Ruído

Autor Mensagem
Arthur Penna
Veterano
# out/04


Comprei um baixo Groovin e o mesmo está apresentando um ruído muito chato. Já liguei o amplificador no estabilizador do micro que tem até aterramento eletrônico e o problema continuou. A única forma de, praticamente, acabar com este ruído é colocar a mão nas cordas. Como proceder para acabar com este problema?

marcioazzarini
Veterano
# out/04
· votar


Arthur Penna

Este é um problema muito comum em instrumentos passivos. O ideal é levar a um luthier para revisar o aterramento do baixo.

Guitarrista-ES
Veterano
# nov/06
· votar


Pois camarada minha situação é mais alarmante. Acabo de comprar um violão elétrico da Groovin. Ele é super macio, gostoso de tocar, captação ATIVA, tem um som bonito, mas, ao ser ligado, apresenta um ruído bastante incômodo de aterramento. Ele somente desaparece quando coloco a mão no plug do cabo conetcato ao violão. Por as mãos na corda, não adianta nada. Levei a um luthier, que nao conseguiu solucionar o problema. Infelizmente, hj vou devolvê-lo na loja. Um abraço.

Alex Navarro
Veterano
# nov/06
· votar


marcioazzarini Arthur Penna


Esse não é um problema comum em baixos passívos.. erro seu.. isso é um problema comum em baixos ruins...

conehc
Veterano
# nov/06
· votar


isso é um problema comum em baixos ruins... (2)
concordo totalmente... ruido sempre tem, mas na chega a incomodar...

Arthur Penna
olha se ta tudo ok com seu baixo, se tiver, manda ele pra um luthier blindar a parte eletrica... que baixo que eh?

Alain Caron
Veterano
# nov/06
· votar


É isso aí Alex.

Veio um groovin aqui pra oficina. Bem bonito. Mas com um ruído infernal. Tudo aterrado e fiz a blindagem, inclusive nas cavidades dos captadores.

Adivinha?? Continua com ruído. Captadores safados e circuito safado.

Sem chance....

FBassist
Veterano
# nov/06
· votar


Alex Navarro
Esse não é um problema comum em baixos passívos.. erro seu.. isso é um problema comum em baixos ruins...

não fala bosta... ja vi inumeros Fenders com ruidos... Captadores singles tendem a ser ruidosos sim!!

conehc
Veterano
# nov/06
· votar


FBassist
mas fabio, uma coisa eh o baixo ter um ruido caracteristico de simple e outra eh o baixo ter ruido alem do normal...

FBassist
Veterano
# nov/06
· votar


conehc
mas isso depende... depende das condições da instalação eletrica do local, iluminação, se tiver perto de monitores, aparelhos eletronicos... ruido sempre tem... dizer q um baixo nao possui ruido é mentira! eu ja vi ibanez ligado num marshall captando sinais de radio!

conehc
Veterano
# nov/06
· votar


FBassist
vc tocou num assunto importante: instalação eletrica... em lugares onde a rede nao é aterrada (tomada de 3 pinos) costuma ter mto mais ruido... as vezes se vc girar a tomada 180º melhora um pouco o ruido, mas ainda continua.. o ideal mesmo seria uma boa blindagem e um bom aterramento pra evitar ground loops...

FBassist
Veterano
# nov/06
· votar


conehc

eu sou tecnico em eletronica, e NÃO existe lugar algum com aterramento bom... nem no alaska .... só se vc mesmo fizer seu gerador!! hehusuhuhsuheu

Com um BOM aterramento bem profundo e nao morando perto de estações, antenas, é possivel ter uma gama minima de ruidos...

Stackinho_bass
Veterano
# nov/06
· votar


eu sou tecnico em eletronica, e NÃO existe lugar algum com aterramento bom... nem no alaska .... só se vc mesmo fizer seu gerador!! hehusuhuhsuheu

pera ai...sou eletricisa! o aterramento perfeito teria q ficar com máximo de 2 homs! Ou seja, realmente eh quase impossível, mas jah consegui fazer um com 1,8homs! nem meu professor do SENAI não acreditou!!! Fozemos vários testes...e eh isso ai..deu 1,8homs..enrou pra história! huahua..e foi uma barrinha de 2,40m !!!! a diferença q no local onde bati a barra tinha barris que contiam fluido e alguns liquidos doidos..e a gurizada tinha viradoo..isso q ajudou muito..!! Foi a explicação q achamos!! Um exaustor de uma marcenaria foi aterrado neste aterramento!! Entrou pra históriaa.....ou seja...não diga q não existe aterramento perfeito!! uauaha

FBassist
Veterano
# nov/06
· votar


Stackinho_bass
vc conseguiu! parabens!! e a grande maioria que não é eletricista e não manja do assunto??? :)

pode até existir, mas é dificiL! e muito!

