Importância da Percepção Musical [ear training]

Autor Mensagem
Gabriel_Bp
Veterano
# abr/04 · Editado por: Moderador


Ae galera... como primeiro tópico q eu posto aki vo deixa uma pergunta pra vcs. o quão seriu vcs levam o ear training ou percepção musical? eu passei a leva muito a seriu depois q eu resolvi começar a estudar jazz e improvisação. o que mais me impressiona eh que a maioria dos músicos novos que eu conheço nunca ouviram fala nisso cara. me impressiona o desleixo com um assunto taum seriu como esse. qual eh a opinião de vcs?

caiohleal
Veterano
# abr/04
· votar


isso é causado pelo fato de muitas pessoas estarem comprando os intrumentos e ñ estarem fazendo aula, aprende autodidaticamente

Gabriel_Bp
Veterano
# abr/04
· votar


cara issu naum eh verdade... eu sou autodidata e sei da importancia desse aspecto na pratica de qualquer instrumento.

Xtrings
Veterano
# abr/04
· votar


a percepçao musical, ou ouvido relativo, eh a melhor coisa que tem... tirar musicas de ouvido, afinar sem precisar de afinador, se vc consegue fazer isso, sua percepção eh mto boa... tem gente que me pergunta "como eh que faz pra afinar de ouvido???" eu respondo que eh treino, treino, e mais treino... do msm jeito q vc aprende a tocar, vc aprende a ter percepção musical... mas tem gente q nem com reza braba consegue afinar um instrumento d ouvido... ter percepçao eh mto bom, mas tem que ser com base na teoria musical... naum basta ter percepção e naum ter teoria... tem que ter os 2, treinar os 2 e usar os 2...

UrsoOuIndio
Veterano
# abr/04
· votar


um musico sem percepção não é um musico completo!

com uma percepção desenvolvida da pra sair seguindo outros musicos que vc não saiba a musica, apenas na noção da harmonia. da pra tirar musicas de ouvido sem precisar testar no baixo, só pela familiariadade com os intervalos da escala....

Zer071
Veterano
# abr/04
· votar


hehehehe acompanhar outros musicos sem nem ter ouvido a musica é suicidio se vc conhece a melodia pelo menos já dá pra ter uma ideia mas acompanhar sem conhecer a musica acho muito dificil de repente EX vc ja ouviu o caetano velosoa ocar uma detminada musica ai numa jam o colega leva esta musica e vc nunca atocou de repente dá pra vc correr atras mas sem nunca ter e escutado dificil (quem souber fazer isso me ensina please!!!!!)hehehehehhehe

NESCAU
Veterano
# abr/04
· votar


Na minha Opiniao antes de começar a pegar num instrumento o cara tinha q educar o ouvido e estudar os intervalos pelo menos uns 3 meses (e olha q isso é muito pouco...)

marcioazzarini
Veterano
# abr/04 · Editado por: marcioazzarini
· votar


caiohleal

Sou autodidata, e justamente por este motivo desenvolvi muito mais meu ouvido do que a galera q faz aula... Qdo eu comecei a tocar, era escasso o material sobre contrabaixo, a internet engatinhava, e onde eu moro não tinha professores... Apredi ouvindo, e tirando tudo à partir do ouvido. Muito tempo depois que comecei a fazer aula... Hoje vc vê uma molecada pedindo tablatura até de músicas do CPM22... Ouvido é fundamental.. Sem percepçao, não tem nem como tocar apito numa banda!

Abraços

beto_schmidt
Veterano
# abr/04
· votar


Zer071, fazem duas semanas me chamaram para acompanhar um músico americano que estava fazendo um micro-tour pelo RS. Se eu não tivesse uma boa percepção musical eu estaria em péssimos lençóis. O cara se virava pra mim e dizia. G, man...ou F#, mannnn....ou seja, só o tom da música e vamos nessa. Foi meio esquisito no começo, mas depois da terceira música a coisa fluiu bem.
Acho que com um bom treino e concentração não é suicidio não.
E só ter coragem, confiança e um bom treino pros ouvidos.

