baixo de 5 cordas, B grave ou C agudo?

Autor Mensagem
Knight
Veterano
# jan/13 · Editado por: Knight


Eu ja tive a experiêcia de colocar uma corda mais aguda no baixo de 5 cordas deixando EADGC, até porque não uso muito as notas para baixo do D (drop D) e eu gosto de criar frazesinhas e solar um pouquinho. O baixo fica como um de 6 cordas sem o Bzão, dá pra criar várias coisas legais e fazer acordes...
mais tarde posto vídeos..

eu usei uma corda de guitarra .026 com o meu jogo .040 ficou bom!

e ai o quê vocês acham disso já viram? já fizeram? tem vontade?

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13
· votar


Não sou fã de outras afinações.. pra mim a graça do baixo de 5 cordas é justamente a B.. quer fazer solos com uma C, pega um bass de 6 cordas... ainda mais fazendo gamb's com corda de guitarra... pelo menos compra uma C separado, ou um conjunto de 6 e vende a B.. é a minha opinião...

[]'s

Knight
Veterano
# jan/13
· votar


JL_Marcondes
o problema para tudo isso que voce falou é dinheiro, kkkkkkk depois de um tempo comprei uma C avulça para baixo...

Knight
Veterano
# jan/13 · Editado por: Knight
· votar


Na minha visão ter uma Corda C é bem mais interessante que ter uma B gravona, com ela além de se ganhar notas agudas é possivel fazer passagens e solinhos mais facilmente, mas também e mais importante criar acordes.
Sei que dá para criar acordes com baixos de 4 e 5 convensionais, porém com um de 5 com uma corda mais aguda isso fica mais fácil. tem-se a possibilidade de esplorar o instrumento de uma forma diferente.

Isso pode ser feito também com um baixo de 4 cordas ADGC (baixo tenor) porém acho inviavel ficar sem a corda E, já ví um vídeo do Victor Wooten tocando amazing grace com um baixo tenor... jaja eu posto.

Knight
Veterano
# jan/13 · Editado por: Knight
· votar


Vídeos

corda de guitarra esplicado.

Victor Wooten



São baixos de 4 cordas tenor, mas dá para fazer isso com o de 5 e ter o Mizão...

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


Meu baixo de 5 termina em C com corda de guitarra, exatamente como você fez, foi regulado em luthier ficou perfect

Na Sizona se ganha 4 notas graves com a Dozinha se ganha 13 notas agudas, achei muito mais negócio

Mas gostaria de comprar um de 6 ou até mesmo um custom de 8 para poder arrebentar no triplo domínio

dibass
Veterano
# jan/13
· votar


Edson Caetano
Mas gostaria de comprar um de 6 ou até mesmo um custom de 8 para poder arrebentar no triplo domínio
Like a Chico Gomes. Hehe eu também morro de vontade do mesmo

dibass
Veterano
# jan/13
· votar


...esse tópico me inspira uma ideia que eu já estava há algum tempo. Deixar o meu Fretless nessa configuração


C------
G------
D------
A------


Alguém aí sabe onde dá pra comprar cordas à vulsa pela internet? No caso uma Czinha ?

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


dibass
Tive um belo presente de Natal em 2012, tive a oportunidade de fazer um show ao lado do mestre Chico, uma tarde bem agradável, enchemos a cara, churrasquinho e muuuuuiiita música

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=546219082074536&set=pb.10000059 3483028.-2207520000.1358972594&type=3&theater

O baixo dele é demais de bom, fui cara de pau e toquei com o instrumento dele também Hehe

Para quem não sabe, atualmente ele está dando aulas em Santos, vale a pena
Fica a dica para o pessoal da região

dibass
Veterano
# jan/13
· votar


Edson Caetano

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=546219082074536&set=pb.10000059 3483028.-2207520000.1358972594&type=3&theater

"A página solicitada não pode ser exibida no momento. Ela pode estar temporariamente indisponível, o link clicado pode ter expirado ou você não possui permissão para ver esta página."

Que fera cara. Deve ter sido demais hehe
Tu fez aula com ele também?
Ou já tá num nível que não precisa de aulas dele hauha

Abraço!!

Edson Caetano
Veterano
# jan/13 · Editado por: Edson Caetano
· votar


dibass
O link está funcionando, mas deve ser porque não está no meu face?
Então upei uma aqui
Eu tocando com o Chico Gomes

Na verdade o evento foi uma festa de fim de ano em uma academia de amigos, e ficamos no rodízio de instrumentistas, todos amigos

E estou bem distante dele no contra baixo, muiiiiito longe hehe

Coloquei esta foto porque mostra direitinho o baixão de 8 cordas, ele tem um captador midi gk3 da Roland, o braço pode ser iluminado com leds azuis, e tem que colocar dois cabos, são dois jogos de caps. Ativos, um para as primeiras quatro e outro para as ultimas, macio demais

dibass
Veterano
# jan/13
· votar


Edson Caetano
Opa, então tu é tecladista. Aí, como dizem, é outros quinhentos hehe
Mas aposto que no teclado tu beira o nível do Chico rsrs

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


dibass
Bem menos, bem menos, o bom de estar na música a tantos anos que acabamos fazendo amizades preciosas, com músicos muito alem do meu talento Hehe mas dá para acompanhar em uma Jam...

Mas e você quer tirar a Mizona e colocar um Dozinho é isso?

dibass
Veterano
# jan/13
· votar


Edson Caetano
Show de bola cara! Eu ainda sou moleque na música, tenho muito pra crescer.

Mas e você quer tirar a Mizona e colocar um Dozinho é isso?
Essa é a ideia. Acho que vai ficar legal no fretless. Considerando que eu uso ele mais pra arranjos e coisas do tipo.

