bem que confio na regulagem dele meio que cegamente... ele conhece minha pegada e consegue, sem eu por perto, deixá-lo como quero.

    Claro... isto não acontece de um dia para o outro, é o trabalho de um relacionamento "médico/paciente" de longa data e muito diálogo.

    erasmolousada
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Dark Avenger
    deponde de como ele instalou o tensor, o tamanho do tensor, ele tem que ver onde fica o centro da ação do tensor e intalar no local correto.
    eu pessoalmente prefiro colocar a saída do tensor para o corpo pois acho mais seguro que na mão, acho pequena a área de colegem e fica pouco material para ter resistencia, pois o corte tem que ser largo para caber a balinha, ou fundo para ter ação a chave. bom é uma questão de preferir, mas na mão é mais prático para regular.
    na maioria das vezes o instrumento tem dois captadores e é preciso retirar o braço para regular. mas...
    valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tensão das cordas