Escalas são suficientes ?

    Autor Mensagem
    EGO
    Veterano
    # ago/04


    O baixista que utiliza apenas as escalas, por exemplo, que cifra um som no violão e depois põe as linhas de baixo conforme escala da nota, está ok, ou falta conhecer algo mais para compor as linhas ?
    E necessita ter alguma relação entre as notas colocadas na música, ou pode-se colocar aleatóriamente conforme tonifique a letra ?

    black_h
    Veterano
    # ago/04
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    meio chato te explicar isso por um forum
    aeuiaheiuaeea
    :D

    EGO
    Veterano
    # ago/04
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    black_h
    grande contribuição

    LeandroP
    Moderador
    # ago/04
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    EGO

    Que bom que já conhece as escalas. Agora é nos acordes que você deve prestar atenção. Primeiramente são as notas da tríade: T, 3, 5... mas aí o seu som pode sair com cara de "baixo tabajara" (tã, tãm, tãm, tã).

    Daí você estuda as funções do acorde e ver se ele fica melhor com sétima menor ou sétima maior (7 ou 7M), quarta justa ou aumentada (4 ou #4), terça menor ou maior (b3 ou 3).

    Dessa forma você pode combinar o que você conhece de escalas com o que tá rolando na harmonia (acordes da guitarra, piano, etc...)

    O barato é sempre seguir em frente, nunca parar. Se você acha que as escalas já são o suficiente, não sabe o que está perdendo pela frente.

    Bons estudos!

    fox_123
    Veterano
    # ago/04
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    Cara gostaria de trocar uma ideia com vc, me desculpe mas não entendi oque vc quer exatamente saber...

    Seria a relação acorde com acorde, ou escala/acorde?

    isaiasgs
    Veterano
    # ago/04
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    EGO
    kra !! acho q é melhor vc reformular su apergunta..ficou tudo meio estranho.

    por exemplo, que cifra um som no violão e depois põe as linhas de baixo conforme escala
    A cifra usada no violão é a mesma usada em qq instrumento. Exemplo: se vc cifra uma música para o violão e diz q a simples sequência é C, F e G. Isso será para qq instrumento, pq uma cifra vai muito além desse simples nome de nota q vc fala,(DÓ, FÁ e SOL). Por trás da cifra existe outras notas q harmonizam com essa nota falada na cifra (tônica), no mínimo vai existir mais duas notas(3ª e 5ª).

    No caso do contra-baixo vc vai trabalhar muito mais com as tônicas , então se o acorde é C, vc toca unicamente a nota DÓ no instrumento(Isso se vc tocar de uma forma bastante simplista). Já no caso do violão q trabalha com aqueles decorebas de posições de acordes onde o kra não sabe nem pq, numa única posição vc faz no mínimo três notas diferentes q se harmonizam, isso é q

    isaiasgs
    Veterano
    # ago/04
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    EGO
    kra !! acho q é melhor vc reformular su apergunta..ficou tudo meio estranho.

    por exemplo, que cifra um som no violão e depois põe as linhas de baixo conforme escala
    A cifra usada no violão é a mesma usada em qq instrumento. Exemplo: se vc cifra uma música para o violão e diz q a simples sequência é C, F e G. Isso será para qq instrumento, pq uma cifra vai muito além desse simples nome de nota q vc fala,(DÓ, FÁ e SOL). Por trás da cifra existe outras notas q harmonizam com essa nota falada na cifra (tônica), no mínimo vai existir mais duas notas(3ª e 5ª).

    No caso do contra-baixo vc vai trabalhar muito mais com as tônicas , então se o acorde é C, vc toca unicamente a nota DÓ no instrumento(Isso se vc tocar de uma forma bastante simplista). Já no caso do violão q trabalha com aqueles decorebas de posições de acordes onde o kra não sabe nem pq, numa única posição vc faz no mínimo três notas diferentes q se harmonizam, isso é q

    isaiasgs
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: isaiasgs
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    EGO
    kra !! acho q é melhor vc reformular su apergunta..ficou tudo meio estranho.

    por exemplo, que cifra um som no violão e depois põe as linhas de baixo conforme escala
    A cifra usada no violão é a mesma usada em qq instrumento. Exemplo: se vc cifra uma música para o violão e diz q a simples sequência é C, F e G. Isso será para qq instrumento, pq uma cifra vai muito além desse simples nome de nota q vc fala,(DÓ, FÁ e SOL). Por trás da cifra existe outras notas q harmonizam com essa nota falada na cifra (tônica), no mínimo vai existir mais duas notas(3ª e 5ª).

