Fender Jazz Bass ou Precision??

Autor Mensagem
fabio bassb
Veterano
# ago/09
· votar


cara é questão de gosto!
+ é claro que que jazz Bass é muito melhor que o precision bass, por ter 2 captadores (ponte e Braço) a posibilidade de timbre é muito maior, e limbrando que se vc usar apenas o captador de braço do jb o timbre fica como de um precision. então na minha opnião se vc pode comprar um jazz bass e comprar um preciosion, é jogar timbres no lixo.

KaizerSoze
Veterano
# ago/09 · Editado por: KaizerSoze
· votar


Jazz não é igual a Precision NUNCA!!!

O precision não é tão versátil, mas o som de precision é único. O captador do braço do Jazz não tira nada além de um som que lembra vagamente o do precision... Mas dizer que é o mesmo som, nunca.

fabio bassb
Veterano
# ago/09
· votar


Jazz não é igual a Precision NUNCA!!!

é claro que não são iguais.
+ como vc disse, o jazz bas é muito versátil, com dois captadores eu tenho 3 possibilidade de timbre, e o precision so tem um.
não gosto de usar captador de braço, uso os dois ou ponte, então NA MINHA OPNIÃO o precision não me serve, porem o jazz bass é top de linha.
com os dois abertos, posso tocar qualquer música, com o de ponte, posso fazer altos grooves... maravilhaaaaaaaa.

KaizerSoze
Veterano
# ago/09
· votar


Tb gosto mais do som de jazz, mas o precision ter só um som é forçar a barra tb.

Com o precision vc tem o TONE, que afeta e MUITO o timbre. ALém disso, vc toca mais no braço ou mais na ponte...Isso tb muda MUITO o som...

Da mesma forma que o jazz, que tb fica bem mais versátil usando essas técnicas... Com qualquer um dos dois vc toca de tudo tranquilamente, sabendo equalizar e com sensibilidade...

O que não dá é achar que o jazz bass vai tocar sozinho só por ter a versatilidade... Tem muito músico de precision tirando mais som que uma leva de adeptos de jazz bass.

abraço

hiago hot pants
Veterano
# ago/09
· votar


Jazz não é igual a Precision NUNCA!!!

a captação do precision eh humbucker, e do jazz bass eh dois single-coils, n tem nada a ver um com o outro.

fabio bassb
Veterano
# ago/09 · Editado por: fabio bassb
· votar


a captação do precision eh humbucker

o captador do precision é conhecido como precision mesmo, é não humbucker.

Principais Tipos de Captadores

Podemos dizer que existem 3 tipos básicos de captadores.

- J, que são captadores single. O J vem de Jazz Bass, modelo de contrabaixo em que estes captadores foram desenvolvidos.


- P, que são os captadores que muitos chamam de duplos, porém são singles. O P vem de Precision, modelo que originalmente possui este tipo de captador.


- Humbucking ou MM, que são os captadores com bobina dupla. Permitem muitas opções de regulagem das bobinas em série ou paralelas. Produzem um som mais "gordo". Para o contrabaixo, estes captadores tem uma estreita relação com os baixos MusicMan. Possui algumas características únicas, como as saturações nos médios quando é executada a técnica de slap, por exemplo.

Estes modelos podem variar também, em termos de pólos expostos ou não. Os pólos dos captadores são os círculos de metal que ficam para fora da "capa", e podem estar expostos em forma de 2 por corda, um por corda, ou até mesmo não estar expostos.

Já os famosos captadores SoapBar (Barra de Sabão), identificam apenas o modelo externo do captador, que pode ser single ou humburking.


No mercado, existem inúmeras combinações de captadores, e para cada uma, um novo leque de timbres podem ser extraídos dos instrumento, por exemplo:

- JJ, que é a combinação padrão dos baixos modelo Jazz Bass, com 2 captadores J. Um próximo à ponte e outro próximo ao braço.

- PJ, que é a combinação existente nos Precision Special e em vários outros modelos, contendo um captador tipo J próximo à ponte e um captador tipo P próximo ao braço.

- 2 Humbucking, que á a combinação existente em alguns modelos da MusicMan, como o Sabre e o Bongo, e no Fender Roscoe Beck.

- Humbucking e J, existente em alguns modelos da Warwick.

- Humbucking e P, com em alguns modelos da Fender.

Para cada configuração, podem ser realizadas inúmeras combinações, trabalhando com o volume do captador da ponte mais alto, por exemplo, para extrair um som com mais médios e com mais ataque; podemos trabalhar mais com o captador do braço para extrair um som mais macio, com mais graves e menos ataque.

E os captadores ainda podem estar fixados nos instrumentos em angulos diferentes, com curvaturas diferentes.

peter.forc
Veterano
# ago/09
· votar


Olá. Há dois detalhes importantes em relação a estes baixos:

1. o braço do Jazz Bass é um pouco mais fino que o do Precision, além do corpo ser mais anatômico; essas duas características o torna um pouco mais fácil de tocar. O Jazz foi lançado pela Fender alguns anos depois do Precision, como uma "evolução", embora mantivesse em linha o modelo anterior. Obviamente, isto é um gosto exclusivamente pessoal. Já tive um Precision e tb. um Jazz. Acho o Jazz mais fácil de tocar, pelo braço mais fino, e bastante mais versátil, pela questão dos 2 captadores, mas novamente voltamos ao gosto pessoal.

2. o captador do Precision é o chamado spliter. Apesar de ser um single, já que há uma única bobina para as 4 cordas, esta bobina é dividida em duas partes (uma para cada duas cordas). O efeito das duas bobinas enroladas de forma invertida é anular ruídos (como os humbuckers (que possuem duas bobinas completas - uma para cada 4 cordas) o fazem). O som resultante, naturalmente, é bastante diferente do captador do braço do Jazz, que é um single "tradicional", com uma única bobina para as 4 cordas.

Ou seja, não acho possível escolher um ou outro como "melhor", mas, com certeza, músicos diferentes vão se adaptar melhor a um ou a outro instrumento.
Apenas para citar minha experiência pessoal, acabei optando por um Precision Special, que possui o corpo do Precision e o braço do Jazz, além de um setup P/J, ou seja, captador spliter (do Precision) no braço (que, aliás, não é bem no braço... É mais no meio do corpo) e um captador single do Jazz na ponte. É claro, tratou-se de uma escolha bastante pessoal, e estou muito contente com o instrumento.

Abraço.

Leo Limabass
Veterano
# mar/11
· votar


abrindo de novo o topico... queria saber qual é mais confortavel pra tocar em termos de peso e acao nas cordas etc ?? o precision ou o jazz bass??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Jazz Bass ou Precision??