Tocar musicas que precisam da Si com baixi de 04 cordas.

Autor Mensagem
EuFemismo
Membro Novato
# nov/14


Eae galera, tudo bem?

Tem como fazer alguma coisa pra não estragar a música? Ou to lascado?

A música é essa



Obs: recomendo um bom equipamento pra ouvir, é MUITO grave.

carlcarl
Veterano
# nov/14
· votar


com um baixo de 4 cordas convencional não da pra tocar a nota si grave que tem na musica.
eu tocaria as notas onde é possível num baixo de 4 cordas.
uma possível gambiarra(não me responsabilizo por problemas que isto poderá causar ao instrumento:braço empenar entre outros fora as regulagens necessárias)
seria comprar uma corda si grave e abandonar a corda sol.
o baixo ficaria com,da corda grave para a corda aguda:
si ,mi,la,re
se é pra tocar uma unica musica acho melhor voce esperar e poder comprar um baixo com 5 ou 6 cordas.
abç

BJAofficial
Veterano
# nov/14
· votar


Cara, não é nada incomum afinação drop B.
Cordas adequadas, um baixo de qualidade, boa regulagem e deu.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Só eu que subo uma oitava essas notas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
Só eu que subo uma oitava essas notas?
2

BJAofficial
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
Mauricio Luiz Bertola

Convenhamos, não é a mesma coisa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


BJAofficial
Harmônicamente é.....
Abç

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


Não tem o que fazer mesmo, mas faz falta quando se conhece a musica original, Ja escutou Eu quero ser Santo do Trazendo a arca? no refrão tem um Dó na primeira casa da SI que é demais!

EuFemismo
Membro Novato
# nov/14
· votar


Alex guitar man
Ja escutou Eu quero ser Santo do Trazendo a arca? no refrão tem um Dó na primeira casa da SI que é demais!

vou procurar pra ouvir!

Ismah
Só eu que subo uma oitava essas notas?

Não cara, rsrsrs, mas a nota si e dó ficão muito tristes quando oitavadas, da até um desanimo.

carlcarl
uma possível gambiarra

Não tenho coragem, hehehe.

-----------
To pensando em oitavar 2 vezes, ficou meio estranho(até feio), mas eu tenho resposta no grave quando preciso.

dideivox
Membro Novato
# nov/14
· votar


EuFemismo
Só eu que subo uma oitava essas notas?

Quando uso um 4c e preciso do "sízão" toco a nota Si na terceira corda e a nota Si na quarta simultaneamente.
Dá um peso parecido.
Uma vez li sobre "cancelamento de frequências", em que tocar determinadas notas e harmônicos geram uma nota grave, ou algo do tipo. Mas faz muitos anos e não lembro sobre..

BJAofficial
Veterano
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não me refiro à isso, de forma alguma.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


EuFemismo

Cara, acho frescura 5 cordas, ainda mais pra rock... 6 cordas mesmo só pra exibicionismo/workshop...

A maioria das vezes no rock o baixo tá só apoiando a guitarra - Lemmy é um bom exemplo de como fazer isso bem... Só acho justificável mais que 4 cordas, se for alguma coisa com groove pra caralho, como forró universitário, jazz fusion, funk (e nem sempre)...

Não adianta me dizer que soa triste, não engulo essa... Se o tom for circular muito abaixo de E, eu subo uma oitava toda a linha de baixo...

makumbator
Moderador
# nov/14
· votar


Ismah
Cara, acho frescura 5 cordas, ainda mais pra rock...

Se o camarada tocar só rock, pode até ser, mas pelo menos pra mim é importante ter versatilidade, e a corda si grave dá um grave e um peso que a outra oitava não consegue suprir. Claro que harmonicamente é a mesma coisa, mas em termos de timbre e peso é bem diferente.

6 cordas mesmo só pra exibicionismo/workshop...

Que nada. Eu só uso 6 cordas e ao contrário do entendimento comum, na verdade é até mais fácil de se tocar que um de 4 cordas (pois há mais digitações disponíveis, podendo-se fazer as mesmas linhas com menos mudanças de posição).

E pelo menos eu passo longe de exibicionismo!

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


makumbator

Aí vai de cada um, mas realmente, para linhas simples não acho nescessário mais que 4 cordas....

makumbator
Moderador
# nov/14
· votar


Ismah
Aí vai de cada um, mas realmente, para linhas simples não acho nescessário mais que 4 cordas....

