Cordas do baixo fretless

    Autor Mensagem
    Phelipe
    Veterano
    # nov/03


    Existem cordas específicas para o baixo fretless, ou se usa as mesmas dos baixo tradicional?

    Voodoo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    SIMMMMM !!! Existem sim, c vc usar as mesma de bass tradicional pode danificar a escala do bass

    Vic Wolk
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Hm, e o nome dessas seriam...?

    Phelipe
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Como é que elas são? Seria no caso cordas mais lisas ou coisa assim? Custa mais?

    morpheus
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Vic Wolk

    Phelipe

    as cordas do baixo freetless (flatwound) são mais lisas que as tradicionalis (roundwound). o arame utilizado para a confecção da corda é achatado posibilitando um encaixe quase que perfeito entre as voltas da corda. como o voodoo explicou essas cordas especiais servem para evitar aquelas covinhas muito comum na escala de bases com trastes baixos de mais. alem de ficar anti-estético em um freetless significaria perda de som e tocabilidade. resultando em uma troca de escala.

    então não use cordas normais em baixos freetlees pode ser um barato que sai caro.

    Simeone
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Vic Wolk

    Descordando um pouco do Morpheus e do Voodoo, as cordas normais não danificam a escala (isso foi meu luthier quem disse). O que realmente danifica a escala de fretless é ele ser tocado como se fosse um fretted, ou seja, dar bends, usar cordas podres. Fretless requer uma técnica diferencial a de como se toca o baixo com trastes, tal, e muitas vezes é esse o motivo de dano. Usei um jogo de cordas da Dean MArkley, totalmente lisas. O intento dessas cordas é simular (ou tentar) o som do baixo de pau. Por isso, o som fica muito velado, opaco mesmo. Eu curto mais usar cordas comuns 0.45 e velhas (mas não podres) - ele ronca bem mais que cordas novas e que cordas lisas. O Arthur Maia e o André Rodrigues tbm utilizam essa configuração de cordas normais velhas. Experimente, veja o que vc acha, o que vale é sua opinião.

    Abraços

    Voodoo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Opa desculpe o erro

    Ronin
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Simeone
    Valeu meu véio... até eu tinha esta visão errônea sobre as cordas e coisa e tal... bom que sempre aparece alguém para nos ensinar coisas novas. :P

    deluc
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Qual o melhor captador p/ fretless!??

    pagode alto astral
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    deluc

    Creio que jazz alnico passivo.
    São os que uso no meu.

    deluc
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    pagode alto astral
    Valeu pagode!

    andreia dos santos
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Tem algum luthier legal aqui na região de BAURU para eu poder tirar os trastes do meu baixo???
    OBRIGADO.

    Dave Grohl
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Voodoo
    Opa desculpe o erro

    tá tranquilo mano, pode ficar despreocupado

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Já tive baixo Fretless e usava cordas roundwound nele sem problemas. Usei por uns 3 anos.
    Acho muito seco e sem sustein as cordas flatwound em baixo fretless.
    Acho que o instrumento perde ataque e a pegada fica muito impessoal.
    Mas é questão de gosto.

    Até curto de vez em quando cordas Flatwound em baixos com trastes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas do baixo fretless