Fender jazz Bass 72

    Autor Mensagem
    IgorSp3
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: IgorSp3


    ontem eu fui tocar com a minha banda e o baixista da outra banda tinha um fender jazz bass americano 72, eu nao gostei nem um pouco da sonoridade dele, achei sem brilho....

    IgorSp3
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    oq vcs acham desse bass??

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Ele não é feito para ter som "brilhante" e comprimido como um baixo ativo. O range dos seus harmônicos é muito maior que a maioria esmagadora dos baixos ativos, JUSTAMENTE por causa do conjunto de suas características e seu sistema passivo.

    Ele foi concebido inicialmente para "simular um baixo acústico", só que descobriram que seu som é muito "pancada" pro rock, principalmente palhetado. Daí em diante virou febre, bola de neve e o pessoal adotou a nova identidade dele e do Precision. Seu médio e definição tem uma personalidade inconfundível, o baixo "ronca" acho que voce me entende. Um Fender 72 é uma raridade. Tenho um 75, por isso te digo isto.

    Agora:
    1. Qual amplificador o carinha usou?
    2. De onde voce ouviu? Estava do lado do cara, longe, ouvindo um PA...?
    3. Suas cordas tinham o calibre 0,45 que é o mais indicado pra ele?
    4. Suas cordas tinham som de velhas ou novas amaciadas?
    5. O principal: O CARINHA TINHA "PEGADA"? Amplificação e instrumento não soam bem quando o músico não sabe tirar som.
    6. Ainda: Será que o baixo ainda tem as características originais?
    7. Outro fato: Gosto pelo som é como nariz, cada um tem o seu... ; ) De repente o som dele não é o seu som!

    Tem muita coisa aí pra dar uma opinião pra voce. Vc tem que se fazer estas perguntas primeiro, e depois acho que vc encontrará a resposta sozinho.

    isaiasgs
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Põ, kra...o 1º q vi falar mal do timbre de um genuino JB e logo um 72 !!!!

    O som final não depende apenas do instrumento...existm vários fatores...conservação das cordas e tb o ot´rio operador de PA q pode arrebentar com todo o som da banda.

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Isaíasgs disse: "o otário operador de PA q pode arrebentar com todo o som da banda."

    Cara, se o há algo que a gente não pode esquecer é isto. Se o melhor amigo do homem é o cachorro, que o melhor amigo do operador seja o músico. Os caras quando querem estragam qualquer som.

    joaozitorossi
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    IgorSp3
    Eu dou dois palpites...Corda velha ou como o isaías falou o otário operador de PA q pode arrebentar com todo o som da banda

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    IgorSp3
    Cara, esse baixo É O PADRÃO de TODOS os outros que vieram depois.
    O que vc ouviu deve ser relacionado a algum dos ítens citados acima.
    Abç

    paulinhomp3
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Desculpe falar parceiro , mas vc deve ter um gosto duvidoso , pq mesmo o fender ligado em uma caixa Frahn da pra sentir a diferença...desculpe nada pessoal mas se nao fosse bom nao teria tantos musicos tocando com ele...

    frankbass
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Olá!!!
    Eu como um Fendermaniaco assumido, nao poderia aceitar isso, mas se voce nao curtiu tudo bem, cada um tem seu estilo e seu gosto!
    Mas Fender 72 é uma raridade, ou posso falar... um tesão!
    Abraço!

    IgorSp3
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    frankbass
    é, mas o tobias q ele tava usando o som da de 10x0 no fender

    by-tor2112
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Olá Maurício...

    Quero saber se vc tem opinião formada sobre o "Fender Jazz Bass - Geddy Lee Signature"... gostaria de saber o que vc acha... já tocou num desses ? Comprei pq sou fã de Geddy Lee... e se ele usa... não deve ser fraco né !?

    Ah! É Made in Japan...
    Diz aí amigo !

    isaqueras
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Pow bicho, aí vc pisou no calo da galera!!!!!!
    Particularmente, tokei num e sinceramente'foi a melhor experiência que tive com um contrabaixo.
    Os graves atravessaram meu torax.
    Sentí orgulho de ser baixista nessa hr.

    Quer saber do mais... esse negócio de brilho é coisa de Drag Queen!!!

    rushrush
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: rushrush
    · votar


    Respeito um Fender como um crente respeita o pastor.
    É o pai dos baixos, sem dúvida, mas não gosto nem nunca gostei da sua tocabilidade, design e falta de opções no EQ básico, principalmente depois que comecei a tocar em um Alembic Orion e num Tobias 5 cordas ativo.
    Já toquei em uma dúzia de Fenders (americanos e mexicanos) e estou convencido de que não gosto, mas sem dúvida é um padrão histórico milenar sagrado que deve ser respeitado.
    É o tipo de instrumento q não gosto para tocar mas adoro ouvir.
    Realmente é uma questão estritamente de gosto, porém há a eminência do fato de se tratar de uma lenda.