Stackinho_bass
Veterano
# nov/06
· votar


jah ouvi historia de uma empresa que precisava colocar uma balança européia....só q os alemães so podiam instalar se o aterramento tivesse em 2 homs ou menos....ai os caras tiveram cavocar e encher de ferro velho em baixo e depois colocar um fio ligando nestes ferross...loucura..isso pra atingir os 2 homs....mas realmente eh muito dificel!! dei sortee..uhauhaahu...e normalmente ninguem usa aterramento no cubo..dificílimoo!!!!

ou usam?? eu não!! ehhee..e outra..tenhu um precision e nem faz ruido!! pouquíssimo!! ahh..e eh passivo!

Alex Navarro
Veterano
# nov/06
· votar


FBassist

Vc já escutou um Grooving desses?
Eu já ganhei um uma vez.
Então não me responda desse jeito novamente.

Não sou estúpido a ponto de não saber que captadores sem a polaridades invertidas não cancelam ruídos, mas de fato é que estes com boa blindagem tem ruídos que não chegam a incomodar. Temos de levar em conta também que esse país de zona que vivemos quase ninguém tem uma rede aterrada em casa e essas caixinhas que simulam o aterramento quase todas não fazem o serviço direito.

Estou com um Music Man aqui que está chiando, não tem seus singles invertidos e o aterramento interno é fraco e soltou os pontos de contato nos pólos. Então é um captador que os singles estão apresentando problemas no aterramento, mas é contornável enquanto que o Grooving deve ter algum problema em sua fabricação... e aí podemos dizer que tal problema É SIM PROBLEMA DE BAIXO RUIM pois baixos bons não é comum meter em uma tomada aterrada e dar chiado OK

Obi Wan Kenobi disse:
Não tente Anakin!
Estou em um nível superior
Anakin por sua vez disse: Você está substimando meu poder Obi Wan!

e logo Anakin se fudeu....................

Alex Navarro
Veterano
# nov/06
· votar


FBassist

eu sou tecnico em eletronica, e NÃO existe lugar algum com aterramento bom

Então não sei... fiz um aterramento aqui simplesmente fudido que nem um single de Fender pega ruído...

Stackinho_bass

A rede aqui é muito boa mesmo... no meu caso eu dei um trato normal sem grandes segredos.. passei um bom tempo metendo o cobre pra dentro do chão com sal e soldei a ponta e passei tinta isolante e enterrei.. só isso... nada de especial... nada de fluidos estranhos...

Alex Navarro
Veterano
# nov/06
· votar


.. meus caps eu faço em 10 mini bobinas internas para não pegar ruído mesmo.. em rede aterrada parece que o baixo está desligado... tenho de desenvolver captador para as precariedades dos equipamentos e rede elétricas que os músicos usam....

HadeziN
Veterano
# nov/06
· votar


Alex

qnto ta em media a blindagem do circuito ?

no meu caso, ñ sei fazer o serviço e ñ conheço q entenda tb..

um luthier ta cobrando qnto em media ?

flws

Alex Navarro
Veterano
# nov/06
· votar


HadeziN

Sei lá... depende do que tem de ser feito.
Eu cobraria uns R$60,00 se eu fosse luthier.

O cap Music Man que estava aqui eu cobrei isso para refazer a blindagem.

Um Warwick Strimer que veio aqui semana passada que estava pegando sinal de rádio parecia ser problema de blindagem, mas não era.

Era o Pan que estava dando pau e foi só trocar e todo ruído parou.

Os luthiers na maioria acham que a solução é só meter folha de cobre que tá certo.
Tem de procurar a causa mesmo.

Tenho 2 amigos que são técnicos em eletrônica (1 trabalhou na No-Brake e outro na Pirelli) e meu pai que é engenheiro (que já trabalhou em projetos de tanques de guerra até para o Iraque e aviões para a Embraer) e aprendi muito com eles e eles me ajudam no desenvolvimento dos captadores como no projeto da máquina de enrolar bobinas com contador de voltas, stop no número certo, zig-zag e outras coisas.

Normalmente as informações que os luthiers tem são as mais básicas e não suficientes as vezes para fazer certas ligações que o cliente deseja.
Também não acho que tenha de ser algum mestre no assunto da eletrônica só para trabalhar com essa parte que é mais básica até bem intuitiva.