    No caso do contra-baixo vc vai trabalhar muito mais com as tônicas , então se o acorde é C, vc toca unicamente a nota DÓ no instrumento(Isso se vc tocar de uma forma bastante simplista). Já no caso do violão q trabalha com aqueles decorebas de posições de acordes onde o kra não sabe nem pq, numa única posição vc faz no mínimo três notas diferentes q se harmonizam, isso é q é o acorde, onde o nome da cifra é a tônica do acorde, e é a nota q é executada pelo contra-baixo.

    Não necessariamente , se vc tira uma música de ouvido, a nota encontrada será a cifra. Eu mesmo gosto de, em alguns casos, ir direto na sétima menor como se fosse a tônica, isso causa uma tensão legal. Outros casos utilizo 6ª menor e aí vai....

    espero ter ajudado em alguma coisa....

    Vlw

    LeandroP
    Moderador
    # ago/04
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    EGO

    Aproveitando os acordes que o isaiasgs sugeriu (C, F e G eu vou tentar ilustrar a minha idéia.

    Considerando que estes 3 acordes estão dentro da tonalidade de Dó maior, será esta a escala que usaremos pra montar os 3 acordes.

    Escala de Dó:

    C - D - E - F - G - A - B - C

    Pro acorde de F, vamos usar a mesma escala de Dó, só que começando pela nota Fá:

    F - G - A - B - C - D - E - F

    E pro acorde G, vamos usar a mesma escala de Dó, só que começando pela nota Sol:

    G - A - B - C - D - E - F - G

    Se pegarmos as "3 primeiras notas ímpares" de cada escala, teríamos:

    Para C:

    C - D - E - F - G - A - B - C

    Dó maior = {C, E, G} = {T, 3, 5}


    Para F:

    F - G - A - B - C - D - E - F

    Fá maior = {F, A, C} = (T, 3, 5}



    Para G:

    G - A - B - C - D - E - F - G

    Sol = {G, B, D} = {T, 3, 5}

    Agora como "lição de casa", marque onde estão os dois intervalos de semitons que contém cada escala.

    Veja como ele muda de posição (entre as notas é a mesma coisa, por se tratar de uma mesma escala). Por exemplo, na escala que começa pelo Dó, os 2 semitons estão entre a 3ª e a 4ª nota, e entre a 7ª e a 8ª nota. Agora procure nas outras duas escalas que eu coloquei acima.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/04
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    Veja que na escala que forma o acorde Dó, a distância entre a primeira (C) e a quarta (F) nota é de 2,5 tons. Se você fosse tocar este intervalo, estaria tocando uma quarta justa (4j).

    Agora se você usar a mesma idéia na escala que forma o Fá, a distância entre a primeira (F) e a quarta (B) nota é de 3 tons. Se você fosse tocar este intervalo, estaria tocando uma quarta aumentada (#4).

    Então já dá pra perceber que faz diferença a posição dos semitons, gerando diferentes tensões pros acordes que até então era tudo igual.

    TABELA:

    7M (sétima maior) = 5,5 tons
    7 (sétima menor) = 5 tons

    Veja que os três acordes mencionados, embora pareça tudo igual, apresenta sétimas diferentes.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/04 · Editado por: LeandroP
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    Usando a mesma escala, cada acorde teria a seguinte sétima:

    C + 7ª = C + B

    F + 7ª = F + E

    G + 7ª = G + F

    Se você fizer as contas, de C para B; e de F para E vai encontrar 5,5 tons. Enquanto que de G para F vai encontrar 5 tons.

    Logo, os acordes C e F podem serem vistos como C7M e F7M. Enquanto que o acorde G é apenas G7.

    Quando estiver tocando sobre estes acordes, você poderá usar (a seu gosto) as tensões individuais de cada um (4, #4, 6, 9, b9, 7, 7M, etc...)

