Idéia! Técnicas gravadas em CD

Autor Mensagem
John Deacon
Veterano
# abr/04 · Editado por: Moderador


Eu fui ontem no Todas As Tribos (uma casa de show aki do Rio, em Olaria) e tava tendo um show chamado Metal Jam Fest. Várias bandas de metal tocando numa jam session. Entrava baixistas, saia baterista, mudava vocalista, etc. Ae eu vi dois baixistas (ambos com baixos de seis cordas). Eles tocavam para CARALHO. Ae, eu me disse isso: Tenho q rever meus conceitos de baixo. Entaum eu tive essa idéia: Fazer um CD com musicas para determinadas técnicas. Começando pela mais fácil, até a mais dificil. Eu to fazendo o CD para a técnica de Tres Dedos. Eu vou aprendendo a tocas essas musicas, e me aperfeiçoando de pouc em pouco atpe dominar essa técnica. As musicas (em ordem) são essas:

1- The Trooper (Iron Maiden)
2- Now I'm Here (Queen)
3- Daddy, Brother, Lover and Little Boy (Mr. Big)
4- For Whom The Bell Tolls (Metallica)
5- Phantom of The Opera (Iron Maiden)
6- Emotional Catastrophe (Dr. Sin)
7- Black Diamond (Stratovarius)
8- Nova Era (Angra)
9- Under a Glass Moon (Dream Theater)
10- The Eyes Of Medusa (Symphony X)

Eu to querendo fazer um CD igual a esse, só q de tapping. Alguem pode me dar algumas sugestões?

E comentem sobre a minha idéia!

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


nao entendi direito o seu objetivo e o motivo dele

John Deacon
Veterano
# abr/04
· votar


De aprender uma técnica nova. Eu naum tinha disciplina nenhuma para estudar baixo, entende? Ae eu pensei, que fazendo o cd e aprendendo as musicas da mais facil, para a mais dificil eu vou dominar essa técnica (tres dedos) mais rapido. Eu criei esse tópico para quem fosse tão indisciplinado quanto eu começar a estudar mais o instrumento. Entendeu tio?

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


John Deacon
eh mais vc nao precisa fazer um cd pra isso.. tipo, vc vai fazer um cd com playback?com as musicas originais ou com vc tocando? pq eu acho q nem precisa disso.... eh soh vc ir treinando aii.. ehhehe.. eu tbm nao tenho muito saco pra estudar/treinar

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


John Deacon
Minha sugestão é:

Relacione TODAS as técnicas pra baixo. Depois as músicas que usam as técnicas. Toque, grave, e revenda a preços exorbitantes, porque é uma ótima idéia. hehe

mabaixo
Veterano
# abr/04
· votar


John Deacon

primeiramente...

nau se aprende tocando musica, a musica e resultado doq vc estuda.

segundo nau é obrigado a tocar essas musicas com tres dedos, vc pode tocar qualquer uma delas com dois q sobra velo ainda certo...

a idéia do cd é legal, deste q vc faça uma apostila com o método a teoria a aplicação com os exercicios propostos para o aluno estudar e ae sim colocar os exemplos no cd para quem for estudar saber oq ele realmente tem q fazer falow!!!!!!

pagode alto astral
Veterano
# abr/04
· votar


Na boa , não sei pq o pessoal tem essa fúria por 3 dedos.
Não é o caso do John mas tem cara aqui que mal tá começando e já quer tocar com 3.
O maior baixista da história sempre usou só 2 dedos e nunca deu um slap na vida.
Essa ambição por técnicas tão grande só pode ser influência da de revista ou pressão que o cara mesmo se bota pra ser que nem algum baixista famoso.


John Deacon

Mais vale vc tocar perfeitamente com 2 dedos que ir para os 3 e ficar remando.

samuel_bass
Veterano
# abr/04
· votar


E ai maluco? pro cd de tapping naum vai eskeçe Carry On-Angra.

samuel_bass
Veterano
# abr/04
· votar


pagode alto astral
Qm eh esse q toca c/ 2 e nunca deu slap?Jaco?

pagode alto astral
Veterano
# abr/04
· votar


samuel_bass

si

GeorgeVieiraJr
Veterano
# abr/04
· votar


Eh galera, concordo um pouco com o pagode, a técnica tem que ser apenas uma ferramenta que te leve a fazer música. Isso sim é o mais importante...

