Ponte Monorail

    Autor Mensagem
    CORVO
    Veterano
    # mai/04


    Outro dia alguém falou nisso e me perguntou a respeito e eu não sabia do que se tratava, como ainda não sei (apenas imagino pelo nome). Alguém pode me explicar o que seria uma PONTE MONORAIL?

    Dark Avenger
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    CORVO
    Fui eu quem perguntou hehehe....vai no site da Ibanez(www.ibanez.com) e ve os modelos SR3000,3005 e 3006 que todos eles tem ponte Monorail.

    CORVO
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Dark Avenger, pelo nome eu desconfiava que eram essas independentes. Pessoalmente acho a engenharia delas interessante mas não gosto delas porque são leves demais e não têm massa. Para mim uma ponte legal tem que ter massa suficiente para transmitir as vibrações da madeira para as cordas e vice versa e essa não tem. Essa ponte pode ser encontrada por aqui em baixos Tagima e Condor. São coreanas, inclusive, mesmo essas dos Ibanez.

    Magno Vilhena
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Dark Avenger
    CORVO
    Não são essas que vem nos Tagima jazz bass de 5 cordas? São coreanas? As dos Ibanez também?

    CORVO
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Magno Vilhena, sim, são aquelas mesmo e sim, são coreanas como 99% de todo o hardware que equipa os instrumentos Tagima, com raríssimas exceções que usam Gotoh (modelos signature de guitarras do Kiko Loureiro e Eduardo Ardanuy, por exemplo). No caso dos Ibanez é muito curioso o que acontece: os baixos das linhas SR Made In Korea vinham com hardware Gotoh (japonês) e os atuais Made In Japan vêm com hardware coreano, pelo menos os das linhas SR800, SR805 e afins. A madeira também andou mudando pois o corpo dos coreanos era de alder e o braço de Maple e agora eles estão usando Mogno Indiano, Wenge, Bubinga e outras madeiras. O som muda bastante.

    Dark Avenger, pelo que andei fuçando no site parece que os SR800, SR805, SR1200 e SR2000 (entre outros) que eu conhecia estão fora de linha. Não gostei dessa linha dos SR3000, SR3005 e SR3006 e nem de nenhuma outra exceto os SR900 e SR905 que me pareceram muito bacanas, mas só tocando para saber e aposto que eles custam uma boa grana.

    Dark Avenger
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    CORVO
    Os SR900 tem os Bartolini MK-1 que vc msm disse que num era mt bom.E o que vc acha do SR405?

    CORVO
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Dark Avenger, então já queimou. :o( Para dar uma opinião precisa eu teria que tocar no instrumento mas dependendo de quanto custe ele vale à pena. Independente de qualquer coisa certamente é um bom baixo, mas se o preço desse chegar a R$2.000,00 eu já te digo que você consegue coisa melhor usada com essa grana.

    Dark Avenger
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    CORVO
    O problema de usado eh que eh dificil achar em bom estado e no jornal so tem porcaria,ai eu pretendo pegar coisa nova,mas de todo jeito valeu pelas dicas!!

    maikonbass
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    qual o modelo da ponte q tem o tagima606(seiscordas)

    CORVO
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    maikonbass, não faço a menor idéia pois nem sei que baixo é esse mas com certeza é coreana.

    BTNS
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Dark Avenger
    Cara, eu tava vendendo o meu SR800, coreano, com case, no ML e ele estava muito legal. Acabei tirando de lá e vendendo para um brother. Vi um SR800 (se não me engano) japonês por lá, outro bom baixo, mas não sei como ele está.

    BTNS
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Magno Vilhena e CORVO, eu experimentei um SDGR Prestige - não lembro a numeração e tb não consegui achar no site deles, embora seja um baixo muito mais recente do que os SR800 tvz tenha saído de linha tb), com dois captadores humbuckings, acabamento natural, ativo e curti bastante o som. Esse baixo tinha esse tal ponte monorail, que é mesmo interessante embora essa questão de sonoridade levantada pelo Corvo deva ser considerada. O que achei mais curioso é que ela possui um sistema que possibilita baixar o Mizão para Ré. Só que me pareceu um sistema pouco preciso, tipo, desconfio que o Ré não fique na afinação correta.

    CORVO
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    BTNS, se o instrumento funciona bem como um todo o lance da ponte torna-se irrelevante. Quanto ao sistema de baixar a afinação nenhum deles é preciso ao ponto de baixar afinado de uma vez. Você baixa e ajusta, afina, e depois toca.

    Rapaz_Direito
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    a ponte monorail, segundo vi no site de uma marca d baixo,(numlembro mais agora) serve para não transmitir a vibração de uma corda pra outra. Elas resonam independente, e a vibração não se confunde. Eu gostei desse estilo em baixos q teste (ibanez BTB)

    CORVO
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Rapaz_Direito, se você raciocinar pensando em física verá que isso é uma grande bobagem. O conjunto se encarrega de transmitir essas vibrações por todo o corpo e é essa transmissão que faz com que o instrumento tenha uma sonoridade característica. A quantidade de massa da ponte está diretamente ligada à transmissão da vibração das cordas para o corpo e vice-versa até que seja captada pelos captadores. Em teoria quanto mais massa, melhor. Mesmo que se conseguisse isolar a vibração de cada corda, coisa que não é possível a não ser abafando a outra corda e evitando os harmônicos, que vantagem isso traria? Quanto aos baixos que você testou e gostou, se gostou não importa qual é a ponte que ele usa mas sim o resultado final.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ponte Monorail