    Tudo isso influencia na linha melódica do baixo. Ou seja, estudar escalas apenas não é o suficiente. É importante, no mínimo, saber o que fazer com elas.

    EGO
    Veterano
    # ago/04
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    Beleza, a "fórmula T, 3, 5", significa que essas 3 notas tocadas simultaneamente expressão o som de T, correto ?
    Como no exemplo de A: T, 3, 5 seriam A, C# e E que no violão estão lá:

    e---- / ----- / ---------------------------------------------
    B---- / --C#- / ---------------------------------------------
    G---- / --A-- / ---------------------------------------------
    D---- / --E-- / ---------------------------------------------
    A---- / ----- / ---------------------------------------------
    E---- / ----- / ---------------------------------------------

    Mas no baixo se eu solar com os outros graus da escala (2º, 4º, 6º, 7º e até 8º), obviamente durante o tempo da nota, está correto, não é ?
    Mas a minha outra pergunta é se quando cifro uma música, deve-se usar durante a letra somente notas da escala do tom ?
    Como no exemplo de QUE PAÍS É ESSE: t=Em
    Escala de Em= E, F#, G, A, B, C, D, E.
    As notas que ocorrem durante são E, C e D. Estão todas aí na escala, mas necessariamente isso quer dizer que somente essas notas podem ser usadas nessa música ?
    Mas na parte da música que está sendo tocado C, eu não poderia tocar F, que está na escala de C (C, D, E, F , G, A, B, C) ? Ou só posso tocar as notas que estão na escala DA TONICA ?

    LeandroP
    Moderador
    # ago/04
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    EGO

    Quando você toca as notas do tom da música você está "generalizando" a harmonia. Tudo vai soar "dentro", mas pode ser enjoativo. Numa simples levada, muitas vezes só a T (tônica ou fundamental) do acorde resolve.

    É aí que você pega cada acorde e começa a enxerga-lo de modo individual, observando suas características. Quando você usa T, 3, 5 você está fazendo as 3 notas que mais estarão "dentro" do acorde, isso porque são esses graus que formam o acorde.

    Os outros graus dão uma espécie de "colorido melódico" sobre o acorde, mas mesmo pertencendo a escala alguns graus podem não soar tão bem.

    Pense que tem um piano fazendo um Dó maior. Se com o seu baixo você tocar a nota C, E ou G^, embora tenha usado 2 notas que não seja o Dó, a coisa vai soar "in-side" (dentro do tom). Agora se você usar a nota F por exemplo, mesmo esta nota pertencendo a escala, a melodia pode chocar, porque você está causando uma tensão e logo chamando outro acorde.

    Mas está indo pelo caminho certo. Com paciência e determinação você chaga lá!

    Bons estudos ! ! !

    fox_123
    Veterano
    # ago/04
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    Cara, acho que entendi...com relação aos acordes, você pode substituir sim, por acordes dentro da própria tonalidade.

    Basicamente a função dos acordes que encontran-se na escala pode ser divida em três partes, que são: tonica, subdominante e dominante. Na pratica isso funciona mais ou menos assim:

    Exemplo na tonalidade de DO:

    Tonica: C, Am, Em

    Subdominante: F, Dm

    Dominante: G7, Bm7(b5)

    Obs.: repare que cada uma dessas categorias possuem "notas comuns" entre seus acordes, tipo:

    Tonica = / C=DO,MI,SOL / Am=LA,DO,MI / Em=MI,SOL,SI

    Agora faça a analise das outras categorias, e veja você mesmo como as outras categorias subdominante e dominante tambem possuem entre os seus acordes "notas comuns"

    Agora por ultimo fecho dizendo que teoricamente (por possuirem notas comuns) você pode e deve fazer a substituição, porem nem todas ficam boas, ficando assim a critério do seu bom gosto!

    Existem tambem outros acordes que você pode inserir numa sequencia harmônica que não fazem parte da mesma tonalidade, esses são chamados de "acordes de empréstimo modal" pois eles vem emprestados de outros modos, mais isso é uma outra historia.

    Espero ter ajudado!

    fox_123
    Veterano
    # ago/04
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    Obs.: quando eu disse por exemplo que na categoria tonica os acordes de C,Am e Em podem ser substituidos uns pelos outros, é porque eles possuem "notas comuns" na formação do "som basico" (T,3,5) de cada um deles, dai vem a razão de podermos substituir uns pelos outros.

