Pagode no baixo!

Autor Mensagem
marcioazzarini
Veterano
# 19/ago/25 09:29
· votar

Mais um pagodinho de leve!

Buja
Veterano
# 19/ago/25 14:33
· votar

Bem tocado demais.
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 22/ago/25 16:06
· votar

marcioazzarini
Fera!!!
Lelo Mig
Membro
# 22/ago/25 16:46
· votar

Essas linhas de baixo no pagode são muito legais. Parabéns!
castanheiradoug
Veterano
# 07/jan/26 18:03
· votar

Sou rockeiro desde berço e sempre torci o nariz para o pagode. Já a minha espoa adora um pagode e vez ou outra ela coloca pra ouvir em casa. No começo ou torcia o nariz, até que eu ouvi o álbum de pagode da Ludmila e o baixista é absurdo.

O baixo brilha demais e é um dos instrumentos em evidencia, As assinaturas musicais das faixas do CD passam pelo baixo e sem ele a musica não tem o mesmo colorido.

Depois de perceber isso comecei a prestar mais atenção e o pagode tem uma riqueza musical gigante.

Quebras de andamento, compassos compostas, convenções, nonas, sétimas, escalas diminutas. Eu poderia estar falando de Jazz mas é pagode!!

Estou começando a estudar pagode e meu play ta ficando com um tempero próprio e muito mais rico.

Passei 30 anos ignorando algo que hoje vejo que é ouro

Dito isso: pra curtir eu continuo com meu rock pauleira. é o que me da prazer
marcioazzarini
Veterano
# 25/ago/26 10:38
· votar

Essas linhas de baixo no pagode são muito legais. Parabéns!

Obrigado Lelo!
marcioazzarini
Veterano
# 25/ago/26 10:39
· votar

Sou rockeiro desde berço e sempre torci o nariz para o pagode. Já a minha espoa adora um pagode e vez ou outra ela coloca pra ouvir em casa. No começo ou torcia o nariz, até que eu ouvi o álbum de pagode da Ludmila e o baixista é absurdo.

O baixo brilha demais e é um dos instrumentos em evidencia, As assinaturas musicais das faixas do CD passam pelo baixo e sem ele a musica não tem o mesmo colorido.

Depois de perceber isso comecei a prestar mais atenção e o pagode tem uma riqueza musical gigante.

Quebras de andamento, compassos compostas, convenções, nonas, sétimas, escalas diminutas. Eu poderia estar falando de Jazz mas é pagode!!

Estou começando a estudar pagode e meu play ta ficando com um tempero próprio e muito mais rico.

Passei 30 anos ignorando algo que hoje vejo que é ouro

Dito isso: pra curtir eu continuo com meu rock pauleira. é o que me da prazer

Mano, é isso... Não precisa nem curtir, mas só pelo estudo ja vale demais! Sem contaar que vai dar quele mojo pro play que vc pode carregar pra qualquer outro estilo!
Ismah
Veterano
# 28/ago/26 05:45
· votar

marcioazzarini
Sem contaar que vai dar quele mojo pro play que vc pode carregar pra qualquer outro estilo!

Só precisa cuidar para não perder o bom senso e o bom gosto. É bastante comum haver bateristas que querem tocar rock, mas inserem todo groove e dinâmicas possíveis. Já vi acontecer com baixo no reggae e no punk. Parece absurdo, mas fere as estéticas do gênero. Algumas situações, não cabe muita coisa que cabe no pagode. Mas sem dúvidas, é um ponto importante para o estudo do instrumento, com visão mais pop que o jazz puro. Também é conveniente lembrar, que pagode, é uma reunião de sambistas, então o improviso do choro, se alia com diversos cantores que se alternam, normalmente sem a música parar.
Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 28/ago/26 07:31
· votar

Sou contra o uso, o som embola com o surdo. Violão de 07 cordas faz o trabalho do baixo
Ismah
Veterano
# 05/set/26 04:53
· votar

Considere ter o surdo de primeira como a peça mais grave. O que fere a lógica mais usual do baixo.
Existem outras formas, mas de fato é mais avançada a mixagem quando se tem muitos instrumentos graves.
Normalmente, EU gosto de ter baixo e surdo num bus compressor, pois acaba conciliando.
Ainda assim, são gêneros bastante dinâmicos, então é uma questão de arranjo. No geral, as linhas de baixo não são a dobra do violão-sete.
Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   

Tópicos relacionados a Pagode no baixo!