equalizer direto na mesa...

    Autor Mensagem
    joaozitorossi
    Veterano
    # ago/04


    Posso fazer isso? jogar do equilizer direto pra mesa, sem passar pelo amp? é pq to querendo abolir os amps no palco...flw.

    Demolisher
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    joaozitorossi
    poder, pode...

    Pedro Wood
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Se você quer abolir os amps do palco prepare-se para gastar uma boa grana com aquele retorno em click igual ao do Geddy Lee e um excelente pre-amplificador.

    powerbass
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    pode desde que tenha um direct box para baixar a impedancia do sinal.

    GAMMOTH
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    powerbass: Podicrê! No mínimo uma Direct Box! Para ficar com um som um pouco mais legal, poderia também pegar um daqueles pedais preamp, emuladores de amplis. Tem um da Sansamp, o Bass Driver, se não me engano, que dá uma boa tratada no som e plugar direto na mesa!

    joaozitorossi
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    ou seja...se eu tiver um simulador de amps tipo esse, ou tipo v-amp, eu posso plugar direto na mesa?

    GAMMOTH
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: GAMMOTH
    · votar


    Sim, creio que não seja necessária a direct box dessa maneira. Mesmo assim, não tenho tanta certeza, alguém ajuda aê!

    marcioazzarini
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    GAMMOTH
    Vc pode tocar até com o baixo plugado direto na mesa, sem EQ, sem D.Box nem nada. O q vai mudar são as possibilidades de regulagens do timbre do intrumento.

    Magno Vilhena
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    joaozitorossi
    Cara, esquece isso! Seu baixo precisa ser amplificado e como é que você vai amplificar sem amplificador? Para o som ir para o PA você tem que usar a saída de linha do amplificador, certo? As caixas do amp são o seu retorno, certo? Se você não quer mais as caixas como retorno tudo bem, se vira clicado no retorno, mas o amplificador em si ainda é necessário. â galera aqui tá viajando geral querendo ligar direto em linha. Nenhum operador vai topar uma parada dessas porque o som fica uma bosta, sem peso e sem ganho. Se você propuser isso a qualquer operador ele vai rir na sua cara. Você pode limar as caixas mas o amp nunca.

    marcioazzarini
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Magno Vilhena
    Fica um lixo mesmo, mas não é impossível. Se o cara acha q vai ser feliz assim.. Eu não abro mão de um umplificador.

    GAMMOTH
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Magno Vilhena: Num é bem assim, cara. No caso do que o João quer fazer é aproveitar a mesa e a potência do P.A. para o som do baixo dele. É claro que isso limita o timbre absurdamente!

    Mas já pude ouvir milhares de gravações em PC de baixo plugado direto e usado um software como emulador de ampli e o som ficou bom! Muita gente faz isso de plugar o emulador direto na mesa e é exatamente isso que o emulador se propõe a fazer.

    Poxa, eu que toco guitarra já fiz isso e não foi o fim do mundo! Uma vez estorou o ampli que eu tava usando no meio de um show. Eu só virei pro cara da mesa e falei: "Ei, esse microfone tá ligado? Posso pegar o cabo CANON"? Peguei ele e pluguei direto na saída do meu preamp valvulado que possui saídas balanceadas. Nada de emulador de caixa, apenas válvulas e saídas balanceadas. E num é que o som ficou legalzinho?

    isaiasgs
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Eu não tenho amp nem cubo e sempre usei o bass direto na mesa..mas eu geralment etoco em igreja , então não força muito o amp do PA. Uso as equalizações da mesa e do baixo e custo o som pra kramba.

    Mas , as poucas vezes q toquei em som grande senti q é um absurdo de qualidade q o baixo fica, na igreja o som não dá todo o timbre do baixo.

    Magno Vilhena
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    GAMMOTH
    Não estamos falando de gravação. Gravação é TOTALMENTE DIFERENTE e para gravação funciona muito bem mas o cara tá falando de tocar AO VIVO sem amp e isso não existe se ele quiser um som legal. O som do baixo no PA fica uma bosta e vai atrapalhar todo o PA, por isso essa preocupação não existe já que o operador depois de rir na cara dele vai dizer que é mais fácil o inferno congelar do que ele deixar o cara ligar o baixo direto no PA sem um amp com saída de linha.

    joaozitorossi
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Era soh uma suposião msmo...pq se desse pra fazer isso e ficasse cum som bom eu abolia na hora o amp pq dah mt trabalho...mas como a galera tah indicando pra naum fazer isso entaum continuo cum meu amp...hehe

    glauber
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Vamos lá: se você tiver uma boa mesa e bons intrumentos, da pra tocar sem problemas, é claro q a guita tem q passa por um pré amplificador p/ dah um timbre, mas o baixo numca me deu problema nas apresentações q eu ajudei a produzir nesses meus 16 anos de existencia... rsrs...

