Acordes Diminutos - Tópicos Definitivo

Autor Mensagem
Peter Rocks
Veterano
# fev/05


*Eu originalmente postei esse tópico no Fórum de Guitarra, mas os guitarristas não deram bola, então estou postando aqui.

Os acordes diminutos podem assustar um baixista inexperiente, mas esses acordes podem ser simplificados.


Na realidade só existem 3 acordes diminutos: Cdim, C#dim,Ddim. Todos os outros são inversões desses primeiros.
Por exemplo, o acorde Cdim.
Suas notas são: C - Eb - F# - A. Se nós quisermos os acordes de Ebdim, F#dim e Adim, coloque a nota no baixo desse acorde. Exemplo:
Cdim: C - Eb - F# - A
Ebdim: Eb - F# - A - C
F#dim: F# - A - C - Eb
Adim: A - C - Eb - F#

Faça o mesmo com os acordes de C#dim e Ddim, e você acha todos os 12 acordes diminutos.

Só para ajudar:
C#dim: C# - E - G - Bb
Ddim: D - F - G#- B

Outra dica:

Se você estiver improvisando sobre uma cifra e vc encontrar um acorde diminuto, vc pode solar pensando num acorde 7b9, uma terça maior abaixo. Exemplo:

Bdim pode se "transformar" em um G7b9. Isso é muito válido na hora do solo, pois improvisar sobre um acorde 7b9 é mais fácil do que improvisar sobre um acorde dim.


Resolução dos acordes diminutos

Os acordes diminutos são acordes que, como Willy Verdaguer (colunista da Cover Baixo) diria, imploram por uma resolução.
Existem muitas opções de resolução. Essa resolução é feita para os acordes sensíveis aos acordes diminutos.
Exemplo: Cdim
C# e B são sensíveis de C, ou seja, podemos resolver para C#, B, C#m ou Bm.
E e D são sensíveis de Eb (terça menor de Cdim). Podemos então resolver para E, D, Em e Dm.
F e G são sensíveis de F# (quinta diminuta de Cdim). Podemos resolver então para F, G, Fm e Gm.
Ab e Bb são sensíveis de A (sexta menor de Cdim). Podemos então resolver para Ab, Bb, Abm e Bbm.

Ou seja, para apenas um acorde, temos 16 opções de resolução. Tentem experimentar com isso e espero que aproveitem esse texto.
Vlw!
Pedro Faria (Peter Rocks)



*Fonte: Cover Baixo e 101 Bass Tips (Gary Willis)

Peter Rocks
Veterano
# fev/05
· votar


Aqui está a parte q o Edson Sousa contribiu. Vlw mesmo kra!

Mais dicas.
Aproveitando as dicas do Peter, gostaria de adicionar uma coisa:

1) Pode-se acrescentar tensões no acorde diminuto, por exemplo:

Cº 7M
Cº (9)
Cº (11)
Cº (b13)

2) Pode-se substituir o acorde diminuto pelo acorde X7(b9) sobre as notas de tensão (7M,9,11,b13)do acorde diminuto.

Exemplo:

G#º pode ser substituido pelos acordes:

G7(b9)
A#7(b9)
C#7(b9)
E7(b9)

3) Na improvisação (num solo), pode-se aplicar tríades maiores em sweep, sobre as tensões do acorde diminuto, ou seja, meio tom abaixo do acorde, subindo tom e 1/2.

Abraço

Edson Sousa

Peter Rocks
Veterano
# fev/05
· votar


up

Gabriel_Bp
Veterano
# fev/05
· votar


podiam dar um deixar la em riba esse tópico né? deixar ele definitivamente na primeira página (muito sono e eu não lembro o nome disso heheheh)

Hamilton Pinheiro
Veterano
# fev/05
· votar


Peter Rocks

Dúvida. Pelo que me consta a sensível é o sétimo grau de uma escala e se situa um semitom abaixo da tônica sempre. Neste caso C# não é sensível de C e sim C é sensível de C# (ou Db). As resoluções comuns dos acordes diminutos são em relação aos seus trítonos (o acorde possui 2). Como cada trítono resolve em 4 acordes teremos então 8 resoluções.

