Conservação das Cordas [Definitivo]

    Autor Mensagem
    José Mário Zanini
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: José Mário Zanini


    Como todo baixista sabe, um jogo de cordas para contrabaixo não é nada barato, ainda mais se for para baixos de 5 ou 6 cordas. Por isso, resolvi reunir aqui tudo o que sei e o que encontrei aqui no fórum no que se refere a conservação das cordas do nosso instrumento. Lá vai...

    * * *

    Para fazer com que cordas velhas soem como novas a primeira dica é ferve-las. Faça o seguinte: Retire as cordas do baixo e enrole-as. Coloque-as em um recipiente com mais ou menos um litro d'água e com umas duas colheres de detergente neutro e deixe ferver por uns quinze minutos. Tire do fogo, jogue fora a água e enxágüe as cordas com água limpa. Enxugue-as e deixe-as secar ao sol. Recoloque as cordas, afine e pronto.
    Cuidado: Ferver as cordas pode ser uma boa maneira de melhorar o som e economizar uma grana, o timbre fica como novo (apesar de ser por pouco tempo, aproximadamente 2 semanas), mas há um porém: quando aquecemos (fervemos) as cordas (ou qualquer outro material) elas se dilatam perdendo a resistência, a tenção e quebram facilmente, portanto, depois de ferve-las cuidado. Ah, ferva as cordas no máximo umas 3 vezes, depois disso a fervida não fará muita diferença.

    Pergunta: É preciso regular o braço do instrumento depois de ferver as cordas?

    Resposta (por marcioazzarini): Não precisa regular o braço, regular tensor a cada vez q vc troca de corda... ISSO NÃO É NECESSÁRIO. É normal q qdo vc tire as cordas, o braço do instrumento volte um pouco para trás, pois vc aliviou totalmente a tensão das cordas, mas isso não tem problema; basta colocar novamente as cordas e deixar o instrumento quieto por alguns instantes, q o braço voltará ao lugar naturalmente.

    * * *

    Outra dica para melhorar o timbre das cordas velhas é usar álcool absoluto, álcool isopropilico ou álcool 100% (que são a mesma coisa) que é vendido em lojas de essências de perfume ou em farmácias. O truque é simples: pega-se um vasilhame de refrigerante de 2 litros, coloca-se o álcool (cerca de meio litro), colocam-se as cordas, fecha-se bem a garrafa e agita-se com firmeza por uns 20 minutos (como uma coqueteleira). Lembre-se não basta apenas mergulhar as cordas no álcool, as cordas devem ser agitadas para que uma esfregue na outra e se limpem. Depois desse processo é só enxugar, deixar secar ao sol e mandar ver. O Timbre dura uns dois meses e dá pra repetir o processo quantas vezes quiser, porque isso não estraga o metal.
    Cuidado (Por isaiasgs): A lavagem com álcool tb retira a proteção natural da corda q vem de fábrica. Essa proteção tenta impedir q a corda absorva o suor e outras sujeiras. Depois q limpa com álcool a corda fica nova, mas sem essa proteção, então suja rapidamente com o suor da mão.


    Bom galera, é isso aí, se esqueci alguma coisa, postem aí, e postem também dicas sobre produtos para limpezas de cordas, marcas de cordas mais resistentes a oxidação, enfim tudo para que possamos melhorar o nosso som sem gastar muito.

    Abraços...

    José Mário Zanini
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Se alguém se interessar em ler, aí estão os links falando sobre a conservação das cordas, que me ajudaram a criar este tópico.

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=2&t opic=44587

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=2&t opic=52166

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=2&t opic=52970

    marcioazzarini
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    José Mário Zanini

    Boa iniciativa... Tem muita gente q cria tópicos por falta de encontrar as informações centralizadas.

    ;]

    Wolfram
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    O Timbre dura uns dois..........
    Dois oq?

    isaiasgs
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    José Mário Zanini

    Valew aí pela centralização dessa informação q eu considero das mais importantes na vida de um baixista.

    Wolfram

    O texto deveria falar q dura cerca de 2 meses.

    Valew.....

    José Mário Zanini
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Desculpa pelo erro, já corrigi.

    Ettore
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Outra dica que me deram para conservar as cordas de baixo , era pegar um tubo de um desodorante chamado "Impulse" espirrar o aerossol diretamente nas cordas , eu peguei o da minha irmã e apliquei nas cordas do meu baixo , o timbre durou uns 3 meses , esta é outra maneira de conservar a corda.

    joaozitorossi
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    José Mário Zanini
    BOA INICIATIVA! Isso eh realmente mt bem vindo por aqui...

    Ettore
    essa eu naum conhecia! mas explica melhor...tem q deixar no sol? deixa qt tempo no desodorante?

