Afinando diferente baixo de 5 cordas

    Autor Mensagem
    smarth
    Veterano
    # set/13


    Olá,ha tempo nao posto nada aqui me surgiu uma dúvida e vou comentar com vocês. Toco baixo ha um ano e meio,toco num de 4 cordas,vou trocar o meu por um de 5 cordas com um amigo meu por umas semanas.
    A questão é a afinação do baixo de 4 cordas é (afinação padrão)
    G
    D
    A
    E

    A afinação do baixo de 5 cordas (afinação padrão)
    G
    D
    A
    E
    C
    Se a a dó não for em dó me corrijam, enfim eu queria saber se daria para afinar o baixo de cinco cordas assim.

    F
    G
    D
    A
    E

    Eu acho que trocando a corda da nota dó pra mi e assim por diante daria um peso maior e assim por diante na outras cordas.

    É confiavel afinar assim? Danificaria o instrumento? Ou eu posso afinar assim sem medo?

    claudiobassist
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Onde você colocou C (Dó) por padrão é B (Sí) , uma vez eu li um post aqui no forum que citava sobre isso de afinar o baixo de 5 cordas com o bordão em E (Mí) e falaram que pode empenar o braço do baixo, pois a corda B é muito grossa para ser afinada em E, assim vai exercer muito esforço sobre o tensor do braço. Realmente é estranho no começo quando você acostuma com o baixo 4 cordas e dai fica aquela B em cima confundindo, eu sempre toquei com 4 cordas e agora faz pouco mais de 1 mês que comprei um 5 cordas, estou me adaptando legal até, além dos sons graves, da pra utilizar a B para apoiar o polegar enquanto toca as outras cordas.

    smarth
    Veterano
    # set/13
    · votar


    ah entãoa que fica em cima da E é a B certo?

    claudiobassist
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    smarth
    Exatamente

    smarth
    Veterano
    # set/13
    · votar


    ok,obrigado.

    Ismah
    Veterano
    # set/13
    · votar


    O baixo NORMALMENTE se afina em 5ª (de baixo para cima)...
    Se vc soltar a B até chegar no E (e se não tiver um pau com arame) não dá nada, mas esticar não é uma boa ideia (mesmo que quem mais tenciona são a D e G - nessa ordem).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinando diferente baixo de 5 cordas