SOBRE FRETLESS

    Autor Mensagem
    jrcintra
    Veterano
    # dez/04


    Galera , estou pensando seriamente em migrar para o fretless (apos ouvir varios conselhor do alex favilla.. huahua valew por te essa paciencia toda cmg kra!)
    Acho que no fretless vou encontrar o que eu realmente procuro em um timbre de baixo(DINAMICA e EXPRESSAO). O timbre do fretless eh ÚNICO , LINDO e UIUIUI huahauhua... além de permitir que o músico se expresse mto bem.
    Bom , minha dúvida eh a seguinte: A madeira da escala do meu baixo eh ROSEWOOD , e eu estive conversando com o pedrowood via orkut , e ele me disse que madeiras "MOLES" danificam mto a escala(pelo fato das cordas serem ROUNDWOUND)... alguem aih pode me informar se rosewood aguenta o tranco? Ja aproveitando o gancho , vcs preferem as cordas flat ou round pra fretless??

    WormKrash
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    da madeira eu fico devendo, mas a unica vez que toquei com flat foi em um Ibanez. ao menos eu achei bem melhor, a ação que ela tem na madeira é mais macia. Nem fui atrás porque me falaram que os preços são exorbitantes, mas se fosse pau a pau eu ia de flat.

    Andre Passos
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Tenho um fretless que a escala eh em rosewwod, soh uso round(pra mim o som fica milhoes de vezes melhor(minha opiniao)).Um dia levei meu baixo pra regular em um luthier daqui e ele disse pra ou trocar a corda(por flat), ou em um futuro proximo teria que trocar a escala, fiquei com muito medo, comecei a pesquisar por ai, mandei emails pra muitos baixistas que usaum fretless e a opiniao dos caras saum unanimes, corda pra fretless eh round mesmo; resumindo, ate hj meu baixo naum deu nenhum problema na escala, mas naum coloco corda flat nem a pau, prefiro trocar a escala futuramente(hheeheheh), creio ainda que existaum uma infinidade de tipo de cordas round mesmo que sirvao melhor para fretless, mas isso e uma outra historia...flw

    luiz_hbf
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    jrcintra
    A não ser que eu esteja enganado, rosewood é jacarandá da bahia. Se for isso mesmo, pelo que eu li a respeito de madeiras para instrumentos musicais buscando informações para construir um bass para mim, o jacarandá é uma madeira muito, mas muito dura mesmo, sendo uma das mais indicadas para escalas(os luthiers do forum podem esclarecer melhor). Leia alguma coisa a respeito neste site: http://www.igorporto.com/Jacarand%E1.htm .

    Quanto às cordas, como disse o Andre Passos , há uma preferência dos baixistas pelo timbre das cordas roundwound. Já li algumas coisas sobre esse tipo de cordas danificar a escala também.

    Talvez você já saiba disso, mas mesmo assim vou mencionar. Caso não queira de jeito nenhum as cordas flat e tiver com medo de danificar a escala, você tem uma alternativa: há encordoamentos que são metade flat e metade round. A parte flat fica na escala e a round na parte dos captadores. Pelo que dizem, com essas cordas você, primeiramente, não vai danificar a escala e, principalmente, não terá aquele som "frouxo" das cordas flat que a maioria dos baixistas reclama. Só uma coisinha: não sei de preço, mas acredito que esse encordoamento não seja barato não.
    Até mais.

    alexafavilla
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    CAra o fretless vai dar certo com tua madeira... vai num luthier e conversa com ele. as vezes tu vai ter que no máximo trocar a escala só entende?


    Até mais cara!

    HignocliuS
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Na real, não existe escala que vai ficar lisa pra sempre. A diferença é que umas duram mais. É como pneu de carro, um dia vai ter que gastar.

    Faz parte da alegria de ter um fretless: levar o baixo pra arrumar a escala de vez em quando. Eu ja toquei com flatwound e achei fraco, muito fraco.

    pagode alto astral
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Na real, não existe escala que vai ficar lisa pra sempre. A diferença é que umas duram mais. É como pneu de carro, um dia vai ter que gastar.
    isso aí! Porém algumas duram muiiiiito mais.

    Quanto as cordas recomendo flat .

    Dark Avenger
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    WormKrash
    preços são exorbitantes
    São nada....eu vi um encordoamento flat Daddario por uns 115.

    Dark Avenger
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    jrcintra
    Rosewwod eh uma das madeiras mais indicadas pra escala de fretless.

    jrcintra
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Dark Avenger
    Tava falando com o pedrowood no orkut , ele disse q existem 2 tipos de rosewood.. os meia-boca(marrom) e os mais escuros(meio pretos). Esses ultimos sao excelente madeiras...hehehheh ; a minha seria a primeira :P
    Bom , valew galera... vou ver o q faço da vida hehe ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a SOBRE FRETLESS