Como e quais plugins você usa para mixar seu baixo ?

Autor Mensagem
    jrmagrelis
    Membro Novato
    # 07/abr/25 07:52

Bom dia
    Gosto de gravar minha músicas por diversão no meu modesto home studio
    Eu começo a gravar o baixo com a saída direta do amp Meteoro direto na minha interface ( Behringer ).
    Na mixagem uso primeiro o EQ seguido de um compressor com ataque rápido. Uso HPF em 60 Hz e LPF em +- 600 Hz dependendo da música.
    Quando a música é mais rock orientada eu duplico o canal do baixo, uso um saturador e faço o blend entre os 2 canais.
    E você?

JJJ
    Veterano
    # 07/abr/25 17:47 · Editado por: JJJ
    · votar

Eu ligo em linha e uso algum simulador de amp de baixo, geralmente o ampeg da plugandmix. Depois passo por um channel strip, em geral o SSL G da Waves.

Não estou indicando esses plugins, uso porque tenho e me satisfazem.

As setagens em si eu começo com presets e vou ajustando conforme a música.

Wanton
    Veterano
    # 08/abr/25 08:46
    · votar

O que usei e mais gostei foi o Mark Studio 2, mas era pirata. Não consegui mantê-lo funcionando e nem estou disposto a pagar 109 euros em um plugin.

Nos meus últimos projetos, usei o TH3 nativo do Cakewalk. Quebra um galho.

jrmagrelis
    Membro Novato
    # 08/abr/25 17:00
    · votar

Depois passo por um channel strip, em geral o SSL G da Waves.
    Mas e nesse chennel strip vc tem alguma recomendação de frequência que vc usa no Eq e compressor?

jrmagrelis
    Membro Novato
    # 08/abr/25 17:01
    · votar

Nos meus últimos projetos, usei o TH3 nativo do Cakewalk. Quebra um galho.
    E quais funções tem no TH3?

JJJ
    Veterano
    # 08/abr/25 21:31
    · votar

jrmagrelis

Como disse, eu uso algum preset. Obviamente de baixo, nesse caso. Daí, de acordo com a música, eu ajusto, se necessário, um teco aqui ou ali, mas sem uma "fórmula". Vai no ouvido mesmo ..

jrmagrelis
    Membro Novato
    # 10/abr/25 06:31
    · votar

Eu corto os graves em 60Hz do baixo e o bumbo corto a 30Hz , pra não ficarem na mesma frequência.

marcioazzarini
    Veterano
    # 16/abr/25 09:50
    · votar

Não gosto de processar muito não, mas basicamente é um EQ e um Compressor... Dependendo da situação um drive do amp simulator mesmo pra dar uma aquecida apenas.

jrmagrelis
    Membro Novato
    # 21/abr/25 05:56
    · votar

drive do amp simulator mesmo pra dar uma aquecida
    Sim, e um técnica muito utilizada é duplicar o canal do baixo e adicionar o drive e depois fazer um blend do canal limpo + saturado.

Buja
    Veterano
    # 30/abr/25 09:20
    · votar

Eu tento mixar baixo a muitos anos, as vezes até fica bom.
    O que eu tenho pra mim, é que quanto menos, melhor.

Entro com o baixo em linha, adiciono obrigatoriamente um EQ e um compressor.
    So ai ja deu.

Quando o drive precisa ser mais forte do que o compressor oferece, crio dois canais: um limpo e outro com um leve drive adicionado. Nao precisa mais do que isso.

Se o baixo leva efeitos, é um caso a parte.

JJJ
    Veterano
    # 30/abr/25 13:17
    · votar

É importante colocar que, depois dos eventuais plugins na própria track do baixo, ainda vai ter manipulação na master, que vai afetar tudo, incluindo o baixo...

No meu caso, a master geralmente tem eq, compressão, limiter e simulação de tape.

Wanton
    Veterano
    # 30/abr/25 19:14 · Editado por: Wanton
    · votar

JJJ
    ainda vai ter manipulação na master, que vai afetar tudo, incluindo o baixo...

Já tentou criar um bus em vez de pôr efeito no master, aí você pode deixar o baixo de fora, por exemplo? Fica mais vivo (ou é ilusão auditiva minha).

JJJ
    Veterano
    # 30/abr/25 22:35
    · votar

Wanton

Eu não passo nada direto pra saída. Crio, sim, um ou outro bus de vez em quando, mas para agregar coisas, tipo todos os vocais ou todos os teclados. Mas mesmo esses buses vão pro "bus master", no fim das contas. Eu acho que dá mais "cola".

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Como e quais plugins você usa para mixar seu baixo ?