Bem, mas sempre eh legal estudar uns caras virtuosos... Eh bem mais fácil "tirar" notas de algo q tá exagerado, do que tentar colocar coisas que vc não consegue fazer...
Bem, eu toco 3-finger a 1 ano mais ou menos, e pra mim, o lance é conseguir fazer ele soar "par" - ou seja, frases de 2, 4, 6 notas sairem sem aquele acento que naturalmente acontece por causa da mecânica de 3 dedos.
Dessa galera que vc citou, particularmente, eu não recomendo a técnica do Harris, pq ele só usa 3 dedos em frases de 3 notas. Qdo eh par ele usa 2 dedos mesmo. O problema de estudar muito ele eh q vc fica viciado nesse "acento de 3"...

GeorgeVieiraJr
Veterano
# abr/04
· votar


Agora pra somar ai na tua lista de músicas, recomendo vc colocar alguma com o grande baixista Marcel Jacob do Talisman, que particularmente, acho um dos melhores fraseados do rock. E olha q ele toca com palheta... O q importa, pra mim, é o som q ele tira, e não a técnica que ele usa pra conseguir isso...

mabaixo
Veterano
# abr/04
· votar


quero deixar exposto aki que nau tenho nada contra quem se engarna em tocar com dois tres quatro dedos, emfim com quantos achar q deve tocar, tipo, oq nau deve acontecer é o kara viver em função disso neh...

particularmente pro groove ou base uso apenas dois mesmo, nau sinto diferença na pegada, ae procuro aplicar tres dedos quanto vou usar tercinas ou sextinas em alguns trechos por ex...

existem casos mais especificos tipo no tapping q ae sim julgo indispensavel o uso de mais um ou dois dedos, da mao direita, por fazer parte da técnica e por se tornar mais confortavel pra mesma falowwww!!!!

abraço BASS MAN's

Peck
Veterano
# abr/04
· votar


Cara, se é bom ou não, se presta ou não, eu não sei. Sei que tem gente que vai aproveitar a sugestão e tirar essas músicas aí e sei que tem gente que nem conhecia algumas delas e vai com certeza procurar ouvir (como eu). Então, ruim não vai ser.

Homaley
Veterano
# abr/04
· votar


pagode alto astral
O maior baixista da história sempre usou só 2 dedos e nunca deu um slap na vida.


Ótima observação. Aliás como é que eu não tinha pensado nisso antes??

jrcintra
Veterano
# abr/04
· votar


pra mim o maior baixista da historia eh o wooten... mesmo assim ele nao usa 3 dedos... 3 dedos pra eu usar eh soh em musicas com andamentos bem rapidos...iron , DT , e ateh Symphony x . na grande maioria das vezes eu uso soh 2...
essa parada de 3 dedos virou modinha... e tipo
tem q toma cuidado com tecnicas.. acho q tudu vem naturalmente sem pressao nem nda...
quer treinar 3 dedos otimo.. treine... mais nao fique querendo treinar 3 dedos slap tapping tudu ao mesmo tempo na mesma hora querendo ser o mestre em todas as tecnicas... cuidado q isso pode te extressa ;) relaxa q tudu vem com o tempo

jrcintra
Veterano
# abr/04
· votar


tipo soh dando um toque... deu a intende q eu uso 3 dedos em musicas dakelas bandas q citei acima , mais nao eh nao... eu soh uso 3 dedos em musicas q tenham andamentos rapidissimos... e nessas bandas q eu falei eu uso 2... nao vejo necessidade em usa 3.... isso eh modinha ou tb pra aparecer....

GeorgeVieiraJr
Veterano
# abr/04
· votar


jrcintra
Discordo um pouco da sua opnião... Tudo depende da sonoridade q vc quer obter. Existem pessoas q conseguen tocar com 2 dedos e tocam com pegada EXTREMAMENTE forte, mas pra mim, soh consegui tocar coisas fortes e rápidas depois dos 3 dedos... Os andamentos não precisam ser "rapidíssimos" como vc falou... Semicolcheia no 120 pra cima jah fica dificil de tocar forte com 2 dedos. Com 3 dedos facilita. Claro, tem os que "nasceram errados" da vida q conseguem...
Mas ai vai do lance de vc querer tocar forte ou não...
Agora tem um lance sobre tocar BEM 3 finger, com os acentos todos corretos, com pegada, exige estudo, não é só chegar tocando não... Precisa de um tempo pra se adaptar.
Mas o mais importante é que o próprio Wooten que vc citou, diz que thumb eh soh um jeito de produzir som. Em cima do Wooten tem uma puta febre tb, sobre o Double Thumb. Mas o proprio Wooten diz que o mais importante eh o q vc faz com a música e não a forma que vc faz pra produzir o som.

jrcintra
Veterano
# abr/04
· votar


GeorgeVieiraJr
os acentos vc diz eh em relacao a cada hora cair num dedo diferente? nao sei c me espressei bem... mas seria isso ne?
toligadu sobre essa do wooten.. d nego acha q double thumb eh isso e akilo...e tipo vc toca 3 dedos com uma pegada forte? vc consegue tocar mzks tipo nova era e tal? eu sempre quis coloca uma pegada forte nessas musicas d andamentos rapidos e nao consigo...nao aguento.. :(
eu acho mo legal o baxista q tem uma puta pegada forte... q faz o som do baxo saih "com vontade" hauehauheau :)

jrcintra
Veterano
# abr/04
· votar


espressei foi foda
pqp
aehauehauheua agora q eu vi

viniciusjau
Veterano
# abr/04
· votar


faz uma apostila é melhor

Basshero
Veterano
# abr/04
· votar


jrcintra
vc tem email???

