Como regular o tensor

    Autor Mensagem
    Slapbass
    Veterano
    # ago/05


    Tenhu um strinberg CLB24-A http://www.strinberg.com/foto_g/baixo/clb24a.jpg
    e as cordas estão muito altas....como faço pra regular o tensor???? será q uma pessoa q nunca fez isso tem condições de fazer????? me ajudem se puderem...vlw !!!

    marcioazzarini
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    edit

    marcioazzarini
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    edit

    marcioazzarini
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Etapa 2 - Tensor


    Para regular um tensor, é importante conhecê-lo. Existem alguns tipos básicos, mas todos são instalados da mesma forma (dentro do braço).


    1. Modelo curvo (padrão Fender)
    Um barra de aço que possui uma curvatura no meio do braço. Quando se aperta o tensor, a tendência da barra é esticar (a curva tende a desaparecer) forçando o meio do braço para cima (escala) e deixando o conjunto reto.


    2. Canaleta de alumínio (padrão Martin)
    A barra de aço é reta e fica dentro de uma canaleta de alumínio. Quando o tensor é apertado, o aço comprime o alumínio, forçando a madeira para cima (escala) e endireitando possível curvatura.


    3. Barras duplas (padrão Ibanez)
    Duas barras paralelas, soldas em uma das pontas. Utiliza o mesmo sistema de trabalho do tensor de canaleta. Quanto o tensor é apertado, a barra inferior pressiona o barra cima, que por sua vez, empurra a madeira no meio do braço. Assim, o braço volta a ficar reto.
    Existem ainda tensores de ação dupla, que corrigem problemas quando o braço está côncavo ou convexo.


    Como ajustar o tensor


    Ajustar o tensor é razoavelmente simples, mas muito cuidado é necessário, pois um deslize por estragar o instrumento.
    Para medir a necessidade de um ajuste no tensor, afine o instrumento e prenda uma corda na primeira casa e na casa onde o braço encontra o corpo. A corda ficará reta. Avalie a altura entre a corda e o traste no meio do braço (entre o 8º e 12º traste, normalmente). Este espaço deve ser entre 0,3 e 0,5 mm. Se a corda está muito alta, o braço está côncavo, o que sugere a necessidade de se apertar o tensor, tornando-o reto novamente. O ideal é que a curvatura do braço seja muito pequeno. Um braço perfeitamente reto também implica em problemas de trastejamentos.
    Para ajustar o tensor, basta utilizar a chave certa (alguns instrumentos já vêm com esssa ferramenta). É importante soltar um pouco o tensão das cordas neste momento, evitando que o tensor sofra com um esforço excessivo e desenecessário. Trabalhe sempre com ¼ de volta de cada vez, ou menos. E nunca force, se o tensor estiver muito duro. Neste caso, seu luthier precisará ser consultado.


    Fonte: www.mpinstrumentos.com.br

    marcioazzarini
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Como não tinha nada muito exclarecedor... hehehe

    Acabei postando esse texto aí q achei legal.

    Slapbass
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    vlw pela resposta...

    Slapbass
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    alguem ae ja regulou o tensor???? ou so tem a teoria como eu???
    (pelo menos agora a teoria eu tenhu graças ao MarcioAzzarini...heehe...vlw marcio....)

    BaSs_17
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    kra leva teu BASS prum Luthier de sua confiança ou que alguem jah lhe recomendo e pede pra ele fazer alguns ajustes nesse BASS

    flw galera

    FBassist
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: FBassist
    · votar


    gg

    marcioazzarini
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Slapbass

    Como onde eu moro não tem luthier, eu aprendi fuçando mesmo... Além de fazer pequenas regulagens nos meus baixos, de vez em quando regulo os instrumentos dos meus alunos. Mas não sou nenhum expert.

    Junão
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Aí galera vocês que são experientes, me responde uma pergunta o que é luthier.

