Review do Compressor Boss CS-3 por mim

Autor Mensagem
WormKrash
Veterano
# mai/04


Sei que muita gente aqui tem duvidas da funcionalidade de um compressor, até como eu tinha, então comprei o Compressor/Sustainer Boss CS-3 e vou tentar explicar mais na pratica como ele funciona:

quando fui testá-lo na loja, como era um cubo parrudo, nao notei muito a presença dele em termos de equalização, mas em casa, com um cubo de apenas 3 bandas, ele ajudou legal. Bem, eu comecei a tocar e ainda nao tinha entendido bem como funcionava aquela caixinha azul. Quando comecei a usar as escalas mais agudas e com mais velocidade, comecei a sentir a força que o bixinho trazia. Quando tocamos com certa velocidade, os dedos tendem a bater mais leve, e o compressor equilibra o som, dando um ganho pra ficar no mesmo volume do resto. Eu podia esmurrar a sizona com um martelo, que se apenas encostasse o dedo, o som sairia no mesmo volume, por exemplo. Com a regulagem de Sustain, por exemplo, podia deixar uma corda soando por muito tempo (muito mesmo). achei isso bem util pra ritmos constantes mais rapidos, em que dá um equilibrio bem maior. Como qualquer outro compressor, se o atack e o sustain ficarem no maximo dá ruido, mas isso é em todos, e quando vc toca, o ruido sai, entao nao é algo que atrapalhe. Bom, o susto mesmo foi em estudio: tocamos basicamente cover de iron maiden, e como vocês que são do meio grave, sabem que o steve apesar da gloria nao faz nada nas musicas de filura, entao cabe a nós "brincarmos". particularmente no meu estilo de tocar eu quebro as bases e tento usar certa velocidade nos grooves, mas com isso ouvir aquele groove é dificil, pela leveza que precisamos para fazer. com o compressor isso simplesmente acabou :D . meus grooves agudos, e os solos que eu adoro atravessar em cima das guitarras (ficam putos comigo) eu passei a ouvir nitidamente.
eu nao uso muito slap, entao vou dar uma visao do tapping com o compressor: as musicas com tapping no baixo que tocamos são Carry On do Angra e Eagle Fly Free do Helloween. nem eu esperava um ganho tao grande nesses tappings. eu só ouvia um pouco do de Carry On, e aquele solo de Eagle Fly Free, mesmo ficando só o baixo, nao tinha nenhum ganho e nem eu ouvia. Agora ambos estão saindo muito nitidos. lembro que eu tava com o compressor meio escondido e quase ngm viu que eu estava usando. no solo de Eagle Fly Free, deu aquele espanto quando finalmente podiamos ouvir um solo de baixo :P . Concluindo, posso dizer que dá um conforto muito maior em termos de tocabilidade, e nos faz deixar a força bruta de lado para que uma linha apareça mais. ao menos para o meu tipo de som, se tornou uma ferramenta indispensavel. e outra coisa, na loja em si, nao notei muito o brilho do compressor, ele realmente se mostrou em estudio, entao nao levem pelas primeiras impressoes ;)

pagode alto astral
Veterano
# mai/04
· votar


WormKrash

Excelente tua análise.
Acho que esse pode ser o tópico definitivo sobre compressor.
Parabéns BassWarrior!

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


Pergunta do advogado do diabo: qual é o seu baixo, qual o seu amplificador e qual a potência dele?

Independente de qualquer coisa foi realmente uma excelente análise muito rica em detalhes.

WormKrash
Veterano
# mai/04
· votar


pagode alto astral
CORVO

valeu ;) já tive "do outro lado" esperando algo mais do que "ele estabiliza o som". vamos ver, acho que vai dar uma clareada para quem estava na mesma duvida.

WormKrash
Veterano
# mai/04
· votar


ah, completando:

Baixo Schecter Deluxe5 ativo
em casa toco com um Staner BS150 de 140w e em estudio cabeçote meteoro de 200w (creio eu que seja essa potencia)

gustavo macaco
Veterano
# mai/04
· votar


po eu to com um desses quebrado em casa e to na pilha pra mandar consertar

foda que antes vou trocar de amp, mas não vejo a hora de botar ele pra funcionar

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


WormKrash, eu já tive um CS-3 e ele não me acrescentou nada no som na época, quando descobri que um bom amp era o suficiente, mas isso é a minha opinião. O seu baixo é de uma marca boa mas amp de baixo com menos de 200W não é referência para som ao vivo. Enfim, é tomar o review como referência, testar e tirar as próprias conclusões.

Peixebass
Veterano
# mai/04
· votar


Poxa.....se vc puder tirar a minha dúvida....qual é extamente a regulagem que vc usa??? a posição dos botõezinhos no level, attack, sustain, etc.... todos no máximo, o primeiro na metade, os outros dois na posição de 2 horas......muito obrigado!!!!!!!

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


Peixebass, você tem que achar a sua regulagem baseada no seu baixo, no seu amp, na sua pegada e no seu gosto musical. É legal ouvir dicas dos outros mas nesse caso não adianta colar ou você pode acabar reprovado. :o)

pagode alto astral
Veterano
# mai/04
· votar


Peixebass

É kra. Nem é bom fazer esta pergunta
Mais de uma vez já deu quase morte aqui no Fórum por causa deste assunto.

