Autor |
Mensagem |
asterix Veterano |
# set/04
assim, eu to comecando a ouvir jazz principalmente pastorius, e pela minha ignorancia eu realmente nao entendo o som daquelas musicas... talvez porque eu nao seja acostumado a ouvir jazz (do tipo de musica q eu estou acostumado a ouvir e o jazz ha um abismo imenso), mas a ironia eh tanta q eu estou ouvindo uma musica do jaco pastorius mas na maioria da vezes nem sei onde esta o baixo!! (angustia!) as vezes eu acho q eh o baixo as vezes eu acho q eh um instrumento de sopro tipo sax.... andei procurando no busca sobre isso e vi termos do q seriam efeitos como fuzion, chorus e delay (inclusive num solo dele q jah foi citado num topico do ano passado) se pudessem me dizer o q eh isso (jah procurei e nao consegui encontrar por isso estou perguntando) talvez eu consiga entender um pouco mais do q eh akele som... agradeço desde já a todos que responderem.
|
asterix Veterano |
# set/04
· votar
e sim, sou bastante ignorante.
|
marcioazzarini Veterano |
# set/04
· votar
asterix
O Jaco não possuia efeitos no baixo, e seu timbre é bem característico... Com o passar do tempo vc vai se acostumando com o som, e já identifica o baixo mais facilmente.
|
jrcintra Veterano |
# set/04
· votar
asterix
o jaco usa as vezes uma distorçao... tem qm diga q foi ele o primeiro a usar distorcao no baixo...
nao sei c ele usa um compressor
|
jrcintra Veterano |
# set/04
· votar
usa = usava
eheheh =P
|
Crazy bass Veterano |
# set/04
· votar
Meu professor falou q o jaco tocava só com o captador da ponte, o mais perto do baixo ele abaixava e tocava bem perto da ponte, e deixava o tone (não sei se é esse o nome) do baixo no mais agudo, por isso ficava um som meio "fanho".
|
HignocliuS Veterano |
# set/04
· votar
Meu professor falou q o jaco tocava só com o captador da ponte, o mais perto do baixo ele abaixava e tocava bem perto da ponte, e deixava o tone (não sei se é esse o nome) do baixo no mais agudo, por isso ficava um som meio "fanho".
E ele tava certo o caminho inteiro. Meu fretless ta regulado exatamente assim, timbre de baixo de verdade.
|
Ed_Cabeça Veterano |
# set/04 · Editado por: Ed_Cabeça
· votar
tocando dessa maneira, próximo à ponte, o som sai curto e metálico, grave, o que é bom pra tocar sons rápidos, com muitas notas por tempo, como é o caso do Jaco. quanto mais próximo ao meio da extensão das cordas, mais as cordas vibram e mais longos ficam os sons das notas, o que pode atrapalhar quando há muitas notas por tempo e o tempo é rápido... mas isso é a minha visão...
O som do Jaco realmente é bastante rápido e algumas vezes até confuso... tem alguns solos que eu até acho feio (é minha opinião, mas afirmo que o cara foi o melhor baixista do mundo), pois são muito rápidos e confusos, mas outros que são fantásticos. Porém, todos são exelentes para estudo de técnicas e arranjos.
|
jrcintra Veterano |
# set/04
· votar
Ed_Cabeça
o problema eh q pra toca solos rapidos perto da ponte , o kra tem q te uma pegada mmmmto forte e mmmmmmto precisa..(nao adianta tu te uma pegada forte e o som sai todo sujo)
coisa q o jaco tinha...
o pizzicato do kra era invejavel
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
![Top User FCC](/img/badge_medalha.png) |
# out/04
· votar
Jaco combinava o som do captador agudo com o pot de tonalidade "fechado", ademais ele retirou os trastes de seu baixo tornando-o fretless (ele estudou para isto), e usava fuzz e um amplificador da marca Acoustic valvulado (John Paul Jones tambem usava este amp). Sua concepção musical era muito avançada.
|