Captação elétrica em um baixolão

    Autor Mensagem
    Juncker
    Veterano
    # fev/14


    Bom dia foristas!

    Esse é meu primeiro post aqui, espero que esteja fazendo isso direito. Não consegui encontrar nada parecido na busca, entao lá vai minha dúvida:

    Estou com um baixolão Ibanez encostado em casa, que ganhei de um amigo que deixou de tocar a alguns anos. Nunca fui muito fã de baixolões, e nunca tive necessidade de usar-los, mas recentemente andei tendo umas idéias...

    Já vi alguns casos de músicos que instalam captadores elétricos (como os de uma guitarra, por exemplo) em violões, mais precisamente como no caso da Tracy Chapman nesse vídeo, e o mais conhecido talvez, do Kurt Cobain na gravação do Unplugged. Antes que perguntem, não, não tenho dó de furar o Ibanez, e sim, já tenho um semiacústico.

    A idéia é manter a captação original dele, e acrescentar essa elétrica, com chave seletora, um knob de volume para cada captador e um jack separado do original. É um experimento.

    Aí pergunto para vocês, será que dá certo? Qual captador seria mais indicado?

    Abraços!

    vinibassplayer
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    pra fazer isso teria que usar um captador cuja fixação se dê não nas laterais, mas sim em baixo e em cima tipo no captador p90 de guitarra.
    voce pode fazer um circuito separado pra ele, mas ai teria 2 jacks de saida, tendo que utilizar cabo em Y.. ou pode arrumar um esquema que ligue caps e pots no circuito original

    Juncker
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    vinibassplayer

    Sim, a idéia é fazer um circuito independente do original, por mim ter duas saídas não chega a ser um problema. Conhece algum captador quivalente ao P90 para baixo?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Juncker
    Aqui teremos 2 problemas:
    1) A instalação em sí que requererá um trabalho profissional (consulte seu luthier). Inclusive com a adaptação de um terra.
    2) A própria natureza da utilização do baixo: Se vc instalar um circuito de captação nesse baixolão e quiser usá-lo como um baixo comum, o que vc vai ter é microfonia em altos volumes.
    Sinceramente, acho isso absolutamente desnecessário (uma mera gambiarra), uma vez que vc pode usar um simples A/B box para alternar entre seu baixo elétrico "normal" e o baixolão para sons (da banda) acústicos.
    Mais simples e barato....
    Abç

    Juncker
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Maravilha Bertola, obrigado pela orientação, eu não tinha pensado no aterramento, e em tópicos na gringa falando sobre violões eu vi muito a galera falando de problemas com feedback.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captação elétrica em um baixolão