Escalas harmonicas e melodicas

Autor Mensagem
betoborca
Membro Novato
# nov/17
· votar


Beto Guitar Player

meu conhecimento de intervalos e tonalidades até que estão bons, mais preciso me aprofundar mais, sempre fui bom na pratica mais na teoria um pouco falho

rodsom
Veterano
# nov/17
· votar


sempre fui bom na pratica
segundo o renato, o que importa é isso. :D

Ken Himura
Veterano
# nov/17
· votar


Beto Guitar Player
Isso aí, pega o material que eu tinha recomendado ao betoborca, que o
Insufferable Bear também citou.

Depois disso, quando já estiver depois do capítulo 18 (ou o correspondente na edição que você arrumar, é o capítulo que trata de acordes com 9as), você procura dois outros livros, que vão te dar um bom ferramental no uso de escalas sintéticas, exóticas e/ou folclóricas: Vincent Persichetti - "Harmonia do Século XX" e Nicolas Slonimsky - "Thesaurus of Scales and Melodic Patterns". Vai te dar uma boa bagagem para o uso de modos e escalas.

betoborca
Membro Novato
# nov/17
· votar


Muito obrigado pela dica parceiro. Um forte abraço.

betoborca
Membro Novato
# nov/17
· votar


Galera estou me aprofundando na prática em contrabaixo. Achei padrões de escalas maiores, menores, pentatonicas, harmônicas, melódicas, penta blues, escala blues, cromática mais não achei nenhum desenho de escalas com sétima. Alguém tem algum desenho ai?

Jabijirous
Veterano
# nov/17
· votar


não achei nenhum desenho de escalas com sétima.

Amigo, para de estudar escala e vai estudar teoria!!

LeandroP
Moderador
# nov/17
· votar


Amigo, para de estudar escala e vai estudar teoria!!



betoborca

Estude teoria e desenhe ;)

É sério! Não veja como arrogância. Mas uma vez que você compreende, não precisa de desenhos. Sorte sua não ser cego ;)

betoborca
Membro Novato
# nov/17
· votar


Eu estou estudando teoria, mais não custa nada ja trabalhar escala
encima de um acorde com sétima, pois isso ajuda bastante unindo o útil ao agradável no aprendizado de teorias, principalmente quando uma pessoa já tem uma certa habilidade, mais enfim, me viro. Um braço e valeu pela paciência.

LeandroP
Moderador
# nov/17
· votar


betoborca

Me perdoe se eu fui arrogante na minha resposta, e eu imagino que eu tenha sido mesmo. O que eu quero lhe dizer, assim como os demais colegas, é que você tem no mínimo duas opções. Ou ser escravo dos desenhos ou ter as suas opções independente de desenhos. Mais uma vez peço-lhe desculpas pela minha arrogância, mas bicho, o caminho é por aí mesmo. Estude teoria, e estamos dispostos a lhe ajudar de forma verdadeira, sem truques ;)
Boa sorte!

betoborca
Membro Novato
# nov/17
· votar


Não foi arrogante não, fique sossegado. Como tenho banda e já com uma certa habilidade não gosto de ficar preso em linhas de baixos padrões, gosto de trabalhar a escala em cada acorde de uma forma improvisada. Como estou estudando muito teoria, para adiantar as vezes procuro unir teoria com uma boa prática avançada. Mas fique tranquilo você está certíssimo. Só achei o Schoenberg Arnold e Bohumil Med muito complexos.

Ken Himura
Veterano
# nov/17
· votar


betoborca
Só achei o Schoenberg Arnold e Bohumil Med muito complexos.

Velho, o Schoenberg até vai, mas o Bohumil é material básico que dão pra criança em curso de musicalização infantil. Se você não consegue entender o básico do básico, que o livro do Bohumil explica em palavras simples, não tem a menor chance de você entender um assunto tão complexo como harmonia.

Você não tem brio?

Jabijirous
Veterano
# nov/17
· votar


betoborca
O estudo da teoria vai fazer você limar do seu vocabulário "escalas com sétima" Já que boa parte das escalas, tirando a penta, possui 7 notas! Logo, a sétima vai estar ali!!!

Se você falasse arpejo, aí sim, esse você tem arpejo com sétima (maior e menor).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas harmonicas e melodicas