Realmente precisar não precisa, mas eu gosto de ter a possibilidade de mais digitações diferentes (por conta das cordas extras). Com isso as linhas fáceis podem ficar ainda mais ridiculamente fáceis.

Meu negócio é a lei do menor esforço, saca?

Hashsah!

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


makumbator

O menor esforço se relaciona com o físico, eu acho que tocaria bem um de 6 cordas pq tenho mãos grandes, mas... Cara, é muita firula... Olho pro Flea, Lemmy, Cliff Burton (algumas vezes ele fugiu a regra) e os caras destroem no baixo... De quatro cordas...

dideivox
Membro Novato
# nov/14
· votar


Aí vai de cada um
Essa é a questão. Esse lance de "eu acho isso ou acho aquilo" que é fora da casinha hehe
Cada baixista tem as suas necessidades.
Eu por exemplo sou fã de baixo com 4 cordas. Mas preciso da 5ª. E em algumas coisas que toco sinto falta da dózinha embaixo.

Exibicionismo pra mim é 300 equipamentos pra sujar o som. 10 pedais de drive, 10 delays, 10 wha, 3 compressores (que não sabe nem o que faz) e aí vai..

Mas como o assunto não é esse, a regra é clara: ta usando 4 cordas, o sí é na sétima casa na quarta corda, ou na segunda na terceira corda. Não tem choro.
Ou compre um bass de 5/6 cordas.

BJAofficial
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Flea, Lemmy, Cliff Burton

Tocar bem é outra coisa coisa. Mas sonoramente, não é o mesmo.
Concordo com o makumbator, penso, o que seria das bandas de metal ou rock em geral mais pesado sem os 5 cordas?

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/14
· votar


se eu botar cordas de baixo numa guitarra, daria pra usar ela como baixo de 6 cordas? LEvando em conta o provável empenamento do braço e outras coisas

dideivox
Membro Novato
# nov/14
· votar


daimon blackfire
se eu botar cordas de baixo numa guitarra, daria pra usar ela como baixo de 6 cordas? LEvando em conta o provável empenamento do braço e outras coisas

Alguns fatores:

- O corpo/braço da guitarra não é construído para aguentar a tensão das cordas como o baixo;
- O braço da guitarra é fino, o que daria uma tocabilidade bem ruim, considerando as cordas "grossas" do baixo;
- Não sei como é a ponte e tarraxas, mas corre risco das cordas mais graves nem passarem pelo buraquinho delas hehe

Não acho que seja uma boa ideia..

makumbator
Moderador
# nov/14
· votar


daimon blackfire

Não há a menor chance disso dar certo. Além do que o dideivox já comentou, há muitos outros problemas:

1. Como as cordas mais grossas do baixo nem entram nos orifícios de ponte de guitarra você teria que trocar a ponte por uma de baixo de 6 cordas (o que traria outro problema: o espaçamento delas não cabe no braço de guitarra)

2. O nut teria que ser trocado (novamente devido ao tamanho das cordas).

3. A captação seria inadequada para baixo (apesar de "funcionar")

Com todas essas adaptações, seria mais fácil, barato e seguro simplesmente comprar um baixo de 6 cordas (mesmo que mediano).

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/14
· votar


Pois é, Foi só uma hipótese mesmo. Não pretendo botar cordas de baixo na minha guitarra, xd.

Ismah
Veterano
# nov/14 · Editado por: Ismah
· votar


dideivox
Tocar bem é outra coisa coisa.

Falei em questão de que não precisam de mais que 4 cordas - e eu vou morrer afirmando isso... Melodia simples não precisa de mais cordas...


o que seria das bandas de metal ou rock em geral mais pesado sem os 5 cordas?

A maioria dessas bandas o baixo é estalado pra aparecer um pouco, e quem soa grave são as guitarras. Caso contrário, ele se mistura com a guitarra ;)

EDIT: e eu gosto do som vintage, esse moderninhos não me descem, então nem tenta me convencer que não rola kk

dideivox vc não leu bosta nenhuma do que escrevi acima né kkk
Com cerveja, tocar um sertanejo, bailão, reggae, etc onde o baixo dá a levada, e junto com a bateria faz a cama/cozinha, as 5 cordas são importantes... 6 eu acho demais...

