o que é baixo fretless?

    Autor Mensagem
    Ettore
    Veterano
    # jul/04


    por favor me digam o que é fretless. obrigado

    rwr14
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Baixo Fretless é o baixo sem os trastes no braço.

    hugoky
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    É um baixo que não tem trastes... Ou seja ele não tem aquela linhas pratiadas que marcam uma casa a outra.. eu tenho um.

    glauber
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Naum tem lance de ter, por exemplo, Db e E# serem notas diferentes, apesar de serem tocadas na mesma posição num baixo convencional, no baixo fretless a posição é diferente {como se chama essa divisão da nota?(que é feita em sete partes)}

    Salvaum
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    maluca?

    hugoky
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    É em fretless qualquer lugar que você tocar vai sair uma nota diferente mesmo que seja dentro de uma mesma * casa*
    Você tirar milhões de notas variaveis...

    marcioazzarini
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    glauber
    Essa divisão se chama comma.

    VCc não quis dizer D# e Eb???
    Mas mesmo assim não tem nada a ver... D# e Eb são as mesmas notas. É utilizada a escrita diferente dependendo da escala (tonalidade).

    dbizzo
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    O nome diz, "Fret" na musica e em portugues é o mesmo que traste, Less é "menos algo"... portanto, é o instrumento sem os trastes.

    O lance do fretless é que, não tendo os trastes para "definir" onde a corda vai iniciar sua vibração, você vai acabar emitindo notas mais ou menos sustenidas e mais ou menos bemolizadas. O numero de combinações tende ao infinito ehhehehe depende donde está seu dedo (com o traste a referencia é o traste abaixo do seu dedo, ou seja, mais perto da ponte).

    Usam "baixo fretless" pq ia ficar meio feio chamar de "baixo sem-traste".

    Ettore
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    obrigado pela explicação galera

    FBassist
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Ettore
    baixo fretless é um tipo de baixo em que sua escala é totalmente lisa e sem trastes

    glauber
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Azzarini, então, uma nota não está dividida em 7 commas? Então, "me disseram", que D# e Eb (obrigado pela correção) estão em commas diferentes, portanto as notas são infimamente diferentes?

    Zer071
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    marcioazzarini
    aquea dica dde coloca cordas |normais no fretless deu certo agora o meu bbaixo ta com o som que eu sempre sonhei valeu esta estou compondo com ele já ja mando pro site valeu mesmo

    Ngm
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    glauber
    Se eu não me engano, um tom é dividido em nove comas. Eu já li informações sobra o sustenido e o bemol terem essas diferenças que você falou, mas também já li que são iguais... nem dá pra ter certeza de nada. Só sei que os físicos e os músicos tiveram uma briga, porque uns queriam que o sustenido ficasse depois do quinto coma, e outros queriam que ficasse depois do quarto... ah, mó rolo... :P mas acho que não tem nada a ver essa história de diferença ai não...

    maggie
    Veterana
    # jul/04
    · votar


    Ngm
    Na prática faz pouca diferença.

    Ngm
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    maggie
    Na prática não faz nenhuma diferença.

    marcioazzarini
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    Zer071
    Aeh brother! Tá sumidão cara!

    Legal q vc tirou o timbre q vc queria com as roundwound mesmo!

    Quero ouvir suas novas gravações!
    Abração!

    Ettore
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    meu primo me emprestou o baixo fretless dele , é um som estranho, mas legal.

    glauber
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Esse negocio de fretless eh uma doidera msmo, uma vez eu tive q gravar com fretless, e levei quase dois dias soh pra me acostumar com o braço do dito cujo! mas agora, depois q eu arruma o meu samick, eu achu q eu pego um fretless...

    Fábio Seiji
    Luthier
    # set/05
    · votar


    Ngm
    Na verdade depende do tipo de escala que vc usa. Na escala temperada dodecafônica (12 notas - 7 naturais e 5 sustenidos) os sustenidos e bemóis são iguais.
    Numa escala pitagórica tem 18 notas e os sustenidos são diferentes dos bemóis.
    Dêem uma olhada:
    http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/acustica/escalas/escalas.htm l

    isaqueras
    Veterano
    # set/05
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/40819/

    dá 1 olhada q é interessante

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o que é baixo fretless?