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Alain Caron Veterano |
# nov/04
Luthiers,
O que vcs costumam usar pra tampar os poros da madeiras, quando es´ta não tem acabamento com tinta?
Já usei F12, massa com pó da própria madeira, epóxi, etc.
Queria um opinião de vcs sobre o que é melhor.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# nov/04
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Alain Caron
Eu uso seladora, nada mais.
Abç
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NESCAU Veterano |
# nov/04
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solamente seladora, e nada más!
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Alain Caron Veterano |
# nov/04
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Estou tentando só seladora em um agora, mas depois que seca, os poros aparecem.
Qual o processo que usam?
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# nov/04
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Alain Caron
Passe a seladora, lixe com lixa fina (200), passe de novo a seladora, lxe de novo.... uma 5 ou 6 vezes.
Abç
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davidgilmour17 Veterano |
# nov/04
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Sei que não tem nada a ver com esse forum.
Mas preciso saber ,por favor ajudem.
Carvalho é madeira boa para guitarra ?
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# nov/04
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davidgilmour17
Se vc conseguir...
Já ví em sites de luthiers europeus o uso desta madeira, mas ela é pesada.
Aqui no nosso país existem madeiras superiores.
Abç
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davidgilmour17 Veterano |
# nov/04
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Valeu Mauricio Luiz Bertola ,é que tem um cara vendendo uma guitarra toda em cedro.Será que é boa ?
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# nov/04
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Hummmm.... Braço de guitarra em cedro... Sei não.
Que falem os outros luthiers do Fórum.
Abç
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NovatoVelho Veterano |
# nov/04
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Acho q com seladora deveria dar certo!, passe várias mãos, mas deixe secar bem,na terceira ou segunda mão a seladora jah vai parar de ser puxada pela madeira e vc passa mais umas mãos e pronto!
caso os poros sejam grandes (dificil de ser) use massa de madeira mesmo, existe essas massas de tudo tipo de madeira, uma amigo lascou sem querer o braço da guitarra e comprou uma massa para marfim e boa ficou perfeito!
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João Gravina Veterano |
# nov/04
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Olá, Alain Caron.
O processo de tampar bem os poros é um desafio. Depende do tipo de acabamento a ser usado. Quando se quer um visual "natural", geralmente fosco ou pouco brilhoso, não se usa nada, deixa-se ficar a madeira com seus poros aparentes, cobrindo-a com óleos catalizantes (tipo linhaça, por exemplo) ou com seladora nitrocelulose sem puxar o brilho.
Quando a intensão é ter um visual mais "high tech", mais industrial, o ideal é cobrir muito bem os poros antes de selar a madeira. É importante, porém, dar uma ou duas camadas de seladora nitrocelulose antes de se usar a massa de cobrir poros (wood filler), para que a cor da madeira não seja afetada pelos corantes usados na fabricação da massa.
O melhor wood filler que eu conheço é a massa F12. É vendida em diversas cores que podem ser misturadas para gerar outras.
Conselho: dilua sempre o F12 com um pouquinho de água antes de usá-lo, pois fica bem mais fácil a aplicação. Para ficar bem feito leva algum tempo e dá um certo trabalho, mas compensa.
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erasmolousada Veterano |
# nov/04
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Alain Caron
ei cara, tu tá alpicando seldor na pistola?
se for, tu tem que baixar a preção do compressor para que a camada que está aplicando fique espessa.
a relação é assim:
quanto mais ar na pistola menos tinta, mão fina, para ser usado nas ultimas demãos.
quanto menos ar mais tinta (ou verniz)bom para tapar os poros nas primeiras demãos.
mas cuidado para não escorrer pois a camada espessa tende a escorrer com o peso do material aplicado.
tem que ter a manha de passar e esperar secar para aplicar novamente.
assim logo tu vai fechar os poros.
depois tu lixa, usando no minimo lixa 600 para não ficar arranhões com um pouco de água sempre enchugando!
daí tu aumenta a preção e detona tudo novamente.daí prá frente vai usando lixa 1500.
ok?
valeu!
