caso o baixo empenar

    Autor Mensagem
    gabriel_martins
    Veterano
    # jul/11


    eae galera queria sabe se por acaso se o baixo empenar se ja empena de uma hora pra outra ou tem um tempo,pq vou trocar o encordoamento do meu baixo de cordas de aço para de nickel e to com um pouco de medo caso empene o braço e queria sabe se tem que fazer a regulagem em imediato ou nao precisa ter pressa.
    E uma outra pergunta : queria sabe como eu sei quando meu baixo esta fora da regulagem.
    Obrigado desde já.

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    não..ele não empena de um segudo pro outro...
    ele empena gradualmente, o exato eu não sei.

    quando você manda regular o baixo o luthier ajusta o tensor, oitavas, ponte, nivela os trastes, e a pestana, por aí...

    se algum desses não tiver legal é porque ele pode estar desregulado

    é isso ae, manolo o/

    dibass
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Na dúvida leve o baixo a um luthier. :)

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Existem mtos fatores que farão o baixo empenar.. desde a forma como vc guarda (encostado por ex), tensão das cordas, temperatura do ambiente ou exposição ao sol etc etc.. e como dito acima, não é de uma hora pra outra que acontece, mas caso não haja os devidos cuidados com seu instrumento, e não leve pelo menos uma vez ao ano ele ao médico para um check-up, digo, para o luthier dar aquele trato nele, vc estará contribuindo não só para que este problema (empenar) ocorra com facilidade como outros tb (oxidações diversas, etc etc)...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a caso o baixo empenar