Improvisar baixo com acordes guitarra

    Autor Mensagem
    extremepatience
    Veterano
    # jun/13


    Oi,

    Estou a fazer um solo de baixo no final de uma musica, em G dorico. E preciso de um grupo de acordes, da guitarra onde possa estar a solar á vontade sem me preocupar com a mudança de acorde.
    Ja tive estes 4: Dsus2/G G/C Dm7 Bb6 , mas deixa-me limitado e tenho tocar aquelas notas, percebem o que dizer?
    Podem-me dar algumas sugestões porque senao fica muito cru so bateria e solo baixo no final musica

    soruji
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    G Dórico =

    G - A - Bb - C - D - E - F - G

    http://debora.mus.br/modo-dorico-para-improvisacao

    Filippo14
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    extremepatience
    o jeito mais tosco de se improvisar em cima de um modo é pegar a tonica, quarta e quinta a partir da tonica do proprio modo e tocar os acordes correspondentes com o baixo na tonica do modo, por exemplo
    G - A - Bb - C - D - E - F - G
    Gm6- C7/G-Dm7/G

    Lógico que você pode usar qualquer acorde do campo, mas esses 3 em cadeia pedem uma sonoridade de G dorico bem legal.

    Abraço

    LeandroP
    Moderador
    # jun/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    extremepatience

    Experimente tocar as tríades (ou tétrades) do campo harmônico de G dórico. Essas tríades são derivadas do campo harmônico de Fá maior / Ré menor, porque o dórico é o IIº grau do modo jônio (maior).


    Im IIm bIIIm IV Vm VIdim bVII
    Gm - Am - Bb - C - Dm - Edim - F


    O Vº grau pode ser o D7 (função dominante do Gm). E pode ser ainda melhor se for um D7(b13).

    O que é de uso bem comum são os acordes Gm7 ou Gm6 junto com o C7 ou C7(9). Isso porque os acordes são bem parecidos na sua formação, e também forma uma "meia-cadência".

    Toque em Loop:


    4/4
    G-||--3-3---3-2-0--|--------------0--||
    D-||-------3-----3-|-2------2-3-4----|| repete em loop
    A-||---------------|---3--3----------||
    E-||--3------------------------------||
    Gm7 C7 (cromatismo)


    O modo dórico é uma escala menor com uma característica própria: possui na sua formação o intervalo de 6a maior. Diferente do modo eólico (menor natural) que possui uma 6a menor. No modo eólio, a 6a menor deve ser usada com cuidado, pois forma um intervalo de 2a menor (b2) com a 5a justa (tenso!). O modo dórico é mais utilizado nesses casos porque não existe esta tensão do modo eólio. Só tenha cuidado pra não soar como se fosse a 3a maior do C7 se não for esta a sua intenção. Na tablatura acima não houve esta preocupação, pelo contrário, a nota Mi foi a "nota alvo" pra mudança do acorde Gm7 pro C7... Espero ter ajudado em alguma coisa ;)

    extremepatience
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Obrigado a todos,

    A ideia que me parece melhor é a do Filippo14 maneira mais tosca como dizes. Mas é a que soa melhor , sem me preocupar com as mudancas de acorde posso estar a solar sempre em G dorico., ate podia acrescentar Gm6- C7/G-Dm7/G um Gm7 no final para ser 4 acordes

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improvisar baixo com acordes guitarra