Opnião: Francis "Rocco" Prestia

Autor Mensagem
allexcosta
Veterano
# jan/08 · Editado por: allexcosta
· votar


Edão

O que você sabe que o Jaco falou do Nico Assumpção?

Moro em Boca Raton, 20 minutos de Fort Lauderdale, cidade onde o Jaco morava. Conheco um coroa baixista q era amigo do Jaco. Ele falou q uma vez o Jaco tava tocando num bar e o Nico entrou e q o Jaco virou de costas pq ele ficava meio sem graca com a presenca do Nico. Esse cara me falou q o Nico era um dos poucos baixistas q o Jaco respeitava e falou tambem q o Jaco admirava o jeito "stacatto" do Nico tocar.

ClaudioBass
Veterano
# jan/08
· votar


allexcosta
decada de 60 soh existia ele. Ateh Jaco copiou o Rocco. O baixo eh o q eh hoje por causa de baixistas como ele, Clarke, Jackson, Jaco e baixistas desse naipe. O BIT tem um curso especial q acontece de vez em quando soh pra estudar o Rocco. Serah q tah todo mundo enganado?

Sim, concordo que nas décadas de 60 e 70 foi um diferencial, e que a forma de tocar do Rocco seja um objeto de estudos, da mesma forma como existem escolas que estudam Jaco e Nico, apenas acho que na escala dos "galácticos" existem muitos outros músicos antes do Rocco.


Edão
O que você sabe que o Jaco falou do Nico Assumpção?

Na Cover Baixo com capa do Nico Assumpção, saiu uma entrevista com a esposa dele onde ela diz que o Nico gostava muito do Jaco, mas o Jaco não queria ver o Nico nem pintado, mas não deixava de ver e ouvir o que o Nico estava fazendo. Ela diz na entrevista que num show do Nico, o Jaco sentou-se na primeira fila e permaneceu todo o show imóvel olhando pra cara do Nico. Ao final do show o Jaco foi ao camarim, parou na porta, bateu palmas de forma irônica e disse: "Parabéns Nico, mas isso tudo que você tocou fui eu que criei...", depois, virou as costas e foi embora!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

allexcosta
Veterano
# jan/08 · Editado por: allexcosta
· votar


ClaudioBass

Interessante essa historia do Jaco da Cover Baixo. Talvez por isso entao ele virou de costas nesse dia q eu citei. O Jaco era muito doido neh... Nico definitivamente nao imitava ele, o Nico usava muita frase de pianista, nao de baixista.
No dia q o Jaco conheceu o Marcus Miller ele disse assim:

"Ah, entao vc eh o neguinho q vive me imitando, neh?"

Leofunkbass
Veterano
# jan/08
· votar


Acho muito legal essas historias do Jaco ainda mais com o Nico junto.... o cara era muito doido mesmo! O pior é que ele sabia que ele tocava demais, e também sabia que todos o admiravam como músico. Que pena a gente ter perdido esses dois gênios.

ClaudioBass
Veterano
# jan/08
· votar


allexcosta
Nico definitivamente nao imitava ele, o Nico usava muita frase de pianista, nao de baixista.

Ahhh, com certeza... eu fui aluno do Nico em acústico, e logo de cara você percebia que o Nico tinha um estilo próprio, e uma didática maravilhosa... parecia inclusive que ele nem curtia muito tocar o material do Jaco. Quando eu via o Nico tocar, não enxergava nele nada que pudesse lembrar o Jaco, estilos completamente diferentes.

No dia q o Jaco conheceu o Marcus Miller ele disse assim:
"Ah, entao vc eh o neguinho q vive me imitando, neh?"


Putz, isso é bem coisa do Jaco mesmo... por tudo o que eu já li dele, ele parecia ser um cara insuportável, porém genial!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

Paco Ribeiro
Veterano
# fev/08
· votar


allexcosta


Pelo q eu sei o jaco nunca falou ter sido influenciado pelo nico, pelo contrario
tem um história q ele estava passando em frente a um local onde tava tendo um show do nico ai ele entro e quando terminou o show foi a o camarim do nico e falou assim:

"Olá, sou Jaco Pastorius gostei muito do seu som mas que pena q tudo o que você fez foi eu que inventei."

sendo assim acho pouco provável ele ter dito isso.. =P

e outra na vídeo aula dele ele fala um monte de gente que influencio ele e n lembro dele falar do rocco

allexcosta
Veterano
# fev/08 · Editado por: allexcosta
· votar


Paco Ribeiro

Do Rocco ele falou em alguma outra entrevista, alem disso eh soh escutar os dois. Do Nico foi uma estoria local q escutei, mas posso estar enganado.

http://www.activemusician.com/Jaco-Pastorius-16th-Notes--t13i105

vefer
Veterano
# fev/08
· votar


À todos:
Sendo a música algo tão imaterial, tão espiritual e sublime ela precede a técnica. Todos esses caras incríveis, assim o são muito mais pela musicalidade deles do que pela técnica. Tenho visto neste forum algumas pessoas que se mostram muito preocupadas com o próprio ego. Arte é arte e vai depender sempre do contexto em que está inserida. Não existe bom ou ruim, existe o que te toca ou não. É hilária esta atitude de Jaco. Desproporcional... Para mim ele estará sempre no nível máximo e junto com tantos outros que admiro. Não vejo ninguém abaixo ou acima dele pois a músicalidade de cada um é sempre imensurável.

Paco Ribeiro
Veterano
# fev/08
· votar


allexcosta

Legal não sabia do Rocco! =]

Ivanov_br
Veterano
# fev/08
· votar


O fingestyle dele é show! Funk não é sinonimo de slap!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opnião: Francis "Rocco" Prestia