Knight
Veterano
# jan/13 · Editado por: Knight
· votar


dibass
Alguém aí sabe onde dá pra comprar cordas à vulsa pela internet? No caso uma Czinha ?

Dá para por uma corda de violão de aço, entre .026 e .032...
comprar avulso ja é dificil ainda mais para baixolão :| anão ser que seja em site gringo...

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13
· votar


Uma das coisas que me deixava mais ferrado era qrer transpor as músicas do wooten e as harmonas não saiam tão bem... até que um dia brinquei com um de 6 cordas e experimentei tocar as músicas na afinação correta, e nossa.. q diferença! Daí eu "ahhhh safaaadoo! eh por isso q minhas harmonas eram faiadaas"... mas de certa forma, foi até bom treinar assim, qnd vc acha q ta errado, vc tenta aperfeiçoar ao máximo...
De qlqr forma.. por isso qro um bass de 6 cordas, e, prefiro um de 5 com Bzona dq Czinha.. curto mais o gravão, o peso q consigo, dq frases, solos e firulas q poderia fazer graças a Czinha (não é crítica, não é crítica.. é só minha opinião e gosto)...

Edson Caetano
Cara, explica aí melhor o lance dos cap's.. o roland eu fraguei, mas os single's e o hambucker alí.. ta meio confuso ehheheh... os singles estão em algum tipo de config split (como um precision)? E aquele humbucker soh pras cordas de baixo... doidera...

[]'s

Knight
Veterano
# jan/13
· votar


JL_Marcondes
Uma das coisas que me deixava mais ferrado era qrer transpor as músicas do wooten e as harmonas não saiam tão bem... até que um dia brinquei com um de 6 cordas e experimentei tocar as músicas na afinação correta, e nossa.. q diferença! Daí eu "ahhhh safaaadoo! eh por isso q minhas harmonas eram faiadaas"... mas de certa forma, foi até bom treinar assim, qnd vc acha q ta errado, vc tenta aperfeiçoar ao máximo...De qlqr forma.. por isso qro um bass de 6 cordas, e, prefiro um de 5 com Bzona dq Czinha.. curto mais o gravão, o peso q consigo, dq frases, solos e firulas q poderia fazer graças a Czinha (não é crítica, não é crítica.. é só minha opinião e gosto)...

entendo e respeito sua opinião, dá para fazer um E na casa 5 da corda B e ela é bem diferente do Ezão solto,..
hehaehahea então as vezes o Wooten usa um baixo tenor e realmente é bem diferente tem uns harmonicios lecais :P

dibass
Veterano
# jan/13
· votar


SlipKnight
Dá para por uma corda de violão de aço, entre .026 e .032..
E isso seria referente à qual corda?

Knight
Veterano
# jan/13 · Editado por: Knight
· votar


dibass
Seria a corda D, os calibres variam..
http://www.spencersmusicroom.com/product_images/uploaded_images/elixir -polyweb-acoustic-guitar-string-chart.jpg

Dá para colocar um D .030 ou .032, para ficar um pouco mais apertado, por que a corda vai descer 1 tom :P

dibass
Veterano
# jan/13
· votar


SlipKnight
Será que teria problema eu colocar uma Dó .35, considerando que o encordoamento é .40?

Eu encontrei pela internet hehe

dibass
Veterano
# jan/13
· votar


http://www.musicalbrazilinstrumentos.com.br/index.asp?secao=40&categor ia=143&subcategoria=13&id=232

Knight
Veterano
# jan/13
· votar


dibass
vai ficar bem apertado e firme mas dá certo sim, só o negocio dela ficar mais dura que as outras :x mas funfa sim, .035 ficaria bom com a G .045.

Boa noite/semana.

Knight
Veterano
# jan/13
· votar


dibass
essa corda é de Nickel, cordas de baixolão geralmente não são bronze? :x

dibass
Veterano
# jan/13
· votar


SlipKnight
Mas não é pra baixolão hehe é um baixo convencional, só que sem trastes.
Valeu!!

Knight
Veterano
# jan/13 · Editado por: Knight
· votar


dibass
ah então tá okay hehe, pode por a corda e se divertir com o baixo tenor.
Se a bolinha ficar pequena, faz que nem no primeiro vídeo que eu postei, o em cima do Victor Wooten tocando amazing grace, porém creio que não haverá necessidade, porque a corda é para baixo :P

Abrç, até mais e tenha um bom dia com muita baixaria, kpskspksp :P

Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


Edson Caetano

Cara, vi a foto........tu não tá tocando nada, tá só enchendo a "cara"...kkkkk

Obs: Brincadeira... não resisti ao ver a foto!

Knight
Veterano
# jan/13
· votar


dibass
E então DiBass,comprou a corda? como ta indo?

tenha um bom dia!

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


JL_Marcondes
Cara as primeiras cordas são praticamente calibre de guitarra por isso o hambucker, B, F, C... Muito louco, mas não entendo muito desse modelo não

Lelo Mig
Faz parte, quando toco enchendo a cara, toco muito melhor, pena que só eu ache isso, os demais percebem os foras, resultado? Deixar todo mundo bêbado hehehe

Viu o improviso né, havaianas, mesa de bar segurando um controlador de 25 notas e um note arrumado em cima da hora, direto da saída p2 com placa realtek HD... Mas uma Jam que ficou marcada na mémoria

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Edson Caetano

Que é isso, rapá? Altas jams, num teclado de 25 notas... E já estava cheio de latinhas atrás de você. Uma dica é ficar nas latinhas e oferecer aos outros caipirinha, mais forte. kkkkkkkkkk

Mas esse baixo é algo, hein?

hellgod
Veterano
# jan/13
· votar


è uma boa idéia para um baixo reserva ^^

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a baixo de 5 cordas, B grave ou C agudo?