sobre o pastorius e seu som

    Autor Mensagem
    asterix
    Veterano
    # set/04


    assim, eu to comecando a ouvir jazz principalmente pastorius, e pela minha ignorancia eu realmente nao entendo o som daquelas musicas... talvez porque eu nao seja acostumado a ouvir jazz (do tipo de musica q eu estou acostumado a ouvir e o jazz ha um abismo imenso), mas a ironia eh tanta q eu estou ouvindo uma musica do jaco pastorius mas na maioria da vezes nem sei onde esta o baixo!! (angustia!) as vezes eu acho q eh o baixo as vezes eu acho q eh um instrumento de sopro tipo sax.... andei procurando no busca sobre isso e vi termos do q seriam efeitos como fuzion, chorus e delay (inclusive num solo dele q jah foi citado num topico do ano passado) se pudessem me dizer o q eh isso (jah procurei e nao consegui encontrar por isso estou perguntando) talvez eu consiga entender um pouco mais do q eh akele som... agradeço desde já a todos que responderem.

    asterix
    Veterano
    # set/04
    · votar


    e sim, sou bastante ignorante.

    marcioazzarini
    Veterano
    # set/04
    · votar


    asterix

    O Jaco não possuia efeitos no baixo, e seu timbre é bem característico... Com o passar do tempo vc vai se acostumando com o som, e já identifica o baixo mais facilmente.

    jrcintra
    Veterano
    # set/04
    · votar


    asterix
    o jaco usa as vezes uma distorçao... tem qm diga q foi ele o primeiro a usar distorcao no baixo...
    nao sei c ele usa um compressor

    jrcintra
    Veterano
    # set/04
    · votar


    usa = usava
    eheheh =P

    Crazy bass
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Meu professor falou q o jaco tocava só com o captador da ponte, o mais perto do baixo ele abaixava e tocava bem perto da ponte, e deixava o tone (não sei se é esse o nome) do baixo no mais agudo, por isso ficava um som meio "fanho".

    HignocliuS
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Meu professor falou q o jaco tocava só com o captador da ponte, o mais perto do baixo ele abaixava e tocava bem perto da ponte, e deixava o tone (não sei se é esse o nome) do baixo no mais agudo, por isso ficava um som meio "fanho".

    E ele tava certo o caminho inteiro. Meu fretless ta regulado exatamente assim, timbre de baixo de verdade.

    Ed_Cabeça
    Veterano
    # set/04 · Editado por: Ed_Cabeça
    · votar


    tocando dessa maneira, próximo à ponte, o som sai curto e metálico, grave, o que é bom pra tocar sons rápidos, com muitas notas por tempo, como é o caso do Jaco. quanto mais próximo ao meio da extensão das cordas, mais as cordas vibram e mais longos ficam os sons das notas, o que pode atrapalhar quando há muitas notas por tempo e o tempo é rápido... mas isso é a minha visão...

    O som do Jaco realmente é bastante rápido e algumas vezes até confuso... tem alguns solos que eu até acho feio (é minha opinião, mas afirmo que o cara foi o melhor baixista do mundo), pois são muito rápidos e confusos, mas outros que são fantásticos. Porém, todos são exelentes para estudo de técnicas e arranjos.

    jrcintra
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ed_Cabeça
    o problema eh q pra toca solos rapidos perto da ponte , o kra tem q te uma pegada mmmmto forte e mmmmmmto precisa..(nao adianta tu te uma pegada forte e o som sai todo sujo)
    coisa q o jaco tinha...
    o pizzicato do kra era invejavel

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Jaco combinava o som do captador agudo com o pot de tonalidade "fechado", ademais ele retirou os trastes de seu baixo tornando-o fretless (ele estudou para isto), e usava fuzz e um amplificador da marca Acoustic valvulado (John Paul Jones tambem usava este amp). Sua concepção musical era muito avançada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a sobre o pastorius e seu som