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar


beto_schmidt

Eh... sabendo o tom e o estilo da música jah pra fazer alguma coisa legal mesmo =)

beto_schmidt
Veterano
# abr/04
· votar


Leandro, eu só sabia que poderia ser ou blues, ou coutry blues ou bluegrass, ou qualquer coisa meio caipira americano... dá pra se divertir mesmo.

pagode alto astral
Veterano
# abr/04
· votar


Esses dias acompanhei um cara com a banda dele.
Foram varias noites seguidas de show.
40 musicas no repertorio.
Numero de ensaios : zero
Tempo que tive pra conhecer as musicas: 1 dia.
Ele me convocou na sexta no sábado ja tinha show.
Sem percepção eu estaria morto.
Treinem muito isso.

Seu Zé
Veterano
# abr/04
· votar


Sábado que vem vou tocar como free-lancer de uma banda que vai abrir o show de Pitty aqui em Natal. Não conheço uma canção sequer do repertório que deve ter 1h30, mais ou menos.
Só haverá um ensaio, quinta-feira.
Estou indo me garantindo na percepção.
Vale à pena trabalhar isso.

conte
Veterano
# abr/04
· votar


eu prego a percepçao musical, por sorte eu tenhu uma certa afinidade com issu. percepçao musical eh mto bom pra improvisos.
eu sempre evito tablaturas, o maximo possivel
e tb falo issu para os meus amigos, mas algns chatos deles dizem:
- issu naum vai aumentar o seu nivel de sabedoria em nda ( insinuando q eu queria me mostrar, me auto-promover com issu. issu q dah qndo vc qué ajudar)

marcioazzarini
Veterano
# abr/04
· votar


beto_schmidt
pagode alto astral

Passei por uma fria dessas aí tbm.. hehe

Fui chamado pra substituir o baixista de uma banda de baile, só q foi no dia do show, e o detalhe: nunca tinha ensaiado e nem conhecia a galera (o mais novo tinha 50 anos), só conhecia o percussionista (q é o tio da minha noiva)... Qdo ele convidou, pensei q seria baba.. Só "Radio Hits", repertório normal de banda de baile (e como já toquei em várias, achei q seria a mesma coisa).. Qdo cheguei na hora de tocar e ví o repertório, quase caí de costa.. Só bolero, mambo, e seus derivados... Colei no guitarrista e ele ia dando o tom das músicas.. Mas qdo tinha muitas modulações ferrava tudo... Mas o q me salvou foi o ouvido mesmo

Expressão
Veterano
# abr/04
· votar


Nossa, precisa ter muito estômago para entrar numa dessa. Se eu tiver opção eu fujo da raia. Pois não sou um baixista profissional. Mas com a minha banda Gospel, sempre pinta de alguém do público pedir uma música que eu não conheço e mesmo assim vou na onda do pessoal, só no ouvidão, ou o que é pior, ter um cara que já tenha gravado na platéia e que suba no palco, vira para trás, diz lá maior e manda ver...
De vez em quando dá certo. Hehehehe. O problema é quando ninguém da banda conhece a música do cara...

marcioazzarini
Veterano
# abr/04
· votar


Expressão

É fria mesmo.. ainda mais qdo a galera desta banda tinha 20 anos de música, em média.. hehehe
Mas a grana $$$ era boa, e não tive como recusar...
Me senti um prostituto.. Mas meu ouvido não me deixou na mão.. hehehe

Expressão
Veterano
# abr/04
· votar


marcioazzarini

Hehehehe.

Se sentir prostituto acho nem é o caso. Tem muito tiozinho por ai que toca bem e faz som legal (eu por exemplo!!!). Mas eu me imagino num palco, sem ensaio e tocando bolero, mambo e essas coisas... Estômado congelado, mesmo.

Uma vez um casal amigo quarentão me chamou para ir a um baile que rolava esse tipo de música. Nossa, foi um saco. Eu detesto esse som. E nem Glen Miller ou Big Bands eles tocavam. Era só Mambo e Bolero!!!

Mas legal a sua ousadia. Acho que o músico de verdade tem que estar preparado para qualquer parada e tentar tirar de letra como você fez.

Valeu!!!

Expressão
Veterano
# abr/04
· votar


marcioazzarini
Ah! Já gravei em Sorocaba no estúdio Selo Real. Conhece?
Gravamos 6 músicas em 5 horas.... Que correria.