Zer071
Veterano
# abr/04
· votar


é engraçado toca com tres dedos é muito bom com dois e até com 1(como o baixista do audislave sugerio numa entrevista o kra saber varias pra ter uma abordagem diferente no som um kra que toca varios estilos tem que saber mas nem todo mundo precisa de tudo slap taping e outras pirotecnias eu acho massa ver e ouvir mas naumtenho predileção por isso como oPAGODE falou o baixista mas lembrado do mundo como genio nunca tocou Slap usava um fender surrado e tirava o maior som
tecnica e importante adoro o NIco adoro o Maia mas adoro o Antony jackson que tinha tecnica pra dar e vender mas o que mais amo nele é o timbre que pra mimé muito importante tb

e como o mestre Carlos Santana já falou se vc toca rapido vc vai agradar aos musicos (homens na maioria) mas se quer ser lembrado tem que emocionar as mulheres e neste quesito toda velocidade do mundo nop ajuda (tem que ser melodico) claro que num vamos nos focar só nisso mas eu pirava e inda piro tocando guitarra tirava aquele solo dificil e as meninas colocavam a mão no ouvido pelo barulho da distorção ai depois chegava um guitarrista menosexperiente e mandava um solinho bem simples e grudento de um rit radiofonico e elas se amaravam eu só faltava chorar ser melodico é o caminho (isto na minha opinião)

jrcintra
Veterano
# abr/04
· votar


Basshero
email / msn - jr_cintra@hotmail.com

GeorgeVieiraJr
Veterano
# abr/04
· votar


jrcintra
Os acentos seria isso mesmo. O problema de cada hora cair num dedo diferente, eh que quando vc está em andamentos rápidos, requer uma certa coordenação... Se vc nao acentua, dai fica impreciso a contagem... Se fica com acento de 3, fica estranho... Tem uns caras q lotam de compressor, dai da uma disfarçada... Mas sei lá...
Cara, jamais vc me ouvirá dizer: "sobrou" pegada. No Rock, quanto mais pegada melhor, eu pelo menos penso assim... Eu acho q eu toco relativamente forte, pelo menos em relação aos baixistas que conheço... A ação do baixo tem que estar bem alta, senão trasteja. Não curto baixo de 5 cordas por causa disso, todos baixos de 5 que toquei, na corda Si só sai som de traste, a corda eh muito mole, mesmo subindo a ação... Tem gente que acha isso besteira, mas cada louco com sua mania. Hehehe :)
Não sou fã de Angra, mas o Felipe manda muito bem, ele toca forte pacas... Eu nunca parei pra tirar músicas do Angra, mas tem músicas da minha banda em andamentos rápidos, to gravando uma com semicolcheia no 140, e que eu consigo tocar forte. Pra tocar forte, meu limite é meio esse, 140, 145 semicolcheia... Eu não tenho tanta resistência quanto o Felipe, acho q o foda dessas músicas deve ser a resistência. Mas tem gente por ai que toca forte pacas e em andamentos mais rápidos. Ceis conhecem uma banda chamada Mudvayne? O baixista é um monstro. Puta pegada... Eu, particularmente, qdo ouvi cai o queixo... Nao curto o estilo, mas o cara tocando eh uma aula... Sabe se colocar bem pra kct, coloca tecnicas no meio de um som PUTA pesado.

jrcintra
Veterano
# abr/04
· votar


GeorgeVieiraJr
Toligadu kra , o andreoli tem uma pegada forte e eh rapido pa kct e tem mo resistencia... mas sabe pq? pq ele so faiz isso(nao to falando q ele soh sabe fazer isso.. alem do q ele eh um puta baxista...) mais tipo.. no angra ele soh faiz isso entao o kra acostuma neh...
essa parada q vc falou de saltos.. eu faco isso as vezes... nunca havia reparado nisso :/ pra tirah isso vai c foda...

