Duvida sobre transformação de baixo em fretless.

    Autor Mensagem
    jungjung
    Membro Novato
    # ago/19


    Boa noite a todos os amigos,

    Tenho um baixo peavey jazz bass milestone 1. Ele é todo original, dizem que é bem raro e tudo mais, com peças fender e etc.

    Eu gostaria muito de passar esse baixo pra fretless mas estou sendo corroido pela duvida. Ele perderia alguma atributo sonoro? Devo mantê-lo original para preservá-lo ou passo para fretless? Eu apreciaria muito a ajuda de vocês

    Abraços

    makumbator
    Moderador
    # ago/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    jungjung

    Impossível alguém que nem te conhece pessoalmente opinar. A única alternativa que acomodaria ambas as opções (fazer ele virar fretless e ainda poder retornar com ele para a versão original) seria retirar o braço original (se o instrumento for de braço parafusado no corpo), guardar e fazer outro já como fretless. Nesse caso você usaria ele sem os trastes, e se quisesse retornar à formatação original bastaria trocar o braço.

    Mas obviamente que tal operação é muito mais cara que meramente retirar os trastes atuais e manter o braço e escala originais.

    jungjung
    Membro Novato
    # ago/19
    · votar


    Impossível alguém que nem te conhece pessoalmente opinar. A única alternativa que acomodaria ambas as opções (fazer ele virar fretless e ainda poder retornar com ele para a versão original) seria retirar o braço original (se o instrumento dor de braço parafusado no corpo), guardar e fazer outro já como fretless. Nesse caso você usaria ele sem os trastes, e se quisesse retornar à formatação original bastaria trocar o braço.

    Mas obviamente que tal operação é muito mais cara que meramente retirar os trastes atuais e manter o braço e escala originais.


    Você acha que teria algum efeito negativo no som do baixo, transformá-lo em fretless?

    JJJ
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Eu já fiz isso, tem vídeo no meu canal. Não acho que perdeu nada (além dos trastes, né? hehehe).

    Mas eu fiz num xing-ling! Se seu baixo é top, como você diz, vai perder valor com a modificação.

    jungjung
    Membro Novato
    # ago/19
    · votar


    Eu já fiz isso, tem vídeo no meu canal. Não acho que perdeu nada (além dos trastes, né? hehehe).

    Mas eu fiz num xing-ling! Se seu baixo é top, como você diz, vai perder valor com a modificação.


    Vou checar la, brother.

    Pois é, pelo que pesquisei dizem que o baixo é bem legal, por isso o receio de transforma-lo em fretless

    makumbator
    Moderador
    # ago/19
    · votar


    jungjung
    Você acha que teria algum efeito negativo no som do baixo, transformá-lo em fretless?

    Bem, ele se torna outro instrumento. Já fiz isso em um Samick barato de cinco que tive, e hoje tenho um Washburn Bantam de 6 cordas também transformado para fretless.

    O Samick era um baixo mais ou menos, e achei que ele ficou melhor com a transformação. O Bantam já era legal, e apenas mudou a característica (o que é bem óbvio).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    jungjung
    Baixo fretless é quase que outro instrumento.
    A técnica difere e você terá que aprendê-la.
    Recomendo ouso de encordoamentos "flatwound", pois os "comuns" ("roundwound") marcam a escala.
    Seu Peavey Milestone é um instrumento mediano, nada tem de especial.
    Saiba que instrumentos fretless tem baixo valor de revenda.
    Abç

    Buja
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Eu optaria por arrumar um baixo xing-ling e coloca-lo como fretless.
    Ou a opcao que o makumbator disse: Arrumar um braço fretless.

    Modificar um baixo raro, não me parece ser o melhor caminho.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    jungjung
    Tenho um baixo peavey jazz bass milestone 1. Ele é todo original, dizem que é bem raro e tudo mais, com peças fender e etc.

    Toma cuidado com esse tipo de coisa... eu tenho um amigo que tinha uma guitarra Samick, simplesinha, mas bem legal. Um dia, ele viu em algum lugar da internet que ela era de uma série bla-bla-bla e que blu-blu-blu e não sei mais o que... tá ligado? Às vezes buscamos um "conforto" pra justificar um instrumento que gostamos...

