teoria muscal do contrabaixo no death metal

    Autor Mensagem
    Projeto de baixista
    Membro Novato
    # mai/18


    Alguém poderia me dizer as características do baixo no death metal... tipo quais afinações são mais usadas, técnicas comuns entre baixistas de death metal, como que eles fazem pra sair aquele som pesadão, enfim tudo que vocês souberem sobre teoria musical mais voltada pro death

    makumbator
    Moderador
    # mai/18
    · votar


    Projeto de baixista

    O que você se refere não é teoria musical de contrabaixo no death metal. A teoria musical é a mesma para o Carcass e o Restart. O que você pergunta são os aspectos técnicos do estilo no instrumento. Basicamente pode-se elencar algumas coisas:

    1. Uso de afinações baixas. Apesar que no death clássico muitas vezes era afinação padrão mesmo. São várias afinações diferentes (tom abaixo, meio tom abaixo, afinações dropadas, 2 tons, etc)

    2. Uso de palheta no baixo. Mas não é uma regra absoluta

    3. Uso de drive no baixo. Apesar de em muitas bandas o som ser limpo ou quase limpo.

    4. Uso de instrumentos de 5 ou mais cordas. Nesse caso é mais comum em bandas mais modernas com afinações ultra baixas

    Buja
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Projeto de baixista

    Cada baixista de cada banda tem um estilo proprio, e é dificil elencar ao fora do que o makumbator falou.

    Veja que o Trujillo toca com os dedos e o Ellefson toca com palheta. Ambos são de bandas death.
    Dentro da mesmo banda death, houveram baixistas que tocavam com palheta, e outros com os dedos, a mesma musica.
    O drive usado pode variar bastante. Inclusive de musica pra musica.
    Nao da pra definir um padrão.

    Via de regra é o que o makumbator acima disse mesmo.
    Voltar 1/2 ou mais tons + Overdrive + Palheta + Tocar perto da ponte + Ataque correto nas cordas.
    Isso já da a maioria dos sons de death que eu conheço.

    Projeto de baixista
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    As vezes (quase sempre), eu tenho impressão de que o baixo é mais valorizado no death metal. Por exemplo tem muito solo de baixo, e muito mais técnica envolvida pra você ser um baixista no cannibal corpse, do que pra você ser um baixista no muderdolls (ao meu ver). Vocês acham que isso é só impressão ou tem mais a ver com a técnica do estilo, ou seria algo que varia de banda pra banda?

    makumbator
    Moderador
    # mai/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    Buja
    Veja que o Trujillo toca com os dedos e o Ellefson toca com palheta. Ambos são de bandas death.

    Mas Metallica e Megadeth não são death metal. bem longe disso. Death metal é Cannibal corpse, Entombed, Suffocation, Napálm death, Dismember, Morbid angel, essas coisas.


    Projeto de baixista
    eu tenho impressão de que o baixo é mais valorizado no death metal.

    Não mesmo. No jazz a valorização é imensamente maior (e tecnicamente é mais avançado e variado). Pra falar a verdade, boa parte dos baixistas de death é mediana. Tirando uns monstros tipo Alex Webster.

    Buja
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    makumbator

    Confundi death com thrash. Foi mal.

    Projeto de baixista
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Makumbator, quais os melhores baixistas de jazz na sua opinião?

    Projeto de baixista
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Confundi death com thrash. Foi mal.

    normal eu também confundia quando comecei a ouvir metal

    Projeto de baixista
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Quais são as escalas mais usadas no death metall? Ouvi falar da escala diminuta...Existem outras?

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Projeto de baixista
    Pelo que eu vejo, o baixo no death tende a seguir a guitarra. Por isso rola bastante escala diminuta, modo lócrio, etc. Talvez eu esteja falando merda, mas no death eu não sinto aquela "simbiose" do baixo com a bateria. O baixo interage mais com a guitarra mesmo.
    Se for usar dedilhado, vai arrumar umas bolhas nos dedos. Dá uma olhada na técnica de três dedos do Steve DiGiorgio.
    E baixista de death adora fazer tapping.

    Andras
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Projeto de baixista

    As vezes (quase sempre), eu tenho impressão de que o baixo é mais valorizado no death metal.

    Tu está misturando Death Metal com Technical Death Metal.

    Podem parecer similares, um sub gênero, mas não são. Amo Death mas tenho pavor de Tech Death.

    Projeto de baixista
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    BrotherCrow

    Talvez eu esteja falando merda, mas no death eu não sinto aquela "simbiose" do baixo com a bateria

    Normalmente isso é verdade mas tem algumas músicas de algumas bandas em que o baixo é "independente" (não fica seguindo a guitarra)
    Isso acontece em algumas músicas do death, do Behemoth, no já citado Cannibal Corpse...

    Andras


    Tu está misturando Death Metal com Technical Death Metal

    Pode ser mas também tem bons baixistas no death metal convencional

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jun/18 · Editado por: Felipe Stathopoulos
    · votar


    Baixo de death metal: 5 ou 6 cordas, timbre grave ou extremamente grave, compressor no talo, às vezes (raramente) uma distorção e um equalizador para ajustes. Um pré-amplificador, se vc for tocar em linha, é essencial.

    Toque com palheta (não é regra), ataque as cordas com a palheta na paralela à corda (não deixe a palheta "raspar" as cordas).

    O baixo segue mais ou menos a guitarra, porém no ritmo da batera. Nada impede solos, porém tenha em mente que, enquanto vc sola, guitarra e batera estarão "desconectadas" entre si.

    O resto é feeling. Ouvir, ouvir, ouvir, tirar som, pegar manhas, perceber nuances, etc.

    Aliás, baixo é 98% feeling e bom senso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a teoria muscal do contrabaixo no death metal