GeorgeVieiraJr
Veterano
# abr/04
· votar


jrcintra
Eh, essa galera do metal eh especializada nisso... Eles são maratonistas. Hehehe :) Tem gente que acha que isso não tem valor nenhum, mas tem seu valor sim... Imagina tocar num show 20 músicas assim... Pior ainda, imagina manter a pegada constante...

Então, pra tirar esses acentos cara, soh metrônomo. E tenta se gravar, de preferência com a equalização do baixo bem aguda, e sem compressor nenhum, gravando ce percebe mais ainda esses detalhes...

Homaley
Veterano
# abr/04
· votar


GeorgeVieiraJr

Concordo em partes com você. Em uma entrevista o Gary Willis (e não é só aquela da Cover Baixo) disse que depois de anos e anos de estudo o que ele menos procura fazer atualmente é "tirar o som do baixo" (algo como a pegada). Ora essa; segundo ele; quem tem que "tirar" o som é o amplificador e não o músico.
Sacou? E eu estou tentando ir por esse caminho: eu apenas toco (mal, diga-se de passagem) e estou tentando deixar o trabalho pro ampli. E sinceramente eu tô sentindo o som mais limpo e fluindo com mais facilidade. Eu apenas encosto nas cordas. Eu comecei a me preocupar com isso depois dessa matéria; mas mesmo antes disso eu sempre achei estranho, por exemplo, neguinho arrebentar corda de baixo. Pegada, o que que é pegada? Todo mundo fala em pegada e neguinho toca forte a ponto de arrebentar a corda si (exagero), pô. Gene Krupa, um dos maiores bateras da história apenas "encostava" a baqueta no instrumento; enquanto que hoje em dia tem uns bateras que pqp
Aí neguinho vai dizer, "Pô depende do estilo". Na minha humilde opinião, eu acho que não tem relação. independente do estilo, você tem é que "tocar" e não "bater" no instrumento; seja baixo, batera, etc.
Desculpe aí cara; mas este é um espaço democrático e esta é a minha opinião. Valeu?

GeorgeVieiraJr
Veterano
# abr/04
· votar


Homaley
Cara, com certeza depende do estilo... 1o, o Gene Krupa, assim como o Buddy Rich, e outros bateras dessa fase, ao contrário do que vc e muitos pensam, tocavam forte sim. Forte pacas, diga-se de passagem. Mas apenas quando a música pedia. Esse eh o ponto. As músicas pedem passagem calmas e pedem passagens fortes. Assista solos de bateria do Gene Krupa e vc vai ver q, pelo menos na caixa, ele tem mais pegada que MUITOS bateristas que tem por ai... Ele usua uma técnica chamada de técnica Moeller, justamente pra ter essa dinamica de sair do muito fraco para o muito forte.
E o Gary Willis foi um exemplo meio ruim seu... Vc consegue imaginar ele tocando Heavy Metal? Vc acha que ele soaria bem se tocasse no Pantera, por exemplo? Eu digo, vc SEMPRE vai conseguir tocar mais rapido, se tocar mais fraco, mas existem músicas que possuem dinâmicas (caminhar entre o forte e o fraco), que podem te fazer ter que tocar rapido e forte. E o baixo soa diferente tocado forte, ou seja, não basta apenas ter pedal de volume...
Bem, resumindo, meu voto é a favor da dinâmica em relação a música. Soh que na minha opnião, o Metal e suas vertentes pedem dinâmicas fortes. Eu prefiro um baixista tocando poucas notas, mas com a sonoridade correta e adequada, do que um baixista que tenta tocar Rock Pesado "alisando" as cordas do baixo... E tem uma coisa, como vc vai diminuir a dinamica no meio de uma música, sendo que a média da força que vc toca jah eh fraca? Fora isso, ouça os grandes solistas, os solos muitas vezes são interessantes por causa da dinâmica (vide Stanley, Jaco, Miller, Wooten, etc...).
E cara, sinta-se livre pra expressar suas opniões, assim como eu expresso as minhas, afinal o forum é pra isso mesmo :)

Homaley
Veterano
# abr/04
· votar


GeorgeVieiraJr

Talvez cara, neste patamar estejam os diferenciados: saber fazer o que e quando. Ou seja o meio termo ou como você disse utilizar a dinâmica na hora certa. OK
Com relação so soar diferente quando tocado forte, qual a tua opinião: soa diferente pra pior ou pra melhor? Eu faço esta pergunta porque dois professores que eu já tive ( um ainda tenho), me desencorajaram a estudar sem ampli. POr que? Porque segundo eles ao tocar sem ampli você tem que tocar um pouco mais forte pra ouvir o instrumento e depois ao tocar com ampli o costume de tocar forte irá prejudicar o timbre. Resumindo, a opinião deles: toca forte = soar diferente = pior. O que você acha?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Idéia! Técnicas gravadas em CD