altura da ponte - trastejamento

    Autor Mensagem
    dpcl
    Veterano
    # nov/03


    Ae galera queria saber se eu subir a altura das minhas cordas um pouco, diminui o trastejamento qdo eu toco com mais vontade...eu sempre tenho que tocar de leve..qdo dou umas dedadas ou palhetas mais fortes, trasteja tudo =/

    Ronin
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    dpcl
    SIm... mas também aumenta o desconforto na hora de tocar... o ideal seria encontrar o meio termo entre o trastejamento, a possibilidade de variar a dinâmica (tocar forte e fraco) e sua pegada.

    HignocliuS
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Com certeza.

    Mas da uma olhada onde ele ta trastejando. Se for mais em cima, "afrouxa a corda" (desafina) e coloca um pedaço de papel pequeno dobrado entre o capotraste/nut/parada de segurar as cordas antes do headstock (ou outro nome que vc conheça) e afina denovo. Geralmente para de trastejar e ainda da pra manter as cordas baixas.

    Voodoo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    dpclPode ser q o seu NUT esteja desgastado, q eh o caso do meu bass q eu pretendo trocar logo logo, tipo eh como o Ronin disse, chegar num meio termo kra, tipo eu keria dexar elas bem baixa, mas qdo eu toko slap naum rola, entaum dpois de varias tentativas como o Ronin diz eu cheguei no PONTO G da regulagem da minha ponte, um meio termo p/ eu tokar confortavelmente pizzicato e tokar SLap pois gosto bastante de slapar!!!

    dpcl
    Veterano
    # nov/03 · Editado por: dpcl
    · votar


    onde eu acho esse "nut" pra vender??
    Ronin
    minhas cordas estavam mais baixas..claro eh mto mais confortavel, mas trastejava demais...eu vou sbir um pouco para ver o que da...eu me adapto facil =)

    Higlinocius
    esta trastejando mais em baixo...a partir da 8ª corda

    Voodoo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    dpcl
    Lutheira!!!

    Ihhh 8 corda ou 8 casa??? hehehehehe, poo kra c for 8 casa eh o mesmo problema q tava no meu bass kra, eu solucionei com um improviso de algodao no NUT, mas logo logo mandarei trocar, soh to esperando comprar um ampli novo p/ dar uma geral no meu bass

    dpcl
    Veterano
    # nov/03 · Editado por: dpcl
    · votar


    Voodoo
    ops...8ª casa;;..huehauehu...8ª corda eh cplicado..hehe..nem percebi qdo eu ecsrevi isso...onde eu acho esse NUT para vender?...onde q vc colocou um algodao?..naquela parte onde passa as cordas?

    DANIEL JOHNS
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    cara isso pode ser um problema de braço empenado tb, mas suba um pouco sem deixar de ser confortavel, se mesmo aumentando não parar é braço empenado, o baixo precisa ser levado a digamos uma revisão pelo menos uma vez por ano.

    Voodoo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    dpcl
    HEhehehehehe, entaum kra, vai numa lutheria q lá com certeza vai ter c kiser comprar em otro lugar pergunta p/ o luthier e talz, c tu eh de SAMPA tem milhares de Lutheria espalhadas pela cidade
    Eu colokei no nut da 4 corda kra, pois lah estava o problema
    tipo agora achei um bagulho melhor q o algodao, o PAPEL HIGIENICO hauahaua catei um pedacinhu e colokei, pooo eh verdade oq o DANIEL JOHNS, as vezes pode ser q o braco esteja empenado simmm, mas no meu caso eu creio q naum seja, pois eu aumentei a ponte ai num trastejava e só qdo eu colokava as cordas lah em baixo q trastejava, entaum acho q só pode ser o NUT!!! Pois dpois q improvisei a bagaca o problema foi c embora!!!

    radioativo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    um baixo top de linha que não tenha o braço empenado.existe altura padrão das cordas em relação a escala, em milimetros?

    Eu acho o meu tão desconfortavel, se bem que ele nao e top de linha e ta com o braço um pouco torcido, então eu não tenho noção de altura das cordas...
    quem souber fala aí...

    Voodoo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    radioativo
    Kra naum existem um padrao em milimetros kra, achu q issu vai de kd um kra, vai lá pega a chave e regula do jeito q vc acha confortavel ou vai num luthier fazer uma regulagem geral!!!

    ta com o braco um pouco torcido??? heauahauahaua, pooooo

    Fábio Seiji
    Luthier
    # set/05
    · votar


    dpc pode ser tudo isso que o pessoal falou aí e até mais de uma delas, hehehe.
    Braço empenado - ajuste do tensor
    Nut desgastado - troca do nut
    Ponte desregulada - regular altura da ponte
    Traste alto - regulagem da altura

    No caso de troca do nut, não exite para comprar pronto, pois ele é regulado para cada instrumento. Tem que comprar a pecinha (blank) e esculpir, cortar, lixar, regular, polir e etc.
    Se vc souber fazer isso (tem um tópico no site da Stew-mac que ensina) eu te dou a pecinha, mas como eu falei pra outro cara daqui; vc vai ter que fazer e mostrar aqui no fórum. Eu não vou ficar distribuindo ossinho de pestana à todo direito.


    radioativo Se o seu instrumento tiver dois tensores ele pode ser regulado mesmo se estiver torcido. Procure se informar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a altura da ponte - trastejamento