A resolução descendente (no caso Cº para B ou Bm) não é uma resolução de trítono. Sei que existe esta cadência, não sei exatamente porque funciona bem mas com certeza não é um resolução onde o acorde diminuto tem função dominante (consulta em Almir Chediak). Na realidade é classificado como diminuto de passagem descendente. Apenas os ascendentes possuem função dominante.

Neste caso, minha dúvida é:
Pelo que li até hoje os diminutos resolvem apenas (apenas?) em 8 acordes. Qual a explicação ou a fonte dos dados que você colocou para a resolução em 16 acordes.

Caso eu tenha cometido algum erro me corrija, por favor.

Peter Rocks
Veterano
# fev/05
· votar


Hamilton Pinheiro

Ae kra, pelo q eu entendi do q eu li, notas sensíveis são as notas q estão coladas" umas nas outras, ou seja, a nota um tom abaixo e um tom acima de uma certa nota. Como o acorde diminuto tem 4 notas e cada nota tem 2 sensiveis. E cada nota sensivel pode ser tanto maior quanto menor. Então: 4 notas X 2 sensíveis X 2 opções de resolução (maior e menor) = 16 opções de acordes. Na verdade, são apenas 8 acordes diferentes, o q muda é a opção de ser maior ou menor, o q gera 16 resoluções.
Espero ter elucidado a dúvida.
Um abraço kra
Pedro

Hamilton Pinheiro
Veterano
# fev/05
· votar


Ainda fico com dúvida.

A sensível, pelo que li, fica sempre um semitom abaixo da tônica. Se a nota estiver a um tom abaixo da tônica (caso da sétima de uma escala menor natural), é chamada de subtônica e não de sensível.

No caso da aproximação superior (o semitom acima da tônica), nunca vi nada sobre o assunto. Os acordes sub V, que estão um semitom acima da tônica, têm resolução por que a sétima dele é a sensível da tônica e a terça dele é a quarta da tônica. Lembrando que a resolução de um trítono se dá pela sensível indo para a tônica e a quarta indo para terça, isso funciona no sub V mas não no diminuto.

Explicando melhor:

em C (acorde) a sensível é B e a quarta é F. Estas duas notas formam o trítono do acorde G7 (G B D F).

A resolução deste trítono se dá por B indo para o C e F indo para o E (ou Eb para acordes menores).

Em um sub V, Db7 no caso, o F é a terça e o B é a sétima fazendo a mesma resolução do G7. No acorde C#º não existe a resolução do trítono (diminuto de passagem descendente), mas em Bº isso ocorre (diminuto de passagem ascendente).

A minha questão ainda é: É claro que o diminuto descendente forma uma cadência, mas existe resolução?

Particularmente nunca li isso.

harakiri
Veterano
# fev/05 · Editado por: harakiri
· votar


"Ae kra, pelo q eu entendi do q eu li, notas sensíveis são as notas q estão coladas" umas nas outras, ou seja, a nota um tom abaixo e um tom acima de uma certa nota"

a sensível fica 1/2 tom abaixo da tônica, e nao um 1 tom abaixo e nem 1/2 tom acima nem 1 tom acima


Hamilton Pinheiro

eu tenho uma apostila velha do ian guest
que fala que diminuto de passagem descendente é só IIIm7 bIIIº IIm7,
e no livro do chediak fala que pode ser qualquer diminuto que a resolução
esteja 1/2 tom abaixo da fundamental do diminuto.
é só o primeiro caso mesmo, ou pode ser de qualquer diminuto que o próximo acorde esta 1/2 tom abaixo?

Hamilton Pinheiro
Veterano
# fev/05
· votar


Pelo que sei o diminuto de passagem descendente pode ficar em qualquer lugar. O mais comum é IIIm7 bIIIº IIm7, mas já vi muito no VIm7 bVIº Vm7 I7 IV7M ... . O diminuto de passagem ascendente funciona como um acode dominante. Se você acrescenta a nota E no acorde G#º este torna-se E7(b9) que resolve em A ou Am.