Estava até pensando em escrever umas folhas ensinando alguns princípios que poderiam dar a abertura para que quem o lesse conseguisse desenvolver suas próprias ligações e até mesmo um básico de circuitos ativos e como fazer as modificações de timbres e além disso ainda ensinar a fazer um captador Music Man e um Jazz Bass.
Mas depois que falaram para eu não falar bosta então acho que não devo e vamos ver se estes que sabem pra caramba de tudo podem colaborar mais com vcs do fórum. Eu entrei aqui para me retirar do fórum.

Valeu um abraço e até a próxima!

HadeziN
Veterano
# nov/06
· votar


Alex Navarro
ah
se for 60 ta de boa
agora eu não sei se vale a pena fazer no circuito todo logo
pq o ruído aparece (ou aumenta) quando eu aumento o agudo ou grave

o meu bass é aquele GSR-395 que o knob de agudo e grave são juntos, deve ta ali mesmo o problema né ?

caramba, sai do forum não véio !
ajudas pra caramba a galera aqui

flw

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


Porra meu baixo tb tem esse problema, é um condor bx 12, ele ta com captadores kent armstrong agora... o foda. q eu gosto dele.... mais o chiado é muito chato....
ele é blindado por dentro com aquela pintura metalica e aterrado.. n sei pq chia..

chab
Veterano
# mai/07
· votar


to sacando esse papo ai. tenho um yamaha passivo q se eu tirar as maos das cordas, faz a maior chiadeira. isso ai tem jeito?

leossampaio
Veterano
# mai/07
· votar


solução osca e barata mas já vi neguin nas últimas fazer pea um fio de cobre enrola na munheca enrola no plug e pronto adiós baruio. o pró é tocar com um fio no braço mas isso é detalhe hehe

chab
Veterano
# mai/07
· votar


leossampaio
ja vi tbm, mas isso e um puta gatilho.ñ tem otro jeito?

limanegative
Veterano
# mai/07 · Editado por: limanegative
· votar


leossampaio
solução osca e barata mas já vi neguin nas últimas fazer pea um fio de cobre enrola na munheca enrola no plug e pronto adiós baruio. o pró é tocar com um fio no braço mas isso é detalhe hehe
nooosssa isso q eu chamo de atitude rock n roll kkkk

chab
Veterano
# mai/07
· votar


limanegative
a parada é seria ai. si tu tem uma soluçao melhor,libera ai!!!

Will Piasecki
Veterano
# mai/07
· votar


chab

velho, o baixo passivo tem uma chiadeira tipica dele... se a coisa tah demais, leva num luthier pra ele dar um bizu na parte eletrica, pode ser potenciometro bichado, captador e talz...

mas se quiser um troço bacana, tem efeito "noise reduction" que vem em pedais, tipo, a Zoom 505 II de guitarra tem isso, quando vc liga ele, ele desliga o chiado se vc nao tiver tocando, funciona um pouco tambem como gate noise. Eu emprestei uma zoom soh por causa disso e do compressor, hehehehe

conehc
Veterano
# mai/07
· votar


chab
haha o limanegative tem um music man... e eles sao famosos pelo nivel de ruido quase nulo... mas esse lance do fio é bom pra gravação...

outra coisa, que tal treinar abafamento de cordas (as que vc nao esta tocando)? desse jeito vc vai sempre ter contado com as cordas e nada de ruido - eu faço isso e dá muito certo....

Thiago Vianna
Veterano
# mai/07
· votar


Bom, já que falaram em aterramento e qualidade de energia elétrica, sugiro uma passada no site By Knirsch, que vende produtos para tratamento da rede elétrica.
Na seção Artigos, tem dezenas de matérias sobre aterramento, energia elétrica, acústica e outras coisas.
Esse cara é muito reconhecido no meio Hi-Fi.
Existem outros produtos tb:

AC Organizer

Savage

SMS - Áudio e Vídeo

Pena que não são tão baratos. Mas valem a pena, porque não metalizam os agudos e cortam os graves como os estabilizadores comuns.

Pra completar, eu acho que o pessoal aqui do Fórum devia ser um pouco mais educado.

chab
Veterano
# mai/07
· votar


conehc
to ligado no abafamento.o problema e q tem horas q tu tira as duas maos(mudar a partitura,mexer no amp,coçar o saco...e ai vai)ai neguin faz akela cara de bunda por causa do chiado, olha pra mim e pensa:"porra qdo e q esse puto vai trocar essa porra desse baixo."

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ruído