Autor |
Mensagem |
claudio garcia Veterano |
# nov/04
E aí galera. Bele?
Gostaria de saber as experiências de quem tem baixos feitos sob encomenda.
Estou pensando em aderir à idéia e gostaria de opiniões sobre os luthier's mais conhecidos e os melhores. Se compensa ou é melhor comprar baixos de marcas famosas.
Valeu galerinha!
|
erasmolousada Veterano |
# nov/04
· votar
claudio garcia
sou luthier e acho o que tu está fazendo muito legal.
sorte na sua pesquisa!
e no seu instrumento!
valeu
|
Thiago Poubel Veterano |
# nov/04
· votar
Meu caro jovem, existem no Brasil, vários Luthiers conhecidos, vou te passar o site de alguns deles:
www.igorporto.com
www.cheruti.com.br
www.woodguitars.com.br
esses são uns dos mais conhecidos.
Boa consulta pra vc.
|
Isaac Viudez Veterano |
# nov/04
· votar
[b][/b]CLAUDIO PEGA O ENDERÇO DO ERASMO LOUSADA POIS EU TENHO UM FEITO POR ELE PERFEITO.
|
claudio garcia Veterano |
# nov/04
· votar
erasmolousada
E aí! Bele?
Gostaria de saber se faz modelos prórpios ou se tb faz modelos pedidos por clientes!
|
alexafavilla Veterano |
# nov/04
· votar
è a melhor coisa que vc faz cara.. eu tenho um fretless 6 cordas e o amo de paixão hehe
|
BTNS Veterano |
# nov/04
· votar
Procura nos tópicos. Tem um com o contato de vários luthiers bons.
Eu tenho um baixo feito pela Spanich. Gosto muito dele. Corpo em cedro, braço em marfim, escala em jacarandá, tarraxas Gotoh, ponte Schaller e captadores PJ Seymour Dunca Quarter Pound, de saída alta, passivos.
Meu baixo já tem uns 10 anos de vida, então está macio pra caramba. Adoro o som e a pegada desse baixo.
Só lhe digo que pesquise bastante antes de mandar fazer um instrumentos. Se informe sobre madeiras, hardware, captação e tudo o mais e entregue ao luthier que escolher o máximo de informações possíveis sobre que tipo de instrumento, de som, vc deseja.
Meu próximo baixo de luthier será um Ladessa ou um Zaganin.
[]s
|
erasmolousada Veterano |
# nov/04
· votar
claudio garcia
e aí cara,
eu faço modelos meus, e também faço modelos dos clientes.
geralmente eu pego os modelos da galera, analizo e se tiver que ser feita alguma alteração, eu falo pro cara dar a opinião dele.
qual modelo tu quer fazer?
se quiser:
erasmolousada@yahoo.com.br
valeu!!
|
erasmolousada Veterano |
# nov/04
· votar
Isaac Viudez
é isso aí grande Isaac.
é bom saber que voicê ficou satisfeito com o teu baixo!!!
legal
|
Hamilton Pinheiro Veterano |
# nov/04
· votar
Sugestão
Os baixos de luthier têm uma grande vantagem de sua fabricação artesanal: qualidade. Como são poucos feitos em um mês por exemplo, o controle de qualidade fica maior.
O principal cuidado que se deve ter em encomendar um instrumento é relativo a construção do baixo. Já vi vários baixos (inclusive de luthiers famosos no Brasil) com defeitos estruturais no braço. Às vezes se cria uma "barriga" que o tirante não conserta e fica difícil de se tocar (cordas altas demais). Há casos de instrumentos com torção no braço também.
Outros detalhes como espessura do braço e corpo, largura da escala, acabamento, captação, madeiras ... devem ser levados em consideração.
Sugiro que procure instrumentos do luthier, toque (se possível) e peça a opinião de outros músicos.
Veja as possibilidades de adaptações no projeto (tipo de madeira, hardware, dimensões) e principalmente se o som lhe agrada. Cada luthier tem um "som" em seus baixos. Procure o que você se identifica.
Em geral um instrumento de luthier (brasileiro) sai mais barato que um industrializdo de mesmo nível.
|