Compensa trocar captador do fender jazz bass americano?

    Autor Mensagem
    dominico
    Veterano
    # dez/04


    Tenho um fender jazz bass american stander 1990. Gosto muito do som dele, mas tenho curiosidade em ouví-lo com um som dos baixos fender jazz da década de 60 e 70. Eu gosto muito do som mais vintage. Me ajudem. Compensa experimentar outros captadores? Qual vocês sabem que são bons? Não penso em descartar o cap original, é só uma alternativa de timbre.

    tedbass
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    não conheço os timbres de outros captadores. também gosto muito do timbre desse baixo que você falou que possui (se não me engano a banda do ex-batera no Nirvana usa esse baixo - não sei se com caps diferntes). Já ouvi falar de EMG vintage 70' para o jazz bass,mas acho que é ativo. vou pesquisar melhor e volto para tentar explicar, se um amigo não explicar antes. Valeu.

    BTNS
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    dominico cara, se você tem grana para gastar em captadores com a possibilidade de depois preferir voltar aos seus originais vai em frente. Para saciar a sua curiosidade a brincadeira vai ser cara pq um set de captadores de uma boa marca, com uma característica mais vintage, vai sair por uns 600 contos ou mais. Acrescente o custo da instalação e, caso depois prefira o som original do seu baixo, uma nova instalação. Pode chegar a uns mil reais. Se vc instalar os vintage e curtir pode tentar vender seus caps originais e recuperar alguma grana, talvez uns 300 contos.

    A Dimarzio tem boas opções mas não sei qual captador deles possui essa intenção de reproduzir um som próximo aos da década de 60. A EMG tem o JV, com pólos aparentes, de alnico, que nasceram para oferecer uma sonoridade vintage com a vantagem de não possuir o ruído característico dos single coils por ser ativo.

    A Fender, me parece, possui um set de captadores moldados com base no som dos anos 60. Não sei o nome do modelo.

    E a Seymour possui as séries Antiquity I e II, também com o som dos anos 60 em mente.

    Toquei num Wood Jazz Bass com captação EMG JV. Gostei bastante do som mas gostaria de colocá-lo lado a lado com um Fender 77, por exemplo, para comparar.

    Toquei num JB 77 e pirei no som. Para o meu gosto o timbre era muito mais bonito do que todos os Fender novos que toquei. Já nos da década de 60 nunca pus nem os olhos.

    dominico
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: dominico
    · votar


    BTNS
    você é de São Paulo? Você conhece alguma loja onde eu possa encontrar esses captadores que você citou?
    Há. Só mais uma coisa que eu acho que você é bem entendido: Você acha que a madeira do meu baixo por ser mais novo pode interferir no timbre mesmo se a captação escolhida for a EMG JV ativa?
    Obrigado pelas dicas, ajudou bastante.
    Toquei num JB 77 e pirei no som Eu também já estive lado a lado com um cara que tinha um jazz bass acho que 1975 e pude tocar nele: o timbre é maravilhoso, por isso eu pirei e resolvi tentar buscar novas possibilidades, já que, como você sabe, um instrumento como esses década de 70 é uma fortuna.

    BTNS
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Domenico, não manjo nada não. Leio o que cai nas minhas mãos e troco idéias com gente que entende mesmo do assunto. Por isso não poderia lhe dar uma resposta precisa sobre o lance da madeira do seu baixo.

    Uma coisa que já ouvi e que alguns dizem ser lenda é que quanto mais o tempo passa mais a madeira seca e isso contribui para o timbre. Bom, no meu caso tenho um Spanich que mandei fazer há 10 anos e acho que hoje ele soa muito melhor gostoso do que antes. Não que antes soasse ruim porque o baixo foi bem feito, com boas madeiras e alguns anos depois troquei todas as peças. Coloquei captadores Quarter Pound da Seymour e gostei muito. Mas, hoje, o som para mim está melhor além do braço estar muito macios. O Ladessa, que o regulou uma vez, me disse que eu estava certo quanto a esse lance da madeira do meu baixo e que nem todo mundo sente muita diferença. Sobre os outros, eu não sei, sobre o meu baixo, ele soa melhor. Só que dsencana disso. Se vc tiver um instrumento por muitos anos tavez vá reparar nisso.

    Agora, quanto a interferência da madeira na captação ativa, muito se fala nisso, tem gente que diz que nos baixos ativos a madeira não pesa mas algumas pessoas em quem confio dizem que pesa sim.

    O lance é vc trocar idéias com um bom luthier - eu recomendaria o Zaganin - e pedir a opinião dele pq não dá para ter noção do som de um captador sem experimentá-lo - e mesmo assim ele pode soar diferente em diferentes instrumentos.

    Sobre os captadores, eu recomendaria vc procurar na Hendrix, fica na Teodoro Sampaio, aqui em SP.

    Pois é, esse JB 77 me deixou louco...rs Abraços. Depois que resolver seu baixo conte aqui o resultado.

    dominico
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    BTNS
    Obrigado pelas dicas. Se der para fazer como estou planejando eu informo os resultados aos amigos aqui do chat.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compensa trocar captador do fender jazz bass americano?