Luthier_Construção de Baixo

Autor Mensagem
Dpaulo
Veterano
# out/04
· votar


Alguém já tocou no baixo cast high performance 6 cordas, contruído pelo Josino? Quem puder faça uma análise sobre este baixo. grato

erasmolousada
Veterano
# out/04
· votar


Dpaulo
para DPAULO
e aí cara, eu faço a parte de estrutura do instrumento, corpo, braço com trastes, o cliente me entrega os acessórios que quer usar daí eu faço a instalação regulo e entrego ,claro que o acabamento também é por minha conta.
pintado, verniz tranperente, translucido ou polido com cera de carnaúba. sacou?
caso o cliente não tenha tempo de conseguir oa acessórios me diz o que deseja usar e eu agilizo.
por isso não tenho captadores, pontes. ao mesmo tempo tenho todas as marcas do mercado ao gosto do cliente.
no baixo do Giffone eu usei o mogno no corpo e no braço,pois procurava um som aveludado e o mogno é perfeito prá isso, na escala eu usei macacaúba (uma madeira vermelha muito bonita e boa para escala, pois é bem dura e tem bom acabamento).
cara para fazer um instrumento é preciso saber que tipo de som você mais toca, pois as madeiras respondem com timbres diferentes.ok?
mas para mim que toco instrumental MPB usaria:
mogno,andiroba, cedro, marfim, com colagens no centro do corpo usando fatias finas de sucupira preta ou ipê para definir um pouco mais o timbre e aumentar a resistência, no braço usaria o marfim ou cetim se quisesse um som mais médio pro agudo com escala em sucupira preta que ressalta os agudos (bom para slap) ou andiroba se preferisse um som mais encorpado e aveludado (poderia também usar o mogno) com escala em ípê.usando trastes jumbão em ambos os casos. passaria as cordas por dentro do corpo pois ganha timbre e sustain, faria com braço parafusado para tem mais opção de regulagem mas com o encaixe bem apertado.
se eu tivesse com grana usaria bartoline, emg, bass lines, cada um acompanhado de seus circuitos (top)
caso tivesse sem grana, usaria um kent armstrong, com circuito também kent armstrong com vol,gve,agudo, paramétrico de médio, bal. usaria ponte mono hill (com carrinhos independentes) caso colocasse as cordas por dentro do corpo eu faria a ponte e tarrachas gotoh. eu ficaria bem feliz com um baixo assim!
o meu tem corpo em mogno, braço em marfim com escala em ipê, cap batroline com circuito artec com vol,grave, agudo e balance. é uma cacetada!!!
detalhe: com acabamento em cera de carnaúba, não tem uma gota de verniz.
respondi?
qualquer coisa....
valeu!

Dpaulo
Veterano
# out/04
· votar


para erasmolousada,
erasmo te passei um e-mail, se puder, me responda com fotos de baixos que vc já fez.
abraço

Dpaulo
Veterano
# out/04
· votar


Outros links de luthiers:
http://www.castguitarbass.art.br
http://www.achiles.com.br
http://www.dalegria.com
http://www.dicastellis.com.br

Quem tiver ou já tocou em algum baixo feito por esses luthers, postem um comentário descrevendo as qualidades e características desses intrumentos.
valeu

Dpaulo
Veterano
# out/04
· votar


Alguém já tocou no baixo cast high performance 6 cordas, contruído pelo Josino? Quem puder faça uma análise sobre este baixo. grato

Dpaulo
Veterano
# out/04
· votar


no caso de construir um baixo muitos luthiers solicitam que nós compremos os captadores, pontes, tarrachas.
quais lojas vcs indicam para compra de peças para contra-baixo? alguém conhece um loja especializada?
indiquem quais importadores e quais marcas estes importadores trazem?
valeu

BTNS
Veterano
# out/04
· votar


Cara, não conheço loja especializada em peças. Quando comprei as peças para o meu eu fui nas lojas da Teodoro. Comprei tarraxas num lugar, captador noutro... Isso aqui em SP. Lojas que costumam ter peças Made In Brazil e Playtech.

erasmolousada
Veterano
# out/04
· votar


Dpaulo
ei cara, não chegou nenhum email te por aqui.
tu mandou para:
erasmolousada@yahoo.com.br ?
ou
erasmolousada@hotmail.com
prefiro o yahoo!
manda aí que eu tô preparando umas fotos prá te mandar!
abraço!

Dpaulo
Veterano
# out/04
· votar


erasmolousada
mandei para o yahoo

erasmolousada
Veterano
# out/04
· votar


Dpaulo
eu faço a estrutura do instrumento.
a captação é por conta do cliente. a não ser que o cara diga o que quer e eu agilizo.
deixo os acessórios por conta dos clientes porque o car pode mandar fazer um baixo alucinante usando acessórios não tão caros como kent armstrong, condor.
depois caso sinta vontade pode trocar os captadores e isso sem falar em comprar usado que é muito comum e bem mais barato.
eu usei mogno no instrumento todo, a ponte é uma ponte artesanal de madeira que eu mesmo confeccionei e o captador é kent armstrong, o Giffone já quer fazer um outro de quetro cordas, será que gostou?
sabe cara o meu gosto está diretamente relacionado com o meu bolso.
usaria boas madeiras, bons acessórios, dependendo da função usaria um bom circuito, e iria dar destaque ao conforto, a tocabilidade, ao sustain, ao equilibrio, em fim.
o timbre ia ser de acordo com a função que o instrumento iria desempenhar. ia tentar "casar" algumas madeiras para me aproximar ao máximo do desejado.
sim o baixo do Giffoni só tem um captador e é passivo. com a ligação feita em uma placa de circuito impresso da maneira mais simples. ficou perfeito!
um gringo da eoropa viu o baixo dele e me encomendou um 7 cordas que eu tô projetando e ela vai me mandar as peças.
o legal é que quando a maioria das pessoas olham para ponte não botam fé que ela vá funcionar. já o Giffoni (que é referência no mundo do baixo) gravou um material com o baixo e me disse que era perfeita, que ressaltava todos os harmônicos e afinava perfeitamente!
as boas marcas são legais mas as vezes só é status e isso não faz som!