    A guitarra do meu amigo passou do dia pra noite de uma guitarra a qual ele queria vender pra um artigo "vintage"...

    Quanto a tirar os trastes e transformar em fretless, a minha pergunta é: você realmente precisa de um fretless?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Buja
    Esse baixo não é raro...
    Só no ML tem 2:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1307380656-baixo-peavey-jazz-b ass-milestone-1-fendermusic-man-zaga-_JM#position=1&type=item&tracking _id=322ad420-1603-497e-8c78-8d6bac2b31ca
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1297706936-baixo-peavey-milest one-tm-com-captadores-seymour-duncan-sjb-_JM?quantity=1&variation=4204 9740167#position=23&type=item&tracking_id=322ad420-1603-497e-8c78-8d6b ac2b31ca

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/19
    · votar


    Um dos baixos que eu tenho aqui em casa é um daqueles Giannini réplicas de Rickenbacker dos anos 70. O antigo dono fez altas cagadas nele, inclusive uma transformação em fretless trocando o braço (o que é um baita trampo levando em conta que a construção é neck-through).
    Gosto do baixo e comprei por uma mixaria. Mas com certeza o valor de revenda despencou com essa "cagamização" que o cara fez.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/19
    · votar


    BrotherCrow
    Exatamente...
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/19
    · votar


    BrotherCrow
    Exatamente...
    Abç

    vinibassplayer
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Gosto do baixo e comprei por uma mixaria. Mas com certeza o valor de revenda despencou com essa "cagamização" que o cara fez.

    despencou e muuuuuito... na OLX eu achei um gianoca RK aparentemente "original" por 4mil... essa onde de jogar o valor de instrumentos velhos e ruins lá em cima ta quebrando o mercado...

    vinibassplayer
    Veterano
    # set/19
    · votar


    jungjung

    Boa noite a todos os amigos,

    Tenho um baixo peavey jazz bass milestone 1. Ele é todo original, dizem que é bem raro e tudo mais, com peças fender e etc.

    Eu gostaria muito de passar esse baixo pra fretless mas estou sendo corroido pela duvida. Ele perderia alguma atributo sonoro? Devo mantê-lo original para preservá-lo ou passo para fretless? Eu apreciaria muito a ajuda de vocês

    Abraços


    kra, a questao de fretless eu num digo nem q é necessidade, é mais gosto pessoal msm.. é um tipo de baixo que dá pra se tocar tudo com ele, mas nem todo mundo gosta que toquem tudo com ele... um exemplo, fretless fica lindo na mpb e é tradicional desse jeito, mas o steve digiorgio toca death metal com um fretless tbm.. uns amam, outros odeiam, vai do q tu curte.

    é um baixo totalmente diferente, as notas nao sao definidas por padrao mas vc tem q tirar o som "no dedo", afinar no dedo colocando no lugar exato pra nao semi-tonar. tem q melhorar seus slides e vibratos, tem q melhorar seu ouvido e ter uma tecnica de mao esquerda perfeita. é coisa pra quem ja toca e ja domina um baixo comum e já tem bom ouvido, mas da pra começar do zero com um tbm, vide que toca outros instrumentos nao-temperados. minha questao pessoal com fetless ainda é falta de grana, to querendo um bass exatamente pra transformar em fretless mas que nao seja um baixo tão de entrada, to pensando num baixolao. tipo tagima ab400 ou coisa do tipo, é um instrumento por volta de 900,00 mas eu acho q compensa. se eu tivesse um segundo bass e fosse esse peavey eu o transformaria em fretless tranquilo, mas eu ja tenho certa tecnica com esse tipo de instrumento.

    enfim, vc tem q ver o q vc curte, o quanto vc vai investir de tempo pra dominar o instrumento de forma que vc nao desanime qdo nao conseguir afinar a nota, e ache que foi um gasto errado. vc tem q ter certeza na cabeça do que vc quer.

    makumbator
    Moderador
    # set/19
    · votar


    vinibassplayer
    to pensando num baixolao.

    Eu tive um baixolão de cinco cordas fretless (Gianini). acabei doando ele. Não gostei tanto desse baixolão sem trastes, mas adoro tocar elétrico fretless e o acústico (rabecão).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre transformação de baixo em fretless.