MarcosJr
Veterano
# abr/04
· votar


eu me considero iniciante e sem percepçao eu tbm teria me ferrado quando uma banda me chamou pra substituir o baixista deles... foram 3 dias pra tirar 8 musicas... e numa afinaçao que eu nunca tinha usado antes num baixo de 4 cordas (BGAD)

mas deu certo :)

marcioazzarini
Veterano
# abr/04
· votar


Expressão

Não conheço este estúdio... Tem vários que aparecem derrepente e somem derrepente... Os mais conhecidos aqui são o DoReMix (Da loja DoReMi), o do Marcelo Souza (acho q agora é Bugre Records) e o da Rock & Cia, e tem um novo, que é o Muraro Studio, onde gravamos uma demo ao vivo.

Falow!

Falecomharry
Veterano
# abr/04
· votar


Este negocio de pegar musica na hora deve deixar qualquer um no ponto! Eu ainda não tenho coragem para tocar sem ensaiar não , pq mesmo que vc tok legal depois vc percebe que poderia ter sido melhor se ensaiasse !

pagode alto astral
Veterano
# abr/04
· votar


Pessoal , pode até dar vontade de não ir de repente mas é queimação não aceitar um trabalho na correria pois na visão dos outros músicos (que muitas vezes tem uma certa fama e irão falar para outros etc etc) o cara que não vai por receio é um temeroso ou não é parceiro de fé.
É melhor ir e mostrar coragem que dar pra trás e ficar mal falado.

marcioazzarini
beto_schmidt

Acho que a época que a gente aprendeu era melhor para o ouvido.
Sem internet nem programinhas o bicho pega no orelhão :)

Gabriel_Bp
Veterano
# abr/04 · Editado por: Gabriel_Bp
· votar


Aí vai uma barbada pra vocês que tão começando agora a treina os ouvidos... leiam todos os artigos possíveis do Ed Friedland. Ele é colunista da Bass Player. Vocês podem da um lida aqui nesse <a href="http://archive.bassplayer.com/z1998/9803/eartrain.shtml">link</a >
Também vejam se conseguem o programa Ear Master Pro 4... da pra cata esse prog no kazaa ou eMule com crack jah.
Um abraço pra vocês e continuem tocando.

Gabriel_Bp
Veterano
# abr/04
· votar


putz naum tem suporte pra html esse forum!
mas galera copia o indereço ali apartir do http até o hstml sem as aspas e cola no indereço do browser que vai funfa
abraço

marcioazzarini
Veterano
# abr/04
· votar


pagode alto astral

Com certeza! Não tinha nada mesmo.. Qdo gostava de uma música, tinha q botar o CD pra rolar, e gastar o ouvido... hehehe

Expressão
Veterano
# abr/04
· votar


pagode alto astral
Faço isso até hoje com as músicas Gospel. É colocar o Cd escutar umas 3 vezes e mandar ver...

Pipoca
Veterano
# abr/04
· votar


para quem esta mais interessado
www.solfege.org

BTNS
Veterano
# abr/04
· votar


Há um método do Gary Willis, baixista do Tribal Tech, só sobre ear training. Vale a pena. Eu estou começando a usá-lo e dá um trampo danado mas, no pain, no gain. O meu ouvido é razoável e vem evoluindo mesmo sem usar o método mas quero deixá-lo bala, o meus perfeito possível e esse método trabalha não só com melodia mas com harmonia tb. []s

Alex Pires
Veterano
# abr/04
· votar


Por um lado eu me acho privilegiado por ter começado a tocar nesta nova geração de cifras, guitar pros e internet.

Obviamente que eu treino o meu ouvido sempre. Mais a troca de informações de hoje em dia é algo fora do comum. Conversei com o Faiska quando ele veio dar um workshop aqui na escola onde eu dou aula. Ele disse que ele chegou onde chegou passando pelos caminhos mais tortos...Que se fosse hoje em dia ele,com essa fartura de conhecimento, chegaria melhor e mais rápido aonde ele esta.

Só que alguns acabam tendo muita preguiça, até mesmo pelo excesso de informação. Pra que que o cara vai tirar uma música se ja tem ela bonitinha trancrita na internet?

Ai vai de cada um. Eu prefiro tirar 30 segundos de música eu mesmo do que pegar uma música inteira na internet.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Importância da Percepção Musical [ear training]