    José Mário Zanini
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: José Mário Zanini
    · votar


    Encontrei isso na net e vou transcrever:

    "Outra boa idéia é passar um produto chamado FastFret (facilmente encontrado em qualquer boa loja de instrumentos), que muitos pensam servir apenas para guitarristas. Cito pelo nome porque desconheço um similar de outra marca. Além de conservar as cordas, tem-se a sensação de estar usando um encordoamento novo e sua execução fica mais ágil. Ao aplicar, passe-o em toda a extensão da corda e por todos os lados, não esquecendo de usar a flanelinha que vem junto para retirar o excesso”.

    “Outra dica é colocar um daqueles saches de sílica gel no seu case para evitar a umidade. Mesmo as melhores e mais caras cordas enferrujam, não importa o que os fabricantes digam”.

    EGO
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    O àlcool isopropílico faz milagre, mas ao invés de usar depois de velhas, eu fiz o seguinte. Coloquei um jogo de FENDER 0.40" e sempre que acabo de usar passo com uma flanela. Resultado: MINHAS CORDAS ESTÃO COMO NOVAS DESDE O FINAL DO ANO PASSADO. Toco todo final de semana. Bem, eu nunca havia usado essas cordas, mas acho improvável que elas durariam tanto se eu não utilizasse isso. O que vcs acham ???

    Bass_Master
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    mas vcs apenas estão comentando de restaurar as cordas.. e para conservar mesmo, o q vcs recomendam?? flanela todo dia? o q??

    Magno Vilhena
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Se vocês gostam realmente do baixo joguem fora as cordas velhas e coloquem novas. O barato vai sair caro quando o braço der um problema, e ele dá, creiam. Quanto a trocar de cordas é legal trocar uma por vez sem destensionar o braço e sem tirar todas de uma vez.

    PuNk Bass
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Magno Vilhena
    Discordo. É óbvio que vc não ficar com o mesmo jogo de cordas o ano inteiro, mas dá para manter um bom rendimento com ele por muito tempo, dando os cuidados necessários.

    Bass_Master
    para conservar mesmo, o q vcs recomendam?? flanela todo dia? o q??
    Leia todo o tópico.... heheh
    ;)

    isaiasgs
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    EGO
    Legal kra!! nunca tinha pensado nisso.

    Vc anda com uma flanela sempre umidecida com álcool? ou molha ele com álcool na hora de passar? E o alcool pode estragar a pintura etb não e desejável seu contato com a escala, né?

    Magno Vilhena
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    PuNk Bass
    É claro que dá para manter mas quando seu baixo começar a ter problemas de braço não culpe o fabricante.

    Expressão
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Eu também nunca deixei meus baixos sem cordas. Sempre troco uma corda por vez. Acho que o destencionar o braço do baixo é um crime.

    Uso flanela ao final de cada utilização e limpo bem.

    Nunca usei fervimento ou alcool, mas a cordas em meus baixos têm grande duração, acredito pelo fato de limpá-las com flanela e uso de sacos de sílica gel no case. Também tenho sorte de ter mínima sudorese nas mãos.

    Pedro Wood
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    PuNk Bass, creio que o Magno Vilhena estava falando especificamente do ato de ferver as cordas. Quando você tira as cordas do instrumento e as ferve você está causando alterações irregulares e não previstas nela que podem e com certeza irão comprometer o braço do seu instrumento cedo ou tarde. As cordas saem de fábrica já tensionadas regularmente via computador e já livres de muita tensão superficial, que seriam alguns elétrons livres na superfície que fariam com que a corda tendesse a voltar ao seu estado natural, ou seja, elas vêm tratadas. Quando você ferve as cordas você está provocando dilatações irregulares por toda a corda e consequentemente modificando-a de forma totalmente aleatória, ou seja, você tira uma corda do seu baixo e após ferver colocará outra corda diferente de volta com todas as forças irregulares, até porque após ser fervida a corda terá partes que se contrairão de volta e outras não porque foram destemperadas. O efeito com o tempo no braço do instrumento pode ser devastador e irá aparecer cedo ou tarde até porque a corda estará "viva", por assim dizer, mas mesmo que não estivesse ela é outra corda e como todos sabemos a regulagem do instrumento, de preferência feita por um luthier, deve ser feita segundo a sua ação preferencial de cordas e com o jogo de cordas que você utilizar sempre, de calibre específico, e quando se troca um jogo de cordas por outro de calibre diferente é ideal que se regule o instrumento novamente. Vale ressaltar que cordas fervidas não pegarão regulagem por serem instáveis.

    Expressão, a durabilidade maior ou menor das cordas está ligada ao uso, aos cuidados e muito também a acidez do suor músico.