LeandroP
Moderador
# fev/05 · Editado por: Moderador
· votar


Um shape que gosto muito de usar é o VIIº da escala menor harmônica.

Descobri este shape justamente pela dificuldade na digitação
entre a b6(sexta menor) e a 7M (sétima maior) da escala.
Então eu resolvi omitir a b3 (terça menor) e partir a escala
da 7M, causando um efeito diminuto.



Exemplo usando a Am hamônica:

G-----------------------7-9-10--
D----------------6-7-9---------- vai e volta
A---------5-7-8-----------------
E--4-5-7------------------------



Hamilton Pinheiro
Veterano
# fev/05
· votar


O desenho acima se aproxima muito da escala diminuta tom + semitom.

Escala da A diminuto partindo do G# fica assim:

G---------------------------------7-8-10-11----
D----------------------6-7-9-10---------------- vai e volta
A------------5-6-8-9----------------------------
E--4-5-7- 8-------------------------------------

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


Hamilton Pinheiro

Só que esta escala tem um lado de digitação bem interessante. Ela começa com semitom na primeira corda (E) e com tom na segunda (A), semitom da terceira (D) e tom na quarta (G). A minha idéia é apenas tirar a nota C da escala, pra distribuir 3 notas por corda.... embora eu comece a escala pela 7M (G#), eu ainda penso nela como menor harmônica ou como Ealt

thebassx
Veterano
# fev/05
· votar


eu li o artigo sobre diminutos do Willy Verdaguer da cover baixo de julho/2004 e ali consta 8 acordes q resolvem os diminutos.. e noa 16 pq sensivel fica 1/2 tom *acima* da tonica..... nao eh?
no artigo ele diz assim:
'Se estiver num Cdim veja quais sao as notas q o formam: C, D# F# e A?' (...) Vejamos a nota C é sensivel de de Db e Dbm, a nota D# é senivel de E e de Em ....

The Picker
Veterano
# fev/05
· votar


'Se estiver num Cdim veja quais sao as notas q o formam: C, D# F# e A?' (...) Vejamos a nota C é sensivel de de Db e Dbm, a nota D# é senivel de E e de Em ....

nos outros acordes nao funciona assim? por que?

Hamilton Pinheiro
Veterano
# fev/05
· votar


Que outros acordes?

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


thebassx

Isso porque um diminuto se transforma em 4, certo?!

O diminuto resolve tanto meio-tom acima como abaixo, então são 16 resoluções.

Resolução Abaixo: | C7M | Eb° | Dm7 |

Resolução Acima: | C7M | Eb° | Em7 |

Hamilton Pinheiro
Veterano
# fev/05
· votar


Essa é a questão. Ele não resolve abaixo. A cadência existe e é confortável mas não há resolução de trítono.

Teimoso
Veterano
# fev/05
· votar


Bem já que o assunto e diminuto tenho algumas duvidas já postadas e vou recoloca-las aqui e se puderem me ajudar eu agradeço.

Posso trocar acordes Diminutos por outro acorde simples

Numa sequencia abaixo posso trocar o C° por algum outro acorde, Qual?

C C7 F C ° C

e nesta sequência. Aproveitando o embalo, qual seria a função desses acordes diminutos na harmonia da música?

G7 C C ° G7 E7 Am

Peter Rocks
Veterano
# fev/05
· votar


Teoricamente, vc pode substituir um acorde diminuto por um acorde 7b9 2 tons abaixo. Nesse caso, o Cdim seria um Ab7(b9).

Hamilton Pinheiro
Veterano
# fev/05
· votar


Correto.

Este acorde ( Ab7(b9) ) resolve aonde?

No Db (maior ou menor). Ou seja, a resolução se dá para o semitom acima do acorde diminuto. Não ha resolução para B (meio tom abaixo) pois Cº não substitui o F#7.

Concorda?

Hamilton Pinheiro
Veterano
# fev/05
· votar


Teimoso

No primeiro exemplo: C C7 F C ° C
Provavelmente a substituição por um acorde dominante como Peter Rocks colocou não soará do mesmo jeito, pois este é um diminuto auxiliar (que precede o acorde com a mesma nota - C). Este efeito é usado para retardar a resolução da cadência.

