Trocar a corda (E) Mi do contrabaixo primeiro pode empenar o Braço ? como trocar ?

    Autor Mensagem
    GBass ProsperaSamba
    Membro Novato
    # jan/14


    Eu sou meio novo nisso e estava treinando slap no meu baixo, e para ajudar as cordas sao meio velhas, ai logo a corda Mi esticou nao chegou a estourar mas ja era, ja pesquisei e vi q nao se deve tirar tdas as cordas mas notei q mandam trocar de baixo para cima,no meu caso so quero trocar a de cima o que devo fazer ? há riscos ?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    GBass ProsperaSamba
    Isso de empenar por que se retira todas ascordas não é verdade (só se for deixá-lo sem cordas por um looooongo período).
    Compre um encordoamento novo e troque tudo; não economize.
    Aproveite e leve seu baixo a um luthier habilitado para uma regulagem geral, pois isso é fundamental...
    Abç

    GBass ProsperaSamba
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    GBass ProsperaSamba
    vlw no caso estou sem dinheiro pra levar a um luthier e o pessoal da banda q eu toco vai me trazer hj apenas a corda Mi ha algum problema em trocar apenas essa por ser diferente das outras ?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/14
    · votar


    Relaxa. O braço é feito de madeira, não é feito de taquara.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Sei não mas eu creio que a força exercida por cada corda é igual !!
    A E (Mi) é a mais grossa mas menos tensionada, A G (Sol) é a menos grossa mas mais tensionada.

    (Força) = (Tensão) x (Área da seção transversal da corda)

    4 forças iguais

    F ----------->
    F ----------->
    F ----------->
    F ----------->

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    GBass ProsperaSamba
    vlw no caso estou sem dinheiro pra levar a um luthier e o pessoal da banda q eu toco vai me trazer hj apenas a corda Mi ha algum problema em trocar apenas essa por ser diferente das outras ?
    Problema "físico" não tem, mas haverá diferença de sonoridade.
    Abç

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Sei não mas eu creio que a força exercida por cada corda é igual !!
    Não é igual não mas é parecido.
    Às vezes na embalagem diz a tensão de cada uma, varia entre 15 a 19 kg cada corda. Mas a mais tensionada geralmente não é a mais grossa.

    Mas tensão não é pressão, tensão é a força apenas.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Insufferable Bear
    Isso é verdade !! Os fabricantes de cordas confundem Tensão com Força !!

    Tensão: (kg/cm²) ou (N/m²) ou (MPa) ou (Lb/in²) é o esforço que ocorre no interior do aço da corda a cada unidade de área transversal, e Força (kg) ou (N) ou (Lb) é o esforço total que cada corda imprime na ponte.

    Eles deveriam dizer que a força varia de 15 a 19 kg e não tensão !!

    Mas até tu explicar que focinho de porco não é tomada !!! He He !!!

    rodsom
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    El_Cabong
    Tensão: (kg/cm²) ou (N/m²) ou (MPa) ou (Lb/in²)
    isso seria pressão, não?

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    rodsom
    Coincidentemente a unidade de Pressão de fluídos e gases é a mesma da Tensão mecânica.

    Tensão é representada pela letra grega SIGMA, e é igual a Força dividida pela Área.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/tensão%20mecânica

    rodsom
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    sei la, eu aprendi isso com o nome de pressao. uma força atuando uma certa area nao importando se é liquido, solido ou gas. tensao que eu sei é justamente essa força que atua numa corda, cabo, ou seja la o que for. duvidei dessa wikipedia agora, viu.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    rodsom
    Não cara !!
    Lembra de Mecânica dos sólidos ??
    - Tensão de cisalhamento de uma peça,
    - Tensão do limite de elasticidade de uma peça,
    - Tensão axial na seção transversal de banzos de treliças,
    - Tensões de compressão na parte de cima, e de tração na parte de baixo, que ocorrem na seção transversal (de uma viga, de um perfil "I", ...) devido o Momento Fletor, ...

    Tudo isso é tensão mecânica.

    Pressão é um caso especial de Tensão mecânica, pois pressão é o que ocorre somente nos casos de fluídos e gases, que sempre agem com uma força perpendicular a superficie que os contém (Mecânica dos fluídos).
    Já a tensão nem sempre é perpendicular. Se ela for puramente axial será perpendicular, mas geralmente não é.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Se tu empendurar 40kg numa corda Si de Guitarra, e empendurar também 40kg numa corda Mi de baixo. (cordas amarradas por uma ponta no teto e feitas do mesmo aço)
    - A corda Si de guitarra vai arrebentar porque devido a pouca área de seção transversal, a grande tensão mecânica no interior da corda vai atingir o limite de ruptura.
    - Quanto a corda Mi de baixo, ela vai resistir porque tem muita área de seção transversal, e a tensão mecânica nela talvez nem atinja o limite de elasticidade, quanto mais o de ruptura.
    _________________________________________

    Se Tensão mecânica não existe, então temos que rasgar o livro de Resistência dos Materiais - de William A. Nash PhD, e tantos outros.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trocar a corda (E) Mi do contrabaixo primeiro pode empenar o Braço ? como trocar ?