    EGO
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    isaiasgs
    Kra, você conhece aqueles líquidos refrescantes p/ hálito ? Eles vem com vaporizadores bem pequenos. Eu compro eles, limpo bem a embalagem e seco muito bem, depois armazeno o àlcool ISOPROPÍLICO alí. Dou umas isguichadas na flanela e passo SOMENTE NAS CORDAS, não coloco em risco a pintura nem a escala do meu PRECISION, é muuuita grana pra arriscar, mas a dica veio de uma fonte muito boa, então vale, mas como vc mesmo frisou, procure não molhas corpo e escalas.

    EGO
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Aproveitando, sem fugir muuuito do assunto. Comprei um produto da Fender mesmo para limpeza do corpo. A embalagem é branca, e o líquido é azul, mas ele deixa é difícil de secar, por mais que vc esfregue, e tem que esfregar bastante pra não ficar manchado. Tipo... não ví muito resultado. Será que a idéia do produto não era conservar e sim restaurar uma pintura ´já danificada ? Porque meu baixo está com a pintura ótima, realmente não há riscos nem nada, mas não notei melhoras.

    Expressão
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    EGO
    É esse que eu uso. Fender Guitar Cleaner and Polish (Ref AZ 85258). Vaporizo sobre a madeira uma quantidade bem pequena e uso flanela depois. O melhor é usar bem pouquinho em cada polida. Meus instrumentos ficam brilhando e bem limpos por uns 3 meses. Você pode por os dedos na madeira que não fica a impressão digital. Uso a cada 6 meses e o polidor dura uns 2 anos (mesmo polindo regularmente 7 instrumentos). Não use muito polidor pois fica bem difícil de passar a flanela depois mesmo.

    Ettore
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    A dica do desodorante é assim : vc pega o desodorante AXE ou impulse spray , e espirra diretamente na corda e espera secar, lembre-se de cobrir atrás das cordas com papel ou cartolina antes de aplicar, para não pegar o spray nas escalas, e também para o timbre durar mais espirre no dedos o desodorante e toque , pois a ação desodorante absorve o suor mantendo as cordas seguras.

    EGO
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Expressão
    O corpo do seu instrumento é de madeira ? Ou vc usa no braço tbm.

    Criminal
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Expressão

    Fender Guitar Cleaner and Polish (Ref AZ 85258)

    E essa parada tem em qualquer loja de instrumentos?
    Vale a pena?

    Buja
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Como Conservar e Recuperar Cordas de Baixo

    Um dos grandes inconvenientes dos instrumentos de corda é a durabilidade do encordoamento. A gordura e o suor de seus dedos, em contato com o metal das cordas, vai acumulando sujeira e oxidando pouco a pouco, causando uma queda constante na qualidade do som e estragando-as.

    A primeira dica é para sempre limpar suas cordas após tocar. Utilize um trapo velho para limpá-las e secá-las, principalmente na parte de baixo, onde normalmente a pessoa não se preocupa muito, por esquecer que o suor escorre e fica lá, quietinho, esperando você guardar o baixo no seu case para começar a agir!

    Outra boa idéia – mesmo correndo o risco de parecer merchandising – é ocasionalmente passar um produto chamado FastFret (facilmente encontrado em qualquer boa loja de instrumentos), que muitos pensam servir apenas para guitarristas. Cito pelo nome porque desconheço um similar de outra marca. Além de conservar as cordas, tem-se a sensação de estar usando um encordoamento novo e sua execução fica mais ágil. Ao aplicar, passe-o em toda a extensão da corda e por todos os lados, não esquecendo de usar a flanelinha que vem junto para retirar o excesso.

    Uma terceira dica: coloque um daqueles sachês de sílica gel no seu case para evitar a umidade. Mesmo as melhores e mais caras cordas enferrujam, não importa o que os fabricantes digam...

    Se apesar de todos os cuidados o seu encordoamento estiver pedindo por socorro, experimente "ferver" as cordas. Coloque numa panela velha que você não use mais alguns copos d'água e umas duas colheres de sopa de vinagre. Coloque as cordas na mistura e ponha para ferver. Depois de alguns minutos, tire as cordas – com cuidado para não se queimar! – e seque-as com cuidado. Recoloque-as no seu baixo e você vai perceber que o som ficará mais brilhante e claro, pois boa parte das sujeirinhas que estavam embaçando seu som foram embora. Porém não seja pão duro: ficar fervendo suas cordas toda hora não vai fazer milagres. Utilize este macete só uma vez e, quando sentir que elas já deram o que tinha que dar, coloque cordas novas no seu baixo.

    Ele merece.

    Fonte: Como Conservar e Recuperar Cordas de Baixo - Especial http://whiplash.net/materias/especial/000122.html?utm_source=feedburne r&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2FiSMr+%28WHIPLASH. NET+-+Rock+e+Heavy+Metal%29#ixzz1p0AlSOSr

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conservação das Cordas [Definitivo]