    Junão
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Como saber qual a altura correta de captador.

    denismonteiro
    Veterano
    # set/05
    · votar


    afe... galera muito cuidado ao mexer no tensor...

    e apropósito, se suas cordas estão altas vc tem q mecher na ponte e não no tensor... tensor é só para a curvatura do braço.

    eu não mexo no tensor ne ferrando.... só ajustes e ponte e olhe lá... essas coisas eu deixo pra quem entende... não fico me arriscando.

    moog
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Como onde eu moro não tem luthier, eu aprendi fuçando mesmo... Além de fazer pequenas regulagens nos meus baixos (2)



    denismonteiro
    eu não mexo no tensor ne ferrando.... só ajustes e ponte e olhe lá... essas coisas eu deixo pra quem entende... não fico me arriscando.

    naum é nenhum bicho de 7 cabeças tmb naum....

    vai mto da pessoa tmb... tem gente q tem jeito pra mecher com as coisas... e tem gente q é meio desastrado....
    huuhuhuhuhuh

    mas concordo q antes de mecher no tensor, tente regular a altura dos "carrinhos" da ponte...

    Slapbass
    Veterano
    # set/05
    · votar


    pow....tomei corajem...comprei a chave alen e regulei.....gostei do resultado...meu professor tb acho q ficou legal...regulei ate as 8ªs......vlw ae pessoal;....

    felipepossidonio
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ai galera, eu tirei akela tampinha do headstock da minha epip lp std e percebi q o tensor esta um pouco para o lado. meu prof dise q ele ficou assim para assentar e é normal. é normal msm ou o braço ta ferrado?

    felipepossidonio
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    pessoal, vamos ajudar ae

    Manny Ray
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Manny Ray
    · votar


    boas dicas

    Saulex ES
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Galera aproveitando esse tópico vou lançar minha duvida, eu ja pesquisei bem sobre o assunto mais ainda não sei se o problema é o tensor ou a altura de algumas cordas


    minha guitarra é nova ( 4 meses- mal toquei ela direito por falta de tempo) ela é uma Giannini strato com 2 humbuckers (ruinzinha) , enfim ela veio com encordoamento .9 e todas as cordas trastejavam quando tocadas soltas. Eu queria usar .11 para tocar Metal mais como a ponte é flutuante nem funfa por que iria levantar, então mudei o encordoamento para .10 mas fiz o seguinte peguei a 6º corda do encordoamento antigo (o calibre dela era .42) e coloquei como sendo 5º corda do encordoamento atual (para dar mais sustain), e usei uma corda de calibre .52 sendo a ultima corda. ( usei o encordoamento Dunlop KFK .10 que vem com uma corda extra para drop .52).

    Depois das modificações as duas primeiras cordas( agudas) continuam trastejando quando tocadas soltas ( só trastejam quando tocadas soltas) a 4º corda trasteja um pouco em todos os trastes, e a ultima (grave) trasteja muito pouco em todos os trastes(* quase imperceptível).

    Esses são os sintomas, na minha opinião o problema esta na regulagem do tensor (se for no tensor para qual lado eu devo giralo) e na altura as 2 ultimas cordas.

    Espero a ajuda de vcs
    Obrigado

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Saulex ES
    Vc sabe q aqui é um fórum de baixo neh? Tipo, tem um tópico fix no fórum de guita para tirar dúvidas com 2 luthier...

    []'s

    Saulex ES
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Tinha ate visto sim mas achei que la fosse para assuntos mais tecnicos.

    Mas vou postar la agora vlw a dica !

    hellgod
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: hellgod
    · votar


    talvez essas imagens possam ajuda-lo

    como o tensor funciona

    ação do tensor

    Amago
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Estou com violão com cordas 011 ( chegou assim de fabrica) quero mudar para 010,que devo fazer com tensor ? Afrouxar, ou o contrario ?

    Amago
    Membro Novato
    # dez/16 · Editado por: Amago
    · votar


    Me desculpem, agora que percebi este tópico e de baixo,mais ainda assim se alguém puder ajudar..

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Amago
    Este é um procedimento onde deve-se ter plena segurança do que se esta fazendo, então, recomendo que leve á um bom luthier.

    Amago
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    alan.bassplayer
    Então vou seguir seu conselho. Obrigado pela resposta.

    Renato F
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: Renato F
    · votar


    Amago
    Troque as cordas e veja o que acontece. Espere um tempo pro braço ajustar e veja se está trastejando ou se vc sente alguma diferença ao tocar. Se não, não mexa em nada. Caso comece a trastejar ou vc perceba as cordas mais altas ou outra coisa, procure um luthier. Nem sempre será preciso ajustar o tensor.

    Abraço!

    EDIT. Dúvidas sobre luthieria use este tópico., muito útil.

    Amago
    Membro Novato
    # dez/16 · Editado por: Amago
    · votar


    Renato F
    Muito obrigado pela resposta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como regular o tensor