Contrabaixos com braço parafusado com 6 parafusos

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # dez/13


    Sabe-se que os contrabaixos com braço inteiriço são os que tem os maiores sustain nas notas.
    E os contrabaixos com braço parafusado com 4 parafusos são os que tem o menor sustain nas notas.

    Agora a minha dúvida !!
    - Há no mercado alguns contrabaixos com braço parafusado com 6 parafusos. O sustain destes seriam quase igual à um contrabaixo de braço inteiriço, ou seria pouca coisa a mais que o sustain de um contrabaixo com braço parafusado com 4 parafusos ??
    - A adição de mais dois parafusos melhora bastante o sustain ou quase nada ??

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    El_Cabong
    Sabe-se que os contrabaixos com braço inteiriço são os que tem os maiores sustain nas notas.
    E os contrabaixos com braço parafusado com 4 parafusos são os que tem o menor sustain nas notas.

    Isso é mito cara...
    Abç

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Mas com relação as guitarras eu já vi que isto acontece !!
    - Eu testei uma guitarra Strato SX SST62 com braço parafusado e o sustain da 6º corda solta ia à 24 segundos (do toque ao som sumir completamente).

    - E testei uma Les Paul Washburn Idol com braço colado e o sustain da 6º corda solta ia à 33 segundos (do toque ao som sumir completamente).

    É uma baita diferença !!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    El_Cabong
    Pode ser pra esse caso que vc citou, mas nem sempre isso é verdade, até porque, as variáveis incluídas são muitas...
    Portanto, não tome isso como "verdade absoluta" não...
    Abç

    rodsom
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    pra que alguem precisaria de 24 seg de sustain?

    makumbator
    Moderador
    # dez/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    El_Cabong
    Há no mercado alguns contrabaixos com braço parafusado com 6 parafusos. O sustain destes seriam quase igual à um contrabaixo de braço inteiriço

    Meu baixo de 6 cordas tem 6 parafusos do braço. O instrumento tem um ótimo sustain, mas não saberia te dizer o quanto disso se deve ao fato do número de parafusos.

    Estou mais inclinado a aceitar a explicação do Bertola, pois provavelmente há outros fatores com muito mais influência no sustain do que a quantidade dos parafusos: idade e qualidade do encordoamento, regulagem geral do instrumento (incluindo a ação das cordas), material do nut (para cordas soltas), tipo dos trastes (para cordas presas), madeira, captação, amp, acústica do ambiente, etc...

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    rodsom
    pra que alguem precisaria de 24 seg de sustain?

    Ninguém precisaria exatamente do tempo total do sustain, mas sim da menor diminuição do volume da nota ao longo do tempo, que um sustain mais longo proporcionaria.

    rodsom
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    El_Cabong
    no caso do baixo, nunca precisei de mais que uns 3 ou 4 seg de nota soando com volume constante, coisa que qualquer baixo faz, mesmo com encordoamento mais fino.

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    rodsom
    Em algumas situações se usa!
    Por exemplo, na música: Another Brick In The Wall - Pink Floyd tem um trecho em que a nota do baixo é tocada e fica soando por 10 segundos.

    Tocar com um baixo que sustente bem a nota fica bem legal !!

    Eu tenho o costume de fazer isso em algumas músicas que eu toco.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    El_Cabong
    Vc citou uma música no qual o baixista, Roger Waters, gravou com um Fender P-Bass de braço aparafusado e com poucas modificações...
    Abç

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    É verdade !
    E tu percebeu que quando ele toca esta nota de 10 segundos, e quando vai chegando no final deste tempo, a nota está quase inaudível ?

    Eu não costumo tocar Pink Floyd, e sim outras músicas, próprias e covers na minha banda, mas eu tenho este cacoete de fazer estas notas longas, e quando ela se sustenta fica muito legal ! Acho muito bom este contraste de notas longas num trecho com notas curtas em outro!

    Obs.: Tinha também uma banda nos anos 90 chamada "Off The Wall" em que o baixista fazia de vez enquanto estas notas longas.

    rodsom
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    El_Cabong
    na música: Another Brick In The Wall - Pink Floyd tem um trecho em que a nota do baixo é tocada e fica soando por 10 segundos.

    provavelmente deve usar compressor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Contrabaixos com braço parafusado com 6 parafusos