    Pedro Wood
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: Pedro Wood
    · votar


    Eu devo concortar totalmente com o Magno Vilhena pois nem se cogita no meio musical ter um baixo ou uma guitarra ligado diretamente ao PA. Além de perder a qualidade do som do instrumento irá prejudicar o desempenho do PA, mesmo que esse seja dos grandes, e certamente nem o operador e nem a produção de qualquer show com um mínimo de nível concordariam em ligar um instrumento que não fosse teclado ou violão diretamente no PA. A opção de pré-amplificador e retorno em click existe mas para tê-lo em boa qualidade irá se gastar uma soma digna de produções como Sandy & Junior e Rush, que foram os únicos que vi utilizando esse sistema. Um amigo fez a última turnê da Marina Lima e disse que a banda inteira tocava clicada e demorou um pouco a se habituar mas como era uma exigência do artista isso teve que ser feito. Eu pessoalmente estou bem habituado e muito satisfeito com o meu amplificador no palco e a saída de linha para a mesa.

    glauber, se passa por um pré já não é direto na mesa, correto?

    BTNS
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Aproveitando este tópico, gostaria de saber sobre a ligação do baixo através de um Bass POD emulando um amp. Ligando o baixo no POD e o POD na mesa, sem passar por um amplificador real. Li alguns comentários sobre isso, inclusive um do Ricardo Koctus na Cover Baixo onde ele dizia que não levava mais amp, só o POD. Esse tipo de ligação denigre a qualidade do som do baixo????

    GAMMOTH
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    BTNS & Magno Vilhena: Meu, é claro que o som do baixo NUNCA vai ficar como o do Flea, ou do Primus, ou do Anthrax, ou do cara do J-Quest!!! Eu sou totalmente a favor de ampli valvulado! Mas o que esses POD da vida prometem é exatamente isso: emular ampli fudido! Daí vc pode ligar na mesa! Pode ver em fóruns americanos que tem uma pá de músico que num tá mais usando ampli pra apresentação!

    Hehehe, mas realmente, muito técnico de som vai chiar de ligar direto, mesmo que eu nunca presenciei tal fato.

    Agora, sinceramente: compra um Ampeg SVT-III e uma caixa Mesa/Boogie que você mata qualquer um! E dá outro conjunto desse pra mim!!!!

    BTNS
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    GAMMOTH posso estar falando besteira mas do pouco que eu li, ligar no POD não é a mesma coisa que ligar totalmente direto como foi discutido aqui. Até porque, tb acredito que nenhum técnico de mesa ou produção permitira algo que comprometesse o PA.

    Pedro Wood
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    GAMMOTH, o POD é para ser usado junto com o seu amplificador e não direto na mesa. Creio que você se equivocou pois ele tenta imitar o timbre de vários amplificadores mas usando o seu amplificador r não sem amplificador. Os técnicos de som não chiam, eles simplesmente dizem NÃO e o baixo não vai na mesa porque realmente compromete o PA e o som do show como um todo, e nesse som quem manda é o técnico.

    Expressão
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Já tive o dissabor de chegar para tocar em um lugar e não ter ampli de baixo. Dai tive que plugar o baixo direto na mesa e mandar ver.
    Acho que só em emergência mesmo uma situação dessas faz sentido. Faz muita falta um bom ampli nas costas da gente fazendo tudo tremer...
    O som fica horrível, sem timbre e sem peso. Além disso a coisa fica diferente. Parece que você toca a corda e uma eternidade depois você se escuta. É bem esquisito.
    Mas já assisti show (de outros) em que na primeira música o ampli do baixo deu pau e mandaram o baixo direto para o PA.
    Para o publico não existe diferença. Mas o som no palco fica muito ruim.

    Magno Vilhena
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Expressão
    Já passei por isso também mas foi por causa de 2 amps queimados em sequência (morte aos roadies incompetentes!!!). Acho que para o público não existe diferença porque mesmo quando a banda erra eles não notam, a não ser que o erro seja muito na cara. Sei que o operador chiou horrores e se o show não fosse no interior do interior do interior do Espírito Santo (uma cidade chamada Guaraná) ele teria batido pé e o show não ia rolar se neguinho não agitasse um amp qualquer para o baixo. Deu pra me virar com o retorno até porque eu conhecia muito bem o show e o repertório (axé/country) mas a pré amplificação no próprio amp, além de fazer parte do seu timbre, é fundamental na qualidade do seu som. Tenho certeza que num show o som do meu baixo no PA passando por dentro do meu Hartke tem um som e sem ele tem outro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a equalizer direto na mesa...