Pra quem entende de Caps,Circuito. (Baixo Luthier).

    Autor Mensagem
    MkThEbEsT
    Veterano
    # set/08


    Falae, galera!

    Ah alguns meses mandei fazer meu baixo de luthier, o braço,corpo ja ta todo acabado assim como toda a parte eletrica ja ta comprada, etc. Só ta faltando montaar os caps e o circuito.. só que surgiu um problema.

    COmprei 2 captadores MM da Seymour duncan (SMB-4D) e 1 circuito STC-3M4, proprio pra MM... o problema é que ele so aceita 1 captador MM e no corpo ja tem as furações pros 2 MMs, talvez tenha sido uma vacilada minha por nao pesquisar melhor e nem do luthier me atentar a isso... mas agora ja foi e to precisando de umas sugestões.

    Ele me deu algumas opçoes:

    -Comprar outro circuito que aceite 2 MMs(quais bons, podem me da exemplos?).
    -Ele disse que tem como colocar um Balance, o problema é que teria que furar de novo e o baixo ja ta todo acabado, entao esteticamente ficaria como uma gambiarra(ja q os potenciomentros ja tao todos nos seus furinhos, etc..) (ate agora axo q vo ficar com essa... vo ver uma melhor maneira praisso.)

    No mais, acho que é so isso.. vim colocar em discussao pra qm entende e puder me ajudar.

    Espero opiniões.

    Forte abraço!

    leoc_rj
    Veterano
    # set/08 · Editado por: leoc_rj
    · votar


    Se quiser realmente trocar o circuito, este aqui é o ideal:

    STC-3P 3-band, 4-knob

    Do contrário, dependendo de como você "ordenou" a posição dos knobs, não vejo problemas em fazer mais furo. De repente você acha um cantinho que não fique esteticamente desagradável.

    EDIT: E caso queira importar, nesse site vende:
    Bass Parts Resource

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/08
    · votar


    MkThEbEsT
    Porque vc não pede para seu luthier instalar uma chave de Les Paul antes do circuito? Fácil!
    Abç

    toka-baixo
    Veterano
    # set/08
    · votar


    desculpa, mas aproveitando o tópico:
    quais são so componentes de um baixo quando se vai comprar com luthier?

    ponte
    corpo
    knobs (controlhes)
    preamp
    captador
    tarrachas
    braço

    e como que é a parte eletrica?
    não é o preamp e o captador???
    fico muito confuso com isso, se alguem tiver um link de algum site explicando detalhadamente, agradeço

    vlw

    MkThEbEsT
    Veterano
    # set/08 · Editado por: MkThEbEsT
    · votar


    Leoc_RJ

    Opa, cara.. brigado pela ajuda... também acho que farei um furo adicional.

    MkThEbEsT
    Porque vc não pede para seu luthier instalar uma chave de Les Paul antes do circuito? Fácil!
    Abç


    Opa Bertola, blz?
    O luthier vc deve conhecer. é o Erasmo Lousada!

    Desculpe, mas sou mto leigo em relação a certas coisas.. no caso essa chave da les paul teria qual função?

    Abraço!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/08
    · votar


    MkThEbEsT
    Claro que conheço o Erasmo, ele é fera!
    Cara, a chave vai atuar como o que ela faz em uma guitarra, selecionar qual o capt que vai atuar, nada mais. Nesse caso, ela deve ser instalada ANTES da entrada no circuito de pré.
    Abç

    MkThEbEsT
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Bertola,

    Então ele apenas selecionaria em qual cap o circuito iria atuar, é isso?

    Então dessa maneira não teria como os 2 trabalharem juntos.(alias, aproveitando.. existe alguma maneira dos 2 trabalharem juntos?)

    Abraço!

    leoc_rj
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Então ele apenas selecionaria em qual cap o circuito iria atuar, é isso?

    Ela seleciona o cap que você quer usar. O da ponte, do braço ou uma mistura dos dois

    existe alguma maneira dos 2 trabalharem juntos?)

    Sim. Como mencionei acima, a chave da Les Paul tem 3 posições. A do meio mescla os dois caps.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/08
    · votar


    MkThEbEsT
    Exato, como o leoc_rj disse.
    O problema está resolvido.
    Abç

    MkThEbEsT
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Vlw a todos pela colaboração.
    Amanhã to indo la falar com o Erasmo e trocar umas idéias.
    Vou da o toq pra ele Bertola que vc me ajudou, junto com o Leo!

    Ah, antes que me esqueça... alem do STC-3P que o LEo me recomendou, existe algum outro que "suporte" os 2 MMs?

    Abraço!

    Gui
    Veterano
    # set/08
    · votar


    MkThEbEsT
    tipo...usa um pot duplo..volume e balance..que ai não precisa furar!1
    mas tu vai precisar de pot de volume?? eu normalmente deixo sempre no maximo!

    leoc_rj
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Gui
    usa um pot duplo..volume e balance..que ai não precisa furar

    Muito bem lembrado.

    MkThEbEsT
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Falae, galera!
    Bom.. atualizando, fui la hj no Erasmo e eis que tivemos 2 soluções das quais todas foram citadas aqui. Vamos a elas:

    1-Colocar uma chavezinha estilo les paul(só que bem menor). Essa dae daria pra alternar os caps de boua, o PROBLEMA é que a cada mudança que fizesse na chave ela daria um ESTALO no som, o que por mais q seja algo "totalmente solucionavel"(até pq baixista n fica trocando de caps toda hora no meio da musica como guitarrista), mas uma pessoa que investiu pesado num instrumento como eu e ter esse impecilio quebra um poco o "feeling", mas ate agora é a mais viavel.

    2-A IDEAL, mas tb mais dificil... colocar um pot duplo, mas para isso precisaria de um POTENCIOMETRO duplo que funcionasse a 100k, o Erasmo disse q eh impossivel achar isso aqui na cidade, gostaria de saber se alguem sabe onde posso encontrar isso?Pois dessa forma ficaria como falaram, nao faria mais furações, colocaria grave e agudo num msm pot, deixaria o medio,volume e balance... ficando os mesmos furos que estão agora.

    Espero opiniões.

    Abraço!

    Gui
    Veterano
    # set/08
    · votar


    MkThEbEsT
    aqui em SP deve ser facil achar isso na santa ifigenia..mas deve ter loja de eletronica que manda trazer..

    leoc_rj
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Esse potenciômetro é chatinho de achar.

    Se você não encontrar no Brasil e quiser realmente investir numa solução profissional no teu baixo, eu te recomendaria importar.

    É lógico que você vai largar uma boa grana no potenciômetro mas, perto do que você já está gastando seria merreca.

    Portanto, nesse site aqui você encontra esse potenciômetro. Seria um último recurso caso você não ache em lugar nenhum, pois certamente só o frete custaria mais que o pot.

    Audere Audio

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/08
    · votar


    MkThEbEsT
    Cara, eu, pessoalmente acho a instalação do pot bem pior, não apenas pela dificuldade de achá-lo, como também pelo fato de que tocando fica difícil manipulá-lo. Com a chave tipo Les Paul, um "peteleco" e pronto, o som já mudou.
    Abç

    MkThEbEsT
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pois é... eu to tentando achar por aqui ou alguem que importe esse tipo de material.

    Alguem tem alguma luz, além da dica do Leo.
    De antemão agradeço a atenção de todos.

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra quem entende de Caps,Circuito. (Baixo Luthier).