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Alain Caron Veterano |
# nov/04
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Pelo jeito, a saída é bastante seladora. Até tampar os poros certo? Vcs têm alguma técnica especial, tipo seladora mais grossa nas primeiras demãos, etc...
João Gravina
Cara, parabéns pelo seu site. É muito legal. Estou aguardando vc concluir as páginas que faltam. Se puder, d~e uma olhada no meu - www.mpinstrumentos.com.br
Quando ao pore filler, eu uso normalmente a F12, justamente dissolvida em um pouco d'água. O resultado é bom, sem dúvida, mas o grande problema é a perfeita compatibilidade de cores e não deixar a massa cair em lugares com outras madeiras. No caso de acústicos, por exemplo, tem a roseta, que é de madeira escura e o sacrifício pra não deixar que a F12 clara entre nestes poros é gigante. Vcs nunca usaram epóxi? Ou mesmo aquele pumice que os americanos falam tanto?
erasmolousada
Estou aplicando com pistola sim. Vou fazer o que sugeriu e ver o resultado.
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erasmolousada Veterano |
# nov/04
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Alain Caron
só tem que se ligar para não escorrer.
eu uso verniz poliester que é bi-componente.
não uso somente selador porque ele com uns 10 anos engilha.
eu semana passada pintei uma gibson sg que tava super engilhada, principalmente na mão, porque tinha sido pintada e usaram só selador.
o selador não é para estar em superfície pois sofre alterações com o tempo, mas isso custa por isso o resultado não vem logo.
mas se tu quer fazer um intrumento eterno, não deixa o selador no final, manda um poliester que tu vai ver que é gringo.
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João Gravina Veterano |
# nov/04
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Alain Caron
Você também pode acrescentar cores do tipo anilina para modificar o F12, sempre pré-selando a madeira antes do uso da massa para evitar colorir a própria madeira.
Quando eu não quero que o wood-filler atinja madeiras próximas à área que está sendo trabalhada, costumo tampa-las com fita crepe recortada no formato da peça a ser protegida.
Quanto ao pumice, nada mais é do que pó de pedra-pomes, encontrado em casas tradicionais de materiais para pintura. Costuma ser usado pelo pessoal da antiga que trabalha com goma-laca. É uma tecnica interessante, mas que eu realmente não domino.
Gostei do seu site. Parece um trabalho bem legal. Acho que já está mais do que na hora dos luthiers que se identificam conhecerem melhor os trabalhos uns dos outros, criando assim uma consciência de classe que só poderá ser boa para todos nós!
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# nov/04
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João Gravina
Por falar em "técnicas antigas", alguns dos colegas ainda usam verniz "à boneca"?
Abç
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Alain Caron Veterano |
# nov/04
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Mauricio
Eu usei boneca com verniz uma vez, e não gostei. Além do que o verniz começa a secar e fica grudendo.
Em compensação a goma laca é bem melhor com a boneca. També só usei uma vez. O resultado é muito bom, mas dá um trabalho... Aliás, acho que goma laca com boneca é até hoje o melhor acabamento pra acústicos, no que diz respeito à qualidade do som.
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João Gravina Veterano |
# nov/04
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Mauricio e Alain Caron
Normalmente o acabamento em goma laca á aplicado com boneca. Quase sempre se vê um como sinônimo do outro.
O visual e a "transparência" sonora são ótimos para violões clássicos, desde que o verniz seja aplicado por quem sabe. Há diversas escolas de moveleiros e luthiers da antiga que não abrem mão da goma laca. Só que, para os dias de hoje, ela tem dois defeitos terríveis. O primeiro é a demora que se exige na aplicação. O segundo, e pior, é a fragilidade. Goma laca não resiste à umidade, ao calor e, muito menos ainda, ao contato acidental com álcool e outros agentes químicos.
Ou seja, nossa amiga goma laca virou peça de museu.[b][/b]
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badibass Veterano |
# dez/04
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meu baixo tá com uma mancha na parte de tras do braco como tirar (acho que e de suor)
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badibass Veterano |
# dez/04
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respondam por favor
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