Transformar baixo estragado em fretless

    Autor Mensagem
    Di_Giorgio
    Membro Novato
    # out/21 · Editado por: Di_Giorgio


    Olá a todos.

    Comprei um contrabaixo eagle baratinho numa loja de usados por 200 Reais.

    Porém, o tensor está emperrado. Luthier disse que não tem solução. Ele limou os trastes para tirar os trasteamentos.

    O baixo ainda está trasteando um pouco em algumas partes, mas está tocável.

    Quero comprar um novo e transformar esse antigo em fretless.

    Minha dúvida: o fato do tensor estar emperrado não vai prejudicar o resultado final?

    Como disse, dá para tocar o baixo. Portanto, tirando os trastes, mas sendo impossível regular o tensor, ainda assim daria um bom fretless? Visto que sem os trastes eu acho que o som ficaria bom, tanto no sentido de timbre quanto de tocar (as cordas estão numa altura boa, tirando a questão de trastejar em algumas poucas casas).

    Ningen
    Veterano
    # out/21 · Editado por: Ningen
    · votar


    [null]

    makumbator
    Moderador
    # out/21 · Editado por: makumbator
    · votar


    Di_Giorgio

    O fato de não ter trastes não quer dizer que a escala não deva estar minimamente adequada. Observe que há sim o equivalente do trastejamento mesmo em instrumento fretless (mas no caso a corda bate e é bloqueada ela própria escala, e não pelos trastes).

    Obviamente que parte do charme do instrumento é o "ronco" da corda na escala, e portanto, uma certa dose de "trastejamento" na escala é desejável, mas não se pode ter isso em um nível que bloqueie totalmente partes da escala.

    Já tive baixo fretless, e toco o contrabaixo acústico e baby bass (que é basicamente um baixo acústico eletrificado), então tenho experiência suficiente para te dizer que a escala não pode estar de qualquer maneira.

    Mas o luthier não considerou retirar a escala totalmente para destravar o tensor? Ou a limitação desse tipo de serviço seria o custo total da reforma?

    JJJ
    Veterano
    # out/21
    · votar


    makumbator
    Mas o luthier não considerou retirar a escala totalmente para destravar o tensor? Ou a limitação desse tipo de serviço seria o custo total da reforma?

    Provavelmente, o serviço fica mais caro do que o valor do baixo...

    Insufferable Bear
    Membro
    # out/21
    · votar


    Se de tirar a escala não for muito trabalho ou caro eu acho que vale a pena mesmo que o resultado não seja 100%. Um baixo barato desse jeito merece ser experimentado.
    Quando você diz que o tensor está emperrado você quer dizer que não dá pra ser ajustado ou que ele não é capaz de fazer o trabalho dele? Será que usar cordas com tensão maior ou menor ajudaria a melhorar a curva do braço?

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Di_Giorgio C vc falou o quanto pagou no baixo, ele deve ter dito que é inviável justamente por isso. Acompanho um canal de Luthieria que o cara instalou tensor em instrumento que não tinha, trocou tensor emperrado de guitarra com braço interiço (que a escala é a mesma madeira que o braço), e nisso colocou outra escala. Mas imagino que deve ser serviço bem caro, tanto q nesses videos ou são instrumentos top (fender, gibson) ou de muito valor sentimental. Como ele nivelou os trastes eu tentaria ver outro luthier para ter outra opnião por que as vezes o seu baixo vale a pena isso. Caso não compense valeria a pena só pela experiencia de fazer freetless, mas da pra fazer em casa mesmo, tem tutoriais até aqui no forum

    Di_Giorgio
    Membro Novato
    # out/21 · Editado por: Di_Giorgio
    · votar


    makumbator

    Provavelmente, o serviço fica mais caro do que o valor do baixo...

    Foi o que o luthier falou. Explicando melhor: a porca do tensor não funciona, ou seja, o tensor não vai nem para nem trás.


    O fato de não ter trastes não quer dizer que a escala não deva estar minimamente adequada. Observe que há sim o equivalente do trastejamento mesmo em instrumento fretless (mas no caso a corda bate e é bloqueada ela própria escala, e não pelos trastes).

    Tirando o problema do trastejamento as cordas estão numa altura boa de tocar.