    Um abraço.

    ANDRE1970
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Acho que o Gilberto Ribeiro está certo, alguma coisa estava errada nesse baixo ou com o baixista. Já ouvi alguns Jazz Bass da década de setenta e tive oportunidade de tocar em outros. Todos eram maravilhosos, timbre matador.

    Half
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Half
    · votar


    Eu arrisco dizer que o "x da questão" são as cordas.

    Dá pra dizer com toda certeza que, pode ser o baixo mais foda que exista no universo... Se as cordas estiverem ruins (digo, velhas/sujas), um abraço. Não dá, definitivamente, NÃO DÁ pra testar ou avaliar o som de um baixo, no qual as cordas estejam ruins. Eu aposto que muita loja deixa de vender instrumentos devido à má conservação da corda, justamente pq o cliente vai tocar, e o som sai uma porcaria. Logicamente não por culpa da loja, pois esta iria à falência se quisesse deixar todas as cordas dos instrumentos em dia.
    Enfim...
    Cordas velhas representam o principal mal dos instrumentos.

    rushrush
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: rushrush
    · votar


    Half
    Eu acho justamente o contrário em um ponto. Realmente as cordas fazem uma diferença imensa, tanto q cordas novas dão brilho até à um tonante, pois o EQ "teoricamente" fica em segundo plano quando a metaleira da corda nova vem a tona.
    Acho q baixo bom é aquele q dá som mesmo com cordas muito velhas, pq senão, pra q madeiras nobres, ferragens de primeira, pré, captadores, circuitos e acabamento de primeira linha, já q se as cordas forem velhas de nada adiantará tudo isso?

    Half, concordo em relação à importancia das cordas, mas estou convencido de q quando um instrumento tem som de baixo de verdade, o circuito, captadores, madeiras etc falam mais alto.
    Prefiro testar um instrumento em uma loja q esteja com cordas bem usadas, pois aí, a atenção fica voltada para o som real do instrumento.

    Minha opinião.
    Abração.

    ANDRE1970
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    rushrush

    É um ponto de vista interessante, não tinha analisado por esse ângulo!

    leomezz
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    rushrush
    A descrição usada por você foi o critério que usei para comprar os meus dois baixos: o Ibanez SR 505 de 1995 com captação ADX5 e o SX SJB75. Ambos estavam com cordas velhas e enferrujadas e, mesmo assim, pude perceber que havia uma sonoridade que transcendia as cordas velhas.
    Abç.

    rushrush
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    leomezz

    Tá bem de baixo hein cara.

    Ambos estavam com cordas velhas e enferrujadas e, mesmo assim, pude perceber que havia uma sonoridade que transcendia as cordas velhas.

    E aí o musico coloca boas cordas novas e um timbre maravilhoso acontece.
    Combinação infalível, ótimo instrumento com boas cordas novas.
    Abraços.

    Half
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    rushrush
    Bom, eu mantenho meu ponto de vista heeheeheh
    Concordo que com cordas novíssimas, qualquer baixo fica "maquiado", até mesmo um tonante, como vc disse. Mas vamos supor que fizessemos um teste "às escuras": eu não compraria meu Fender se o escutasse com cordas velhas. Assim como cordas novas praticamente igualam (em qualidade) o som de qualquer baixo, cordas velhas os colocam num mesmo patamar, sendo impossível diferenciar um Gianinni de um Fender.
    Eu acho que o mais correto é um intermediário, cordas amaciadas porém não velhas, possibilitando o cliente de testar o instrumento em condições ideais.

    leomezz
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    rushrush
    Podicrê....
    Abç

    by-tor2112
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: by-tor2112
    · votar


    rushrush

    Opa... escutei 2 músicas suas... bom som... o q vc usa além dos "basses" ?
    Que esquema vc usa... diz aí... 1 abraço

    by-tor2112
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    rushrush
    Ao vivo e em gravações... se possível.

    Alastico
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    sou meio suspeito pra dizer..nunca fui mto fan dos fenders..=)..eles podem ter um puta som...mas nao eh mto minha praia....achu a ergonomia dele meio estranha..o formato do corpo..nao curto....me sinto desconfortavel com eles....(modelos Jazz Bass e Precision bass)..=)

    FBassist
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    eu hein... se isso for ruim, imagina o resto...rs

    gianowisk
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Jesus Cristo... ó o outro!!!
    Igor, qual baixo vc usa e qual tipo de som vc toca campeão?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender jazz Bass 72