João Gravina
Veterano
# nov/04
· votar


Olá, turma dos baixos "handmade". Meu nome é João Gravina e sou luthier no Rio de Janeiro. Construo instrumentos desde 1987 e atendo a um grande número de clientes como Ronaldo Diamante, o Rappa, Pedro Luís, Fernando Roza e o grande Tom Capone (in memoriam). Meu site é www.gravina.zzn.com.
Abraços a todos!

NESCAU
Veterano
# nov/04
· votar


aew, aqui em Santa Catarina o the best of eh o will: www.willguitars.com.br

bass_player
Veterano
# nov/04
· votar


grande Tom Capone (in memoriam).
ele morreu? quando? deve fazer pouco tempo né?

João Gravina
Veterano
# nov/04
· votar


Olá, Bass_Player. Sim, infelizmente o produtor e guitarrista Tom Capone partiu no dia 2 de setembro. Estava em Los Angeles recebendo prêmios na festa do Grammy, quando teve um acidente de moto fatal. Além de ser seu luthier, eu tive a oportunidade de ser amigo deste ser humano incrível que se foi tão jovem. Tom era uma unanimidade no meio musical: todos sempre tiveram algo de bom para falar dele.

Dpaulo
Veterano
# nov/04
· votar


João Gravina
Muito bacana o seu site.
Quais os captadores e circuitos que vc utiliza geralmente.
Detalhe o que vc usa na construção de um baixo de 4, 5 e 6 cordas. Abraço

bass_player
Veterano
# nov/04
· votar


João Gravina
É uma grande pena...

Assim como o Dpaulo gostaria de saber que peças vc usa geralmente...

Quanto sai mais ou menos um baixo de 5 cordas dos seus mais tops de linha?
(fiz essa pergunta muito vaga pq realmente não tenho nem idéia dos componentes que vc usa e como é a construção dos seus instrumento)

Obrigado

João Gravina
Veterano
# nov/04
· votar


bass_player

Antes de mais nada, devo dizer que top de linha, no meu caso, se refere aos baixos que usam peças mais caras, não porque possam ter qualidade superior aos outros. A atenção que eu dedico aos detalhes de construção é a mesma em todos os que faço. Assim sendo, cinco cordas top de linha seria o de braço inteiriço com eletrônica EMG (captação e pre-amp), com custo na casa dos R$ 3,500,00. O de braço aparafusado é um pouco mais barato, mas tão sofisticado quanto.
Convido você a me passar um e-mail se quiser mais detalhes.
Obrigado pelo interesse.

Dpaulo
Veterano
# nov/04
· votar


Um boa dica de luthier (essa vai especialmente para a galera de Natal)
http://www.deoliveirabass.com

bass_player
Veterano
# nov/04
· votar


João Gravina
Mais tarde ou amanha eu te passo um e-mail sim... valeu.

jorge marinho
Veterano
# nov/04
· votar


Oi, vc recebeu meu E-mail

GeddyMyung
Veterano
# nov/04
· votar


Fala ae pessoal... Tb pra quem naum conhece tem o Tiguez e o Navaro em sampa, mas eu naum tenho o tel deles... o Tiguez faz baixos pra rita lee pra quem naum sabe... os filhos dele são membros da banda Simbols (ex banda do Edu Falashi).
Vale a pena conferir o trabalho dos caras.
Teh mais Abraço.

Dpaulo
Veterano
# nov/04
· votar


GeddyMyung
o Tiguez e o Navaro não tem site?

BTNS
Veterano
# nov/04
· votar


O Tiguez não tem site. Eu tinha o cartão dele mas não sei onde está. Assim que achar ponho o fone dele aqui.

Em São Caetano do Sul, SP, há o Donizete, da Lancer. Ouço falar muito bem dele mas ainda não vi o trabalho dele ao vivo, só dois baixos que foram vendidos no ML, um era cópia de um Fodera. Fone: 11 4231- 9475 End.: Rua Humberto de Campos, 344 Vila São José SCS

Dpaulo
Veterano
# nov/04
· votar


jorge marinho
vc recebeu a resposta do meu e-mail?

bass_player
Veterano
# nov/04
· votar


www.tiguez.com.br

Ed_Cabeça
Veterano
# nov/04
· votar


alguém conhece o alemão Stack?

jobarata
Veterano
# jan/05
· votar


Alguém conhece?[/i]
[i]http://www.igorporto.com/

Irmão, o instrumento da propaganda é meu.
O instrumento é show de bola. O cara é extremamente profissional e interessado.
Troca uma idéia com ele, você vai se interessar.

paulinhomp3
Veterano
# jan/05
· votar


NESCAU
Cara voce eh de santa catarina, que cidade???

Leandro Silva
Veterano
# jan/05
· votar


O Ladessa trabalha dentro do prédio da ULM (Universidade Livre de Música), lá na unidade do Brooklin.

Leandro Silva
Veterano
# jan/05
· votar


Tem também o Edmar Luighi, que trabalha na EMT... só que eu acho que ele não está fazendo customizado por causa de tempo.

É o mesmo caso do Zaganini...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Luthier_Construção de Baixo