Toque C C7 F C e depois C C7 F Cº C. Veja que o Cº atrasou o repouso. Uma sustituição pode tirar este efeito.

No caso do G7 C C ° G7 E7 Am o Cº é um diminuto ascendente e tem função de um dominante.

Explicando: Cº = Ebº = Gbº (ou F#º - para nosso exemplo) e Aº.

Como Cº precede G7 é o mesmo que F#º preceder G7 - Função de dominante.

Para substituir este acorde a melhor opção é D7(b9) - o dominante de G.

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


Eu penso assim: sobre um acorde dominante eu posso substituir por um diminuto da sua terça. Por exemplo, o G7 eu posso usar um Bdim, no A7 eu uso um C#dim, num C7 um Edim.... como os diminutos se desdobram, o mesmo ocorre com os dominantes.... o legal é a tensão b9 que pinta sobre estes dominantes.

Também uso o mesmo pensamento, aplicando os meio-diminutos, que não passa de uma simples inversão.

Agora uma progressão que achei interessante é esta:

| Cº | Bº/C | C |

até agora eu não compreendo esta inversão de baixo do Bº... mas soa muito bem!

Andre Neiva
Veterano
# fev/05
· votar


Olá galera!!!
André Neiva estará no dia 01 de Março entre 20:00 e 22:00,
no MSN para bater um papo virtual com que estiver afim de tirar
algumas dúvidas,saber algo sobre sua carreira ou só falar sobre
muita baixaria(no bom sentido é claro).
Aos interessados é só adicionar o e-mail neivabass@hotmail.com no seu MSN.
Avisem aos amigos.
Atenciosamente,
AN Produções e Eventos cia.

marceloco
Veterano
# fev/05
· votar


Alguem conhece a video aula do Patitucci A Dictionari of Grooves & Techniques?
Alguem teria o pdf em tablatura eu possuo o original em partitura coisa que eu não sei ler.
Grato
QUeria ao menos o final onde ele toca reggae, baião, africa e samba.

Hamilton Pinheiro
Veterano
# fev/05
· votar


O reggae e o afro, tudo bem. Mas baião e samba pega com o Giffoni. Aprender ritmo brasileiro com gringo é o mesmo que ensinar engenheiro da NASA a construir foguete.

caiquedourado
Veterano
# fev/05
· votar


marceloco
Eu tenho! tá em VCD! olhe em minha lista! tá com o nome eletric bass 2! Eu já vi seu nick algum lugar!

Um abraço!

Caique Dourado

Lord_byron
Veterano
# out/07
· votar


Aí galera então não existe arpejos menores diminutos??

Will Piasecki
Veterano
# out/07
· votar


Lord_byron

Os acordes diminutos são menores :)

Lord_byron
Veterano
# out/07
· votar


Will Piasecki

Como assim..

Porque na formação dos acordes menors eh :

tom semitom tom tom tom semitom tom

e nos diminutos eh:

tom semitom tom semitom tom semitom tom..

Então como eh??

Will Piasecki
Veterano
# out/07
· votar


Lord_byron

Calma lá, o que caracteriza um acorde menor é a terça menor, certo?

No acorde MAIOR de C temos:

C E G

No acorde MENOR de C temos:

C Eb G

então a única diferença é terça (a segunda nota que compõe o acorde).

No acorde de C diminuto temos:

C Eb Gb

(isso sem sétima/sexta maior) mas como ele tem terça menor, então nao deixa de ser um acorde diminuto.


Isso: "tom semitom tom tom tom semitom tom", é a formação da ESCALA MENOR, porém, se pensarmos nos modos gregos em tom de C, teremos:

C maior
D MENOR
E MENOR
F maior
G maior
A MENOR
B diminuto

Sendo que cada acorde menor tem escalas diferentes, a escala que vc falou só vale para o A MENOR (em tom de C)

Entendeu? Acho que fui meio confuso... Se nao entendeu pergunta de novo que eu tento ser mais claro :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acordes Diminutos - Tópicos Definitivo