Peixebass
Veterano
# mai/04
· votar


Tsctsctsctsc......que sem graça...eu só tava querendo um caminho pra depois eu seguir o meu..sou iniciante e e stou tendo dificualdades....mas vi que aki tb não tem aluém que saiba mesmo de regulagem...que pena...

thifm
Veterano
# mai/04
· votar


Peixebass
No site da Boss, eles têm um pdf com sugestoes de regulagem para uma serie de pedais (deles, claro)... mas jah dah pra ter uma ideia...
link: http://www.bossus.com/Manuals/BOSS_GuitarEffects_GuideBook_Vol17.pdf

E, quanto ao que o CORVO falou, ele tem toda razao... depende muito do set que vc utiliza, maneira que toca, estilo de musica.. etc...
Jah imaginou se fosse tao simples assim? Quero tocar rock, regulo deste jeito. Quero tocar samba, regulo do outro modo... hehehe :-)

Ah, dah uma olhada neste link, tambem:
www.harmony-central.com/Effects/Articles/Misc/compressor-applications. pdf

Peixebass
Veterano
# mai/04
· votar


Valeu thifm!!!!!!! muito manero essas dicas...era só isso de que eu tava precisando!!!! o manual da Boss é muito foda!!!! é de gente boa que nem vc que eu gosto de conversar...valeu mesmo!!!!!

thifm
Veterano
# mai/04
· votar


Peixebass
flw... estamos aih pra ajudar!!

Aproveitando, alguem jah testou / usou o compressor da Danelectro? dah pra colocar um sustain legal?

Psyco_Terapy
Veterano
# mai/04
· votar


WormKrash
O principal: Quanto vc pagou no compressor? Tô pensando em adquirir um, mas tô meio por fora!

thifm
Veterano
# mai/04
· votar


Psyco_Terapy
CS-3 da Boss: R$335,00 na Teodoro Sampaio, em SP

Peixebass
Veterano
# mai/04
· votar


o CS-3, da Boss, funciona legal no baixo??? alguém já testou ou usa um no baixo??? tenho um compressor sustainer da marca chorus..o que acham siceramente deste pedal???

WormKrash
Veterano
# mai/04
· votar


Psyco_Terapy

paguei 279,00 ;) na Mil Sons em Porto Alegre

PlayJazzMan
Veterano
# mai/05
· votar


Eu tb quero comprar um CS-3 da BOSS....será que ajuda mesmo ter um compressor?

rickalencar
Veterano
# set/06
· votar


Eu queria saber se existe o pedal CS 3 para guitarra e para baixo, ou se é o mesmo para os dois ...

WormKrash
Veterano
# set/06
· votar


rickalencar

é o mesmo, já toquei com vários guitarristas que tinham o CS-3 também. há quem diga que ele é mais pra guitarra, só sei que funciona muito bem no baixo, e a Boss não divide seus compressores entre linhas de baixo e guitarra.

rickalencar
Veterano
# set/06
· votar


WormKrash

Muito obrigado pela explicação !!!

Abraço ...

WormKrash
Veterano
# set/06
· votar


rickalencar

qualquer coisa estamos aí.

abraço

silasamilcar
Veterano
# out/13
· votar


Acabei de comprar um Boss CS 3 e posso dizer que faz a diferença. O som fica mais redondo e mais potente, não no sentido de volume mas de pressão. O sustain realmente funciona mesmo com uma guitarra que tenho aqui com corpo de compensado. Uso assim: Level às 2 horas, Tone ás 12 horas, Attack no talo, Sustain às 2 horas ou ainda às 11 horas. Recomendo...

eternansiedade
Membro Novato
# out/15
· votar


Ressucitando:

Galera, peguei esse pedal hoje e notei uma coisa estranha que pode ser um problema. Quando desligo o pedal, há uma perda de sinal que leva uns 3 segundos pra voltar. Isso é normal?

batataguitar
Membro Novato
# out/15
· votar


eternansiedade

não é normal amigo, tenho um aqui e quando desligo não perde sinal nenhum, tem algo de errado ai com o pedal ou alguma outra coisa ligada ai, agora sobre resolver esse problema deixo pros especialistas nessa área, valeu.

subgrave
Veterano
# out/15
· votar


O Boss LMB-3 (Bass Limiter Enhancer) é um compressor muito melhor para o contrabaixo do que o CS-3...

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


subgrave

Ele é um limiter, que é um compressor extremo.

subgrave
Veterano
# nov/15
· votar


^Só não usar regulagens extremas que funciona perfeitamente como compressor, inclusive melhor que o CS3. Ele vai de zero de compressão servindo como boost clean, passa por compressão, até chegar ao extremo de um limiter.

alan.bassplayer
Membro Novato
# nov/15
· votar


subgrave
Só não usar regulagens extremas que funciona perfeitamente como compressor, inclusive melhor que o CS3

Sou obrigado a discordar. Limither é limither e compressor é compressor. Compressor pode funcionar como limither, limither não funciona como compressor(pelo menos não com a função plena de compressão).
Ele pode até quebrar um galho como compressor, mas nunca será um. Eu utilizo o Boss CS-3 e recomendo para todos, para guitarra, baixo e inclusive violão (sim).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review do Compressor Boss CS-3 por mim