    Agora com relação a solar com os outros graus da escala, te digo o seguinte, a escala "em relação ao acorde" se divide em tres partes, que são:

    Notas de acorde: são aquelas que formão o acorde, você pode e deve usar da forma que quizer.

    Tensões: tambem são notas boas para serem usadas, são as chamadas "notas dissonantes", elas sempre dão um colorido no solo

    Notas evitadas: não resultam em uma acustica boa, pois causam "choque" com outra(s) nota(s) que forma(m) o acorde, você deve passar por elas, e nunca parar nelas.


    Por exemplo usando a escala de DO MAIOR, essa divisão fica assim:

    Notas de acorde: DO,MI,SOL,SI ou seja, Tonica,Terça,Quinta e Setima maior

    Tensões: RE,LA ou seja, Nona maior e Sexta maior

    Notas evitadas: FA ou seja, Quarta justa

    Agora pesquize e descubra essa mesma classificação para as notas de outras escalas..

    Um abraço

    EGO
    Veterano
    # ago/04
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    fox_123
    No seu exemplo acima, a grosso modo, pode-se dizer que é conveniente e usual usar Tonica,Terça,Quinta e Setima maior, diversificar usando Nona maior e Sexta maior e evitar a Quarta ? Isso vale para todas escalas maiores, ou só para o exemplo acima ? E nas escalas menores a regra é a mesma ?

    De antemão gostaria de agradecer a vcs pela força que estão dando, brigadão aí galera.

    BRNz
    Veterano
    # ago/04
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    LeandroPanucci
    Aproveitando os acordes que o isaiasgs sugeriu (C, F e G eu vou tentar ilustrar a minha idéia.

    Considerando que estes 3 acordes estão dentro da tonalidade de Dó maior, será esta a escala que usaremos pra montar os 3 acordes.

    Tipow... pegando os acordes que sao tocados durante a musica e achando uma escala que seja comum a todas elas eu posso escolher essa escala pra musica toda na boa?!?

    LeandroP
    Moderador
    # ago/04 · Editado por: LeandroP
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    BRNz

    Sim, rola na boa. O que acontece é que é tudo uma mesma escala.

    Se sobre o acorde de Sol você tocar aleatoriamente as notas G, B, D e F você estará totalmente dentro do acorde de Sol, pois estas notas formam um G7. Usando uma mesma escala não é difícil que ocasionalmente você toque estas notas.

    Aproveitando a idéia de função de acordes, o acorde C que está estabelecido como tônica, não fica muito bom se colocar a nota Fá na formação (4a justa - vide exemplo acima). Já no acorde G7, denominado dominante, a nota Dó na formação pode cair muito bem, e também é uma 4a justa, mas sobre um acorde de função diferente da função tônica.

    Por isso é importante separar os acordes pela sua categoria. Além de ser mais fácil de assimilar, é uma grande porta pra caminhos mais prazerosos.

    Tenho um tópico no fórum de guitarra chamado: Glossário de Acordes - Um tópico de Esclarecimento que pode explicar melhor sobre o assunto.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/41601/

    fox_123
    Veterano
    # ago/04
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    Sim, isso vale para qualquer escala MAIOR NATURAL. Na escala MENOR NATURAL, tambem ocorre a mesma divisão, que vou demonstrar mais abaixo..

    Mas procure sempre dar uma "enfase" maior para as notas da escla que formam o acorde, por exemplo, para o acorde de C7M(9), muitos caras alem de usar as notas que formam o "som básico desse acorde" dão uma "enfase maior" na nona, para resaltar a tensão desse acorde, a mesma coisa acontece com a sexta (quando o acorde tem a sexta como nota de tensão), tudo é questão de gosto, ok?!

    Com relação a escala MENOR NATURAL;

    Usando como exemplo a escala de LA MENOR NATURAL, essa divisão fica assim:

    Notas de acorde: LA,DO,MI,SOL ou seja, Tonica,Terça menor,Quinta,Setima menor

    Tensões: SI,RE ou seja, Nona maior e Quarta

    Notas a evitar: FA ou seja, Sexta menor

    Espero ter ajudado

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