transformar um violão em um baixolão

    Autor Mensagem
    Ed_Cabeça
    Veterano
    # set/04


    existe algum problema grave, em fazer um violão virar um baixolão? arranjei um violão com o braço quebrado, e quero trocar o braço e aproveitar pra fazer um baixolão. sei que a tensão das cordas do baixo é muito maior, e eu precisaria alterar a sua estrutura. quero por cordas de nylon, e tbm já ouvi falar (aqui mesmo no fórum) de baixos elétricos com cordas de violoncelo... só não venham dizer que não tem como fazer!

    bass_player
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ed_Cabeça
    Não inventa... não da certo.. a menos que o seu violão seja tipo um tonante, e vc não goste muito dele... ou que não se importe em zoas todo o violao.

    Ed_Cabeça
    Veterano
    # set/04
    · votar


    nem sei que violão é aquilo, ele jah tah arrebentado (com o braço quebrado) e eu não vou gastar pra arrumar um violão daqueles, mas eu faria um baiolão com ele

    EGO
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Chama o Homem do Há !!!

    Júlio Alaska
    Veterano
    # set/04
    · votar


    acho que num tem como cara
    se tive, vc vai gasta o preco de um baixolão novo

    BRNz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ah... tipo... soh pra dah uma ideia, faz o seguinte... faz um braco novo tu mesmo, poe um tensor do demonho (ou compra um pronto, lembrando q tenq se de violao, do mesmo tamanho do antigo, senaum vai ficar todo desafinado) poe corda de baixo mesmo e um captador piezo na ponte heuheu... altos facil...

    e tipo, aquela pira de eletrico com corda de violoncelo, le o topico intero cara... nem tem como capta uma corda de violoncelo com captador comum, (se bem q com piezo dah) e tb a afinacao do violoncelo eh diferente... assim as corda iam fica soltona na afinacao padrao...

    BRNz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Maaaaaaaaass... jah tinha rolado uma pira assim... agora q lembrei, soh naum lembro quem...

    pego um violaum boto aquelas coisa que seguram as cordas (nao ponte comum... aquelas... sei lah... sinistras) e fez um baixolao de 3 cordas... ai quem sabe dah...

    TrasTTe
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ed_Cabeça

    se eu fosse tu, ao invés de mudar toda a estrutura, pagando um preço que num vale pela porcaria de baixolão enjambrado que tu vai arranjar, daria um tempo,juntaria uma grana, e botaria o violão na compra do baixolão... tu pode negociar e acabar arranjando um baixolão razoável só com uma graninha e um violão que tu num quer mais...

    Não é mais lógico???

    valeu, espero ter ajudado...

    Lucas Gatto
    Veterano
    # set/04
    · votar


    allow, allow, e o cavalete, o espaço das cordas, eh mto apertado, e o espaço entre as casas tb, o som vai ficar sux... nem da certo..

    Ed_Cabeça
    Veterano
    # set/04
    · votar


    BRNz
    a idéia era mesmo eu fazer o braço, e vou por um tensor em T (não ajustável), fretless, e sem captação mesmo. Na ponte a minha idéia realmente era a de utilizar aquele troço de metal que segura as cordas e se prende no fim do corpo (tbm não sei o nome daquela bichera).
    valeu mesmo pela força

    TrasTTe
    valeu a dica, mas a idéia principal é eu mesmo fazer o baixolão, mais por aprender e ter um instrumeto meu do que por ter um baixolão.

    Lucas Gatto
    o espaço das cordas e tudo mais naum vai ser problema, pois euvou fazer um braço novo, e além do mais, o braço do meu baixo elétrico é tão fino quanto o do violão em questão, mas valeu a força assim mesmo

    EGO
    Chama o Homem do Há !!!
    valeu a dica

    Ronin
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ed_Cabeça
    Vá em frente meu velho... se é um violão arrebentado, destinado ao lilmbo, nada melhor do que praticar lutheria nele. Muitas coisas boas surgiram de iniciativas assim... desde o fretless do Jaco (alguns dizem que é lenda) até a guita do Brian May.

    Ed_Cabeça
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ronin
    valeu a força

    o Dadi, da Cor do Som, teve como primeiro instrumento um violão com cordas de baixo, imaginem só...

    Magno Vilhena
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Se é para brincar de luthier vá em frente mas se é para ter um bom baixolão, ou pelo menos um que funcione, esqueça.

    Lucas Gatto
    Veterano
    # set/04
    · votar


    vai la cara

    Ed_Cabeça
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Lucas Gatto
    valew

    joaozitorossi
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ed_Cabeça
    vai fundo cara.....mas por favor! não esqueça de botar um "cordal" nele pq se naum o tampo do violão vai subir!!! essa parada eh baratinha, 10 contos tu compra... ; )

    marcelo prati
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ae ae ae... nunca tinha pensado em fazer isso... tenho um violao toscao em casa.... tem um grave do caraio... acho que vou fazer isso...tirar as trastes, trocar de cordas....

    oq eh esse CORDAL HEIM?

    Ed_Cabeça
    Veterano
    # set/04
    · votar


    marcelo prati
    joaozitorossi
    num sei o que é cordal, mas imagino que seja aqle treco de metal que segura as cordas, depois da ponte, e que se prende no final do violão... é isso?

    isaiasgs
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ed_Cabeça
    É isso mesmo...alguns tb chamam de cavalete ou prende-cordas, ele é bom pr avioão velho q tenha pegado humidade ou q esteja descolando.

    Eu vi aqui por 5,00 reias. Vai ser muito útil pro caso dessa transformação mas eu acho muito feio.

    Ed_Cabeça
    Veterano
    # set/04
    · votar


    isaiasgs
    valeu cara...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a transformar um violão em um baixolão