Review Tagima TJB-4s Classic Series

    Autor Mensagem
    vinibassplayer
    Veterano
    # mar/19


    Marca: Tagima
    Modelo: TJB-4s classic series
    Corpo: Ash
    Braço: Maple
    Escala: Maple 20 trastes e marcações em blocos pretos
    Nut: 40m
    Captadores: Tagima JJ alnico
    Controles: 2 vol 1 tone
    Ponte: Jazz Bass standard cromada
    Tarrachas: Standard cromadas
    Escudo: Padrão Jazz preto

    1075,00 no ML na loja Musitech(vi boas recomendações aki no fórum e decidi arriscar).
    Foi enviado via JadLog dia 26/02 com previsão de chegada dia 11/03 mas chegou dia 02/03, mais rapido do que o esperado. O baixo veio dentro de uma bag bem simples da Tagima, dentro da caixa e bem enrolado com muito plástico-bolha, ponto para o cuidado da loja com o envio do instrumento.

    Vi vários testes e reviews de jazz bass de varias marcas nessa faixa de preço, e recebi boas recomendações sobre esse modelo específico. A decisão veio através dos vídeos do Kleber Lima(procurem no youtube, o kra manda mto bem).

    Um Jazz Bass padrão, bem construído e com ótimo acabamento, achei superior aos Sx sjb75 tanto em som quanto em tocabilidade.
    O corpo não é exatamente igual a um Fender tadicional, tem umas curvas um pouco mais acentuadas, mas é muito confortável e bonito e, mesmo sendo em Ash, não achei o instrumetno pesado não, tá dentro das minhas expectativas. O Fender Marcus Miller de um amigo me parece ser mais pesado, mas ainda não consegui comparar com certeza.

    Acabamento muito bonito, sem marcas na pintura, veio com cordas 0.40 e devo manter as mesmas pois estao bem brilhantes. Levarei num luthier de confiança pra fezer uma retífica de trastes e eliminar os trastejados indesejados, corrigir um pequeno problema de afinação de oitava na corda D e deixar a ação das cordas mais baixa.
    O braço veio retinho sem sinais de torção ou ondulamento.
    Os knobs são bem firmes e funcionais, a ponte é bem simples e robusta, de fácil ajuste e as tarraxas a princípio parecem segurar bem a afinação, mas creio que vou trocá-las por um jogo melhor com uma Hipshot Xtender Dtuner na corda E.
    Os captadores nao apresentam ruído, então nao é necessário fazer blindagem, apenas a retífica e regulagem padrão. Com todos os volumes e tone aberto o baixo tem mto punch, com um timbre clássico de Jazz Bass tanto pra pizzicatto quanto pra slap, com bastante peso e corpo. O controle de tone todo fechado deixa o som apenas um pouco mais velado mas não tira todo brilho. Somente o cap da ponte chega num timbre bem Jaco, com bastante clareza.
    Ainda vou testá-lo em igreja pra ver como ele se comporta com banda completa, e levar no estúdio de um amigo pra fazer algumas gravações.
    Pensando em upgrades, à princípio, somente a troca das tarrachas, e um escudo tortoise, pq acho que vai ficar mais bonito do q o preto original.
    Agora fotos, e depois dele regulado eu posto os vídeos.
    Fotos:

    Baixo
    braço
    ponte e caps
    corpoescala
    headstock
    bag

    Agora que adquiri essse baixo, estou colocando meu velho Ibanez Gio Soundgear 5c ativo à venda, pois não estou mais curtindo a vibe dele nao, nem som nem tocabilidade. como minha mão é mto grande, fica difícil fazer slap, entao me decidi por trocá-lo pelo Tagima, e achei o som melhor que o do Ibanez. se alguem se interessar tem link do ML/OLX.

    Quando estiver todo regulado eu posto vídeo + audio mostrando o som, por enquanto é isso!
    qualquer dúvida ou pergunta só mandar aí embaixo

    Zara
    Veterano
    # mai/19 · Editado por: Zara
    · votar


    achei superior aos Sx sjb75

    Que bom saber, já que eu tô na busca por um Jazz Bass em torno de R$ 1000. Tenho um Ibanez SR 505F (fretless) e um Warwick Coreano (pra não dizer Roquibeis), todos dois ativos, todos dois cinco cordas. A ideia é ter um roncador pra brincar em MPB.

    Ainda avaliando a possibilidade de vender uma guitar pra arriscar nesse Tagima da internet. Sem testar é osso...

    Sobre o peso, achou ele mais pesado que o SX?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    vinibassplayer
    achei superior aos Sx sjb75
    Permita-me discordar.
    Já trabalhei com os dois e achei o som do SX mais encorpado, braço mais confortável (mais fino), o acabamento das versões "natural" e "sunburst" superior, e o design é mais próximo do original.
    Zara
    É um pouco mais leve sim.
    Abçs

    SamyJD
    Membro Novato
    # mai/19 · Editado por: SamyJD
    · votar


    vinibassplayer
    Ví q esse bass tem 2 séries o Special e o Classic, sabe qual a diferença entre os 2?

    Mauricio Luiz Bertola
    Poderia me dar uma dica Bertola?
    Estou pesquisando um JB de 5 Cordas, semi-novo ou novo...
    Nas buscas vi um Tagima TJB5 Classic e um Special (ñ entendi a diferença entre eles) e um Condor Antigo de 5 cordas tbm com caps cabrera, ainda mais barato q o tagima...

    Poderia dar uma luz aí?
    Obg

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    SamyJD
    Que dica? O que você quer saber exatamente?
    Mas vou adiantando uma coisa: Esses 3 que vc citou são equivalentes...
    O que vai fazer a diferença MESMO, além de você; é uma regulagem mui bem feita por luthier competente, cordas novas e amp potente e de qualidade...
    Abç

    Les Strato
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Me pergunto se há grande diferença da série T (tjb4) para a série Woodstock (TW73) dentro da tagima.

    vinibassplayer
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Zara
    Que bom saber, já que eu tô na busca por um Jazz Bass em torno de R$ 1000

    ah kra, eu tive os dois, sao pau a pau, mas a minha preferencia pessoal pendeu pros tagima, mas qqr um segura bem a onda.

    Mauricio Luiz Bertola
    Já trabalhei com os dois e achei o som do SX mais encorpado, braço mais confortável (mais fino), o acabamento das versões "natural" e "sunburst" superior, e o design é mais próximo do original.

    entendo. mas ao contrario, optei por esse pelo braço ser um pouquinho mais largo, achei mais confortavel que o Sx, e o design do corpo nao me incomoda. o acabamento pra mim nao teve nada de errado nos dois, e por incrivel q pareça, a captação do tagima me agradou mais tbm. talvez eu seja um caso às avessas hahaha

    SamyJD
    Ví q esse bass tem 2 séries o Special e o Classic, sabe qual a diferença entre os 2?

    nao sei hahaha

    Les Strato

    Me pergunto se há grande diferença da série T (tjb4) para a série Woodstock (TW73) dentro da tagima.

    tem diferença em madeiras e captação, consequentemente timbre, peso e preço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    vinibassplayer
    É só uma questão de enfoque...
    Para mim, os braços mais finos são melhores e mais confortáveis...
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    post duplo

    Manorawe
    Membro Novato
    # fev/21
    · votar


    Pessoal, alguém já tocou/ pegou um tjb clássico séries e um tjb special séries?
    Estou com um special séries e o acabamento dele é lindo. Tenho um fender deluxe e posso dizer que fica muito próximo.
    Alguém pode dizer se o clássic é melhor?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review Tagima TJB-4s Classic Series