Tem muito cara preguiçoso tocando com 6 cordas, não achei um riff que não desse pra "traduzir" em outro shape... E tem pouco baixista que estudou arpeggios, para mandar bem nas conexões de shapes...

makumbator
Moderador
# nov/14 · Editado por: makumbator
· votar


Ismah
Caso contrário, ele se mistura com a guitarra ;)

Em boa parte do metal esse é o objetivo, fazer o baixo e guitarra base soarem como um só instrumento. Não há nada de errado nisso, é uma característica de alguns estilos. Na verdade se tirar o baixo, a guitarra desses estilos não fica tão pesada, o que a torna grave e pesada é justamente o baixo por trás, que cria um amálgama com a guitarra de base.

Falei em questão de que não precisam de mais que 4 cordas - e eu vou morrer afirmando isso... Melodia simples não precisa de mais cordas...

Mas eles são bons não pelo número de cordas do instrumento que tocam, e sim por serem bons.

Um exemplo é o John Patitucci, que praticamente só toca em 6 cordas no caso do contrabaixo elétrico, mas não é um "exibicionista" ou coisa parecida. Mas para o som dele é importante ter as cordas extras.

Aí quando ele passa para o contrabaixo acústico usa o modelo de 4 cordas (existem os de 5 e os de 4 com extensores, que são híbridos), pois com certeza é o necessário para ele nesse instrumento específico.


Tem muito cara preguiçoso tocando com 6 cordas,

Tem preguiçoso com qualquer quantidade de cordas! E músico bom e ruim com qualquer tipo de instrumento.

Pode-se até dizer que 4 cordas é excessivo, pois na origem o contrabaixo acústico por exemplo tinha 3 cordas, e só pela demanda orquestral no fim do séc XIX é que ganhou uma quarta corda (era preciso mais grave e mais possibilidade de digitação para facilitar a execução de linhas mais complexas). Enquanto que antes disso tudo, no período barroco, o violone grosso tinha em muitas versões 6 cordas (para executar as linhas carregadas de notas do barroco).

Posteriormente novas demandas exigiram mais graves (Wagner e Mahler, por exemplo) e apareceram os contrabaixos acústicos de 5 cordas. Luthiers tiveram a sacada de criar o extensor para o contrabaixo de 4 cordas (que o torna uma espécie de baixo de 4 cordas com a extensão do de 5 cordas sem precisar mudar a digitação do músico), que é melhor que fazer um drop C (que ás vezes se faz de acordo com a necessidade de repertório em um instrumento de 4 sem extensor).

Tudo em música é por causa da demanda técnica de compositores e músicos. O que hoje é uma certeza, amanhã caduca por causa da evolução musical.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Não sejam tão literais...

Mas eles são bons não pelo número de cordas do instrumento que tocam, e sim por serem bons.

Quis dizer apenas que eles conseguem ser bons, com melodias simples - se comparadas com alguns magos como o Wooten...

para o som dele é importante ter as cordas extras

tocar um sertanejo, bailão, reggae, etc onde o baixo dá a levada, e junto com a bateria faz a cama/cozinha, as 5 cordas são importantes... 6 eu acho demais...
-----------------------------
Gostei de saber essa história, mas não me fez mudar de ideia... 4 ou 5 cordas suprem perfeitamente, todas as necessidades da música, comum, atual... Mesmo em situações supramencionadas, é possível se virar com 4 cordas, claro que a questão de expandir a digitação, é válida - principalmente em estilos com saltos de quintas, e arpeggios partindo da tônica...

EuFemismo
Membro Novato
# nov/14
· votar


Ismah
Mas cara, sem a Si não da pra tremer o peito das pessoas, kkkkkk.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


EuFemismo

Das pessoa = das groupies? Se sim, to vendendo o meu four strings...

EuFemismo
Membro Novato
# nov/14
· votar


Ismah
Das groupies também! kkkkkkkkk.
Pô cara, fala sério, se num tem a minima vontade de ter um baixão 5 cordas?

dideivox
Membro Novato
# nov/14
· votar


Posto pro Rodson
/espingarda

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


Em boa parte do metal esse é o objetivo, fazer o baixo e guitarra base soarem como um só instrumento.

ODEIO ISSO! Seria muito melhor se master of puppets tivesse um baixo de verdade!!!


EuFemismo
To do seu lado! eu amo surpreender todos com uma nota ultra grave surpresa no refrão com um de cinco cordas hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar musicas que precisam da Si com baixi de 04 cordas.