    Corrijam-me se eu estiver errado: acredito que se transformar o baixo em fretless obterei um som sem problemas e com uma altura de cordas boa, visto que a altura das cordas já está boa.

    Di_Giorgio
    Membro Novato
    # out/21 · Editado por: Di_Giorgio
    · votar


    Anderson
    Como ele nivelou os trastes eu tentaria ver outro luthier para ter outra opnião por que as vezes o seu baixo vale a pena isso.

    Inicialmente queria que o luthier nivelasse os trastes pata ficar fretless, mas o luthier quer remover os trastes e colocar lâminas, a alegação dele é que nivelando o som não fica bom.

    Confere a informação?

    Di_Giorgio
    Membro Novato
    # out/21 · Editado por: Di_Giorgio
    · votar


    Insufferable Bear

    Se de tirar a escala não for muito trabalho ou caro eu acho que vale a pena mesmo que o resultado não seja 100%.

    Ele quer cobrar 400 reais +encordoamento.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Di_Giorgio Ele cobrar isso até q é o preço. Sabe exatamente qual modelo do seu baixo? Tenta conseguir as caracteristicas e ver no topico de perguntas do Bertola c vale a pena reformar esse baixo ou não, pois pode ser um bom instrumento e ai valeria pena (digo em questão de madeiras e tudo mais)

    makumbator
    Moderador
    # out/21 · Editado por: makumbator
    · votar


    Di_Giorgio

    Eu não entendi a ideia de nivelar trastes para ficar fretless. Não existe isso de ficar raspando os trastes até eles ficarem no nível da escala. O correto (conforme o luthier te passou) é a retirada dos trastes e então as cavidades são preenchidas com massa ou filetes (que podem ser de madeira, plástico ou outros materiais).

    A outra maneira correta (mas muito mais cara) é retirar a escala por completo e colocar outra totalmente lisa (sem trastes).


    Observe que a altura de cordas que você considera boa agora (com os trastes) vai ser alta demais sem eles. O normal é a ação ser mais baixa, e vai precisar ser regulada após a retirada dos trastes e nivelamento da escala.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/21
    · votar


    Di_Giorgio
    Os trastes deverão ser RETIRADOS.
    Abç

    Di_Giorgio
    Membro Novato
    # nov/21 · Editado por: Di_Giorgio
    · votar


    Salve a todos.

    Desculpem a demora em responder, mas trago um update.

    Resolvi eu mesmo transformar o baixo em fretless usando um tutorial do youtube.

    Abaixo imagens:
    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/1AtD83A
    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/NbsHER4
    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/jspzNEo
    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/-a9Yh1Q
    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/9Q-ui6s
    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/HtB2NkY

    Sei que a aparência da escala não ficou boa, mas o timbre ficou perfeito. Tão perfeito que me apaixonei pelo timbre de fretless e vou migrar 100% para fretless. Inclusive vou vender minha pedaleira zoom Bx1 on porque os efeitos (pelo menos na minha opinião) estragam o timbre do fretless (no máximo um equalizador soa interessante, pelo que testei).

    Agora quanto a altura das cordas e trastejamento:

    - A boa notícia é que 90% do trastejamento que havia sumiu com a conversão em fretless (o pouco que restou mistura-se com o "ronco" natural do fretless e é quase imperceptível).

    - A má notícia é que converter em fretless não fez diferença quanto a altura das cordas em comparação ao que era antes (a altura está em 4.40 mm).

    Porém, visto que converter em fretless era a parte mais cara (luthier não faz por menos de 400 R$ e tudo que eu precisei gastar foi 15 reais num tubo de massa de madeira), e considerando que baixo fretless (mesmo esses normais que são convertidos) não se acha por menos de 600 reais, creio que agora vale a pena mandar trocar o tensor (200 R$ do baixo + 250R$ da troca de tensor=450R$)

    Pelo que pesquisei o serviço custa uns 250 R$ (corrijam-me se estiver errado, mas foi o valor que achei pesquisando em tópicos antigos do fórum).

    Até me aventuraria a trocar eu mesmo o tensor. Afinal, o baixo custou uma merreca e eu já o converti em fretless. O problema é que o processo de trocar o tensor, apesar de até ser simples pelo que vi nos tutoriais, é muito trabalhoso. Exige muito tempo